Rosácea o que é

O que é rosácea e como cuidar da pele

Last Updated on 18 de agosto de 2023 by Lucimara da Cunha

A rosácea é uma doença vascular inflamatória que pode se tornar crônica. Ela afeta principalmente a região central da face, caracterizada por uma pele visivelmente mais sensível, geralmente mais seca e que fica vermelha com facilidade. Quadros mais sérios podem apresentar pontos de inflamação e inchaço na pele. 

Neste conteúdo, você vai ver:

Rosácea ou acne?

Quem se lembra das manchetes em torno das marcas vermelhas e inflamadas do goleiro Alisson na copa de 2018?

Foto: Leonhard Foeger/Reuters – globoesporte.globo.com

Na época, muito se falou na internet que o goleiro sofria  com acne. Mas, vários dermatologistas entrevistados já apontavam como um quadro de rosácea. Isso porque, Alisson tinha 25 anos, idade em que é comum o aparecimento da rosácea. Ao passo que é comum a acne acometer os homens na fase da adolescência e, em casos raros, após os 20 anos.

Mas então qual a diferença entre a acne e a rosácea?

Essas duas disfunções têm origem em fatores fisiológicos bem diferentes na pele. 

A rosácea acomete os vasos superficiais da pele, que provocam a vermelhidão pelo aumento do fluxo sanguíneo.

rosácea no rosto

Essa característica pode ser passageira, diminuindo a vermelhidão em poucos minutos, seguida por uma melhora ou piora do quadro. Mas também pode se tornar crônica, permanecendo a vermelhidão por longos períodos.

Contudo, a piora do quadro pode levar ao aparecimento de pústulas de inflamação e edema. Esses dois fatores acabam confundidos com a acne. Mas, quem sofre de sensibilidade normalmente já tem a pele mais sensível e mais ressecada nos locais acometidos pela rosácea. 

acne

Por outro lado, a acne acomete as glândulas sebáceas, resultando por exemplo, no aumento da produção de sebo por essas glândulas, e como consequência, aparecem as espinhas inflamadas e os cravos, e a pele nesse caso fica mais oleosa.

Quem pode apresentar rosácea na pele

Primeiramente, qualquer pessoa após os 25 anos de idade, mais particularmente as mulheres, e qualquer pessoa com pele clara podem ser afetadas por manchas vermelhas no rosto, sejam elas passageiras ou persistentes. Já a Sociedade Brasileira de Dermatologia aponta que a rosácea é mais frequente em adultos de 30 a 50 anos, sendo mais comum em mulheres. Contudo, quando a rosácea aparece nos homens, normalmente o quadro deles é mais grave. 

Embora essa vermelhidão nos casos menos graves não seja realmente perigosa para a saúde, é desconfortável e, às vezes, constrangedora, pois o impacto na vida social de quem tem rosácea pode ser bastante significativo. A rosácea em estágio inicial é caracterizada pela dilatação de vasos e, por consequência, pelo aumento do fluxo sanguíneo local. Após um período curto, os vasos voltam ao seu estado normal, e a vermelhidão diminui.

Por outro lado, em estágios mais avançados, as estruturas dos vasos e de outros componentes da pele ficam comprometidas, e nos estados crônicos os vasos não voltam mais ao seu estado normal. Por isso, a vermelhidão não melhora, e aparecem outras alterações, como circulação comprometida, presença de pústulas e edema no local. 

Assista ao vídeo da Dra. Cintia, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e veja o que a especialista fala sobre a rosácea. 

O que provoca ou piora o quadro

Embora as causas da rosácea não tenham sido claramente identificadas, podemos, no entanto, apontar duas principais manifestações, dependendo do estágio: 

1 – Comprometimento da rede de vasos sanguíneos

2 – Hiper-reatividade cutânea, ou seja, a pele fica reativa a diversos componentes que entram em contato com ela e causam desconforto. 

Além disso, o agravamento do quadro depende de pessoa para pessoa e geralmente é imprevisível e intenso. por exemplo, uma pessoa com apenas uma vermelhidão leve pode não ver o progresso da rosácea, que pode ser algo leve e passageiro. Por outro lado, uma pessoa pode ter vermelhidão persistente e vasos dilatados logo no início das manifestações da rosácea. 

Agora, veja alguns fatores que podem provocar a vermelhidão da pele e o aumento da sensibilidade cutânea: 

estímulos da rosácea
  • Variações repentinas e significativas de temperatura
  • Temperaturas muito altas (aproximadamente 40 °C) ou muito baixas (5 °C)
  • Consumo de alimentos picantes como por exemplo, a pimenta ou mostarda
  • Consumo de álcool ou café
  • Exposição a sol ou poluição
  • Esforço físico prolongado
  • Emoções fortes, como estresse ou constrangimento 
  • Uso de substâncias na pele, como cânfora e derivados da pimenta 
  • Outras substâncias irritantes para a pele

Os fatores citados anteriormente ativam receptores na pele que acionam mediadores inflamatórios. Esses, por sua vez, provocam a vasodilatação dos vasos sanguíneos superficiais da pele e, como consequência, tem-se o aspecto vermelho e o desconforto na pele, como ardência ou coceira. 

Devido a inúmeros fatores envolvidos, o diagnóstico da rosácea deve ser feito por um dermatologista. A rosácea não tem cura, mas é possível controlar o problema com medicamentos e produtos adequados. Por isso, a importância de uma avaliação com um profissional especializado. 

Produtos para Rosácea

Primeiramente, devemos buscar produtos que hidratam de forma imediata e prolongada. Igualmente importante é evitar ingredientes agressivos, então opte por sabonetes e hidratantes suaves. Evite também corantes artificiais e essências que não sejam hipoalergênicas. 

Produtos com ação antioxidante e calmante também devem ser considerados relevantes para quem tem rosácea, já que agem como controladores da temperatura e da vermelhidão da pele. Além disso, busque produtos que tenham ingredientes que promovam o controle das microinflamações, mesmo que não visíveis na pele. Dessa forma, é possível tratar a rosácea e prevenir que novos episódios de desconforto venham a acontecer.

Separamos aqui dois produtos para diminuir os sintomas da rosácea, sendo eles: o Sabonete e o Hidratante para Peles Sensíveis. Mas, para quem quer algo a mais e se livrar das rugas, deixamos aqui também, uma indicação de um produto pontual que diminui a profundidade delas. Seja a rotina completa a baixo.

1 – Sabonete Suave para limpar a pele

Esse sabonete limpa sem irritar e ao mesmo tempo diminui desconfortos como coceira, ressecamento e vermelhidão da pele. Indicado para peles sensíveis e reativas, incluindo as que possuem rosácea.

Sabonete para peles com rosácea

Ele tem ingredientes que acalmam a pele, reduzindo assim a vermelhidão e deixando um aspecto mais iluminado, além de proporcionar um toque macio e agradável. Ah, e ele tem um cor rosa linda, proporcionada pela vitamina B12 e não tem nenhuma substância agressiva ou corantes artificiais.

2 – Para acalmar e hidratar a pele com rosácea

O Hidratante Peles sensíveis aumenta a sensação de bem-estar. Na pele, ele reduz a vermelhidão momentânea e a persistente, diminuindo a visibilidade de pequenos vasos, bem como a coceira e a sensação de queimação que tanto incomoda. 

hidratante para Rosácea

É possível sentir a diferença na pele com apenas 30 minutos após a aplicação. Além disso, a pele fica macia e hidratada por longos períodos. Quanto a sensação de bem-estar, o hidratante tem uma alga conhecida pelos japoneses como a “alga da felicidade”, que aumenta o bem-estar emocional e traz à tona emoções positivas por estimular a ocitocina, conhecida como o hormônio do amor!

hidratante para peles sensíveis

87% das pessoas que testaram o hidratante sentiram a melhora dos sintomas da rosácea, reduzindo a queimação e o aquecimento da pele. Além disso, essas pessoas também sentiram a pele mais hidratada e macia, mais protegida e com sensação de conforto e bem-estar.

Se você quiser saber mais detalhes desses dois produtos, acesse o conteúdo: Tratamento para rosácea e pele sensível em menos de 5 minutos

3 – Para reduzir rugas

Agora, se além de cuidar da rosácea você também quer uma pele mais lisa e sem rugas, você pode utilizar o Preenchedor de Rugas com Ácido Hialurônico. Ele é um produto para aplicar somente no local da ruga. Ele fará o preenchimento e uniformiza o relevo da pele, deixando as rugas menos aparentes. 

Para usá-lo, aplique pela manhã e à noite antes do Hidratante Para Peles Sensíveis. 

5 – Para proteger da luz solar

Por fim, para as peles sensíveis, o mais indicado é o Pó Multiprotetor FPS 50. Disponível nas cores translúcida e médio adaptável. Esse pó contém apenas filtros físicos, que são os menos sensibilizantes. 

Use-o diariamente pela manhã e faça a reposição a cada duas horas. Lembre-se de aplicar uniformemente o pó sobre a pele para a proteção adequada do sol. 

Se você ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários 🙂

kit de tratamento para pele sensível

8 thoughts to “O que é rosácea e como cuidar da pele”

  1. Boa tarde ja passei no dermato ele me passou um adstringente e um ácido e tbm um protetor solar fator 30 ou 60 mais nâo vi melhora minha pele resecou muito e arde e cossa muito

    1. Olá Nilna, tudo bem?

      A rosácea precisa de cuidados na hora da escolha dos cosméticos. Um dos fatores que podem provocar ou piorar a rosácea seria o uso de produtos com substâncias irritantes.

      A nossa indicação seriam produtos calmantes e hidratantes que reforcem a barreira de proteção.

      Veja alguns produtos que você pode usar para a rosácea:

      – Água Micelar [home care]: indicada para limpeza de peles sensíveis, tem uma composição mais suave do que a de um sabonete e também não necessita de enxágue.

      – GLUCO+ SABONETE FACIAL: Limpa a pele sem ressecar ou causar irritação e melhora o aspecto
      de peles envelhecidas. Devido ao fato de seus ingredientes possuírem efeito calmante e anti-irritante, o sabonete é indicado também para peles sensíveis e com rosácea.

      – Água Dermo Revigorante [home care]: para acalmar e repor vitaminas e minerais.

      – Hydra face [home care]: Hidratante facial com hidratação imediata e prolongada por até 72h.

      – Pó Multiprotetor [home care]: para proteção solar, com FPS 50. Esse pó contém apenas filtros físicos, que são os menos sensibilizantes.

      Qualquer dúvida ficamos à disposição.

  2. Oi….minha pele fica assim a noite ão dormir…..está muito frio aqui….aí ela amanhã cheia de bolinhas…..minha pele arde e queima…..

    1. Olá Marisa, tudo bem?
      Recomendamos o Hydra Face para aumentar a proteção da pele. Ele é um hidratante completo que age em 3 mecanismos de hidratação: retém água na pele, reconstrói a hidratação biológica e reforça a barreira de proteção.
      Para mais informação acesse: https://extratosdaterra.com.br/produto/hydra-face-hidratante-facial-50-g/757/

      Caso o problema persista, o ideal é consultar um dermatologista para melhor avaliar a pele.

      Qualquer duvida, estamos à disposição

  3. Queridos,eu estou precisando muito da sua ajuda,já estou a um ano me tratando de uma rosácea,, e já gastei até o que não tenho, só queria ki pelo menos melhorasse,sei que não tem,mais pra Deus nada é impossível né, me ajudem ,tomo tetraciclina todos os dias,trokN,,antialérgico, probioticos, e proteção solar volume 30,, o médico me receitou vacina de alergia ,tomo também uma agulhada de 7 em 7 dias,socorro me ajudem,…..chorooooo.

    1. Olá Cleidiana, tudo bem?
      Como você comenta sua pele parecer ser bem reativa. Recomendamos que você comece usando a Água Dermo Revigorante, ela é um excelente calmante e hidratante para a pele. E depois acrescentar em sua rotina outro hidratante como o nosso novo Hydra Face.
      Desejamos melhoras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.