fotoenvelhecimento

Fotoenvelhecimento: causa e como prevenir e tratar.

O fotoenvelhecimento é o envelhecimento prematuro da pele causado pela exposição repetida à radiação ultravioleta (UV) principalmente decorrente do sol, mas também de fontes artificiais de UV. O fotoenvelhecimento se manifesta com alterações como o aparecimento de manchas, rugas profundas, flacidez e pele mais espessa, por vezes amarelada, áspera e manchada.

pele fotoenvelhecida

As regiões mais acometidas pelo fotoenvelhecimento são as partes mais visíveis do corpo, como rosto, pescoço, braços e dorso da mão. Isso acontece porque essas áreas geralmente estão mais expostas ao sol. Nas mulheres, o colo é outra área em que se percebe com facilidade o fotoenvelhecimento. Por outro lado, os lábios também podem mostrar sinais de danos decorrentes do sol. Nesse caso é porque normalmente essa é uma região mais sensível e com menos proteção natural. 

O que causa o fotoenvelhecimento?

A exposição gradativa à luz solar é a principal causa do fotoenvelhecimento, assim como os procedimentos de bronzeamento artificial. Ou seja, quanto mais sol você tomou ao longo de toda a sua vida, maior o risco de envelhecimento precoce. 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia ainda afirma que 80% da radiação à qual uma pessoa está exposta acontece antes dos 18 anos de idade devido às suas atividades ao ar livre. Então, passar protetor solar nos seus filhos desde crianças vai fazer eles te agradecerem quando chegarem à vida adulta 😉

Como acontece o fotoenvelhecimento? 

O grande problema do fotoenvelhecimento é que a exposição ao sol que você teve na infância e durante toda a vida é cumulativa. Assim, os efeitos danosos do sol vão provocando alterações gradativas na pele, mudando as estruturas celulares e prejudicando o bom funcionamento das células. Estudos apontam que a principal radiação causadora do fotoenvelhecimento é a radiação UVA, que penetra profundamente na pele. A radiação UVA é a radiação mais abundante nos raios solares. 

Essas alterações acontecem porque a radiação solar, quando em contato com a pele, induz a liberação de substâncias inflamatórias, que, por sua vez, estimulam a produção de proteínas que destroem o colágeno e a elastina. Além disso, essas substâncias alteram a composição do líquido entre as células, fazendo com que menos colágeno novo seja produzido.

Esses fatos causam um desequilíbrio na pele, deixando-a com pouca sustentação, e, com isso, forma-se as rugas profundas. Em uma pele sem o fotoenvelhecimento, essas alterações acontecem de forma mais lenta, e as rugas aparecem inicialmente com menor profundidade e mais amenas. 

Outra característica da pele fotoenvelhecida é a formação de manchas, que ocorre justamente porque os raios solares são uma ameaça para o bom funcionamento da pele. Em consequência, e como uma forma de proteção natural, mais melanina (pigmento que dá cor à pele) é produzida.

Pele com manchas e fotoenvelhecimento

Assim, ocorre um desequilíbrio em algumas regiões, que passam a ter uma produção maior do pigmento, formando as manchas escuras.

Como prevenir?

A melhor forma de prevenir o fotoenvelhecimento é fazer uso de proteção solar desde a infância. Nesse sentido, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda o uso do filtro solar nas áreas mais fotoexpostas do corpo, como rosto, pescoço, colo, braços e mãos, mesmo em dias frios, nublados ou chuvosos.

prevenção do fotoenvelhecimento com protetor solar

Além disso, confira outras dicas valiosas para proteger a pele do fotoenvelhecimento:

  • Evitar se expor ao sol nos horários entre 10h e 16h, quando a intensidade da radiação está mais forte.
  • Quando estiver em lugares abertos, como, por exemplo, praias, piscinas e parques, utilize chapéus, óculos escuros, guarda-sol e roupas de manga longa.
  • Procure usar protetores solares com alta proteção contra os raios UVA.
  • Use protetor solar mesmo dentro de casa, porque a radiação UVA atravessa os vidros e pode causar danos na pele.
  • Mantenha a pele sempre hidratada, isso ajuda a manter a saúde e a proteção natural.
  • Utilize protetores ou cremes com ação antioxidante, que ajudam a neutralizar os efeitos ruins do sol na pele.

Como tratar o fotoenvelhecimento da pele?

Para tratar a pele já com sinais do fotoenvelhecimento é importante procurar produtos de ação multifuncional. Esse tipo de produto agem na produção de colágeno e elastina, e que também controlam a formação de manchas. 

creme anti-idade Reverse AH10
Reverse AH10 para o tratamento do fotoenvelhecimento

Uma pele fotoenvelhecida é normalmente mais grossa e enrugada, precisando de um tratamento que acelere a renovação celular e que induza a produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico para preencher as rugas. 

Bons ingredientes que trazem benefícios para peles fotoenvelhecidas são:

  • Ácido mandélico
  • Gluconolactona
  • Niacinamida
  • Retinol
  • Ácido hialurônico
  • Revinage, que tem ação retinol-like sem os efeitos colaterais dos retinoides.

Agora que você já sabe o que é fotoenvelhecimento, entendeu a importância de usar proteção solar diariamente?

Produtos relacionados a proteção e tratamento do fotoenvelhecimento:

peeling mandélico para o tratamento do fotoenvelhecimento
Peeling de gluconolactona, peeling multifuncional
creme anti-idade e tratamento em casa do fotoenvelhecimento
proteção solar com tonalizante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.