sustentáveis

Práticas sustentáveis: como cuidar da pele sem prejudicar o meio ambiente

Last Updated on 19 de agosto de 2022 by Lucimara da Cunha

 Ações sustentáveis sempre fizeram parte do DNA da Extratos da Terra, que há mais de 31 anos desenvolve dermocosméticos profissionais e para uso em casa. 

Acima de tudo, o cuidado com a natureza é um ponto muito importante aqui,  faz parte do nosso pilar “RESPEITO”. Temos respeito pelas pessoas, pela saúde da pele, pelos negócios, pela verdade e honestidade, e também pela natureza. Portanto, a nossa missão é conciliar o desenvolvimento e a produção de dermocosméticos de alta performance com respeito e proteção ambiental. 

Para isso, empregamos práticas ambientais adequadas, além de pensar em todo o caminho de uso dos produtos até o descarte das embalagens. 

Apesar da consciência e da responsabilidade ambiental, não somos uma empresa verde ou orgânica no sentido amplo da palavra. Somos uma empresa consciente de que todos temos que fazer a nossa parte para preservar o meio ambiente. 

Além disso, a grande bandeira da Extratos da Terra é despertar a beleza que faz bem através de nossos produtos. Não uma beleza inalcançável, mas a beleza real de cada um, aquela beleza que faz bem também ao meio ambiente. Nessa linha, os dermocosméticos da Extratos da Terra são desenvolvidos com tecnologias sustentáveis, e a maioria das matérias-primas usadas são vegetais e veganas. 

Processo produtivo de dermocosméticos sustentáveis.

A Extratos da Terra possui uma política ambiental e busca sempre não agredir ou prejudicar o meio ambiente. Assim, uma das principais responsabilidades do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento é criar dermocosméticos dando prioridade a matérias-primas veganas. Da mesma forma, dá prioridade a fornecedores que também tenham responsabilidade ambiental no seu processo produtivo.

Um bom exemplo de como isso acontece no desenvolvimento é a nova linha anti-idade, lançada recentemente.

Isso quer dizer que quando o Lift Eyes, o Nano Lifting, o Reverse AH10 e a Lift Mask AH+ vão parar no meio ambiente, eles se degradam facilmente, não provocando prejuízos à natureza. Infelizmente não são todos os produtos que podem ter essa tecnologia, mas sempre que possível ela está incorporada nos nossos cremes. 

Além disso, diversas matérias-primas da linha anti-idade são substâncias que fazem parte da economia circular, ou seja, são criadas através de resíduos que iriam para o lixo. Dessa forma, a Extratos da Terra contribui para que os recursos naturais tenham uso consciente, com 100% de aproveitamento e sem desperdícios. 

Por outro lado, também utilizamos em nossos produtos ingredientes obtidos por meio sustentável, com impacto mínimo ao meio ambiente.

Outra atitude para reduzir o impacto ambiental foi a criação de produtos concentrados e em pó. Esses produtos necessitam de menos água para o processo produtivo e também utilizam embalagens menores, que, por sua vez, otimizam o espaço no transporte e reduzem a quantidade de plástico. Essas ações se tornam sustentáveis quando olhamos todo o processo, pois menos gás carbono é gerado no transporte e menos plástico vai parar no meio ambiente. 

Energia renovável faz parte das ações sustentáveis

A Extratos da Terra utiliza a energia limpa e sustentável na indústria. Assim, todo o gasto energético na nossa produção provém da energia solar produzida na própria empresa.

energia solar: ações sustentáveis na indústria
Placas solares instaladas na indústria Extratos da Terra

Água do processo produtivo

Uma das nossas maiores ações sustentáveis é tratar toda a água que vem do processo produtivo e devolvê-la para a natureza com mais de 95% de pureza. Essa purificação da água acontece em uma estação de tratamento que fica na própria empresa. ⠀

Fizemos um vídeo que mostra um pouco como esse tratamento funciona. Além disso, o vídeo explica como podemos garantir que a água a devolvida ao meio ambiente tenha alto índice de pureza.

Não testamos em animais

Hoje em dia, algumas das perguntas que mais recebemos é se nossos produtos são testados em animais e se possuímos produtos veganos. Isso mostra o quanto a consciência das pessoas sobre esse tipo de assunto tem aumentado.

Por isso, é sempre importante lembrar que não testamos os nossos produtos em animais e sempre buscamos por fornecedores que também não testem. Todos os nossos testes são feitos com voluntários humanos, em laboratórios certificados pela ANVISA. 

teste dos produtos em voluntários, sem teste em animais
Testes dos produtos são realizados em voluntários pela Extratos da Terra

Fazemos parte do PEA (Projeto Esperança Animal). O PEA é uma entidade ambiental de abrangência nacional que tem como missão, mediante ações de conscientização da sociedade, mudar o cruel tratamento que os animais e o ambiente recebem.

Além disso, 91% dos nossos produtos são veganos, ou seja, sem nada de origem animal. Esse número há um ano era de 82%, o que mostra o nosso compromisso e respeito com os animais no desenvolvimento de novos produtos. Os outros 9% contêm alguns ingredientes ainda muito conhecidos, como o DMAE e a cera de abelha, e por isso não são veganos. 

Programa Eureciclo

Quando se trata de embalagens, estudamos formas de reduzir ao máximo o lixo gerado na casa de quem consome os nossos dermocosméticos. Dessa forma, sempre que possível, não usamos caixas de papel para embalar os produtos, e assim reduzimos o lixo gerado. 

Já algumas embalagens, por motivo de segurança e transparência na comunicação, requerem caixinhas para o transporte. 

Por outro lado, para garantir a redução do impacto negativo na natureza, fazemos a compensação total das embalagens. Isso quer dizer que para cada quilo de qualquer tipo de material que está nas nossas embalagens, retiramos a mesma proporção desses materiais do meio ambiente. 

Então, essas embalagens são destinadas a comunidades e empresas, que fazem o descarte adequado desse material. Todo o processo é feito desde 2018 em parceria com a Eureciclo. O resultado da compensação das embalagens de 2018 até 2021 foi de:

Dados de compensação do lixo da Extratos da Terra. Uma das ações sustentáveis da empresa
Compensação das embalagens de 2018 até 2021 em parceria com a EuReciclo

Isso quer dizer que retirou-se 95.710 quilos de lixo do meio ambiente. Além disso, através da parceria com a Eureciclo, a Extratos da Terra beneficiou 47 operadores de reciclagem em 21 estados brasileiros. 

Programa de reciclagem e descarte do lixo dentro da indústria

Internamente, fazemos a  reciclagem de todos os tipos de materiais que utilizamos. Dessa forma, os resíduos industriais gerados pela fabricação dos cosméticos são tratados conforme as normas ISO 14000 por empresa capacitada e devidamente certificada para esse fim.

O restante do lixo produzido nos diferentes setores da indústria é descartado de acordo com sua especificação (papel, diversos, plásticos, etc.), sendo posteriormente encaminhado para a Central de Resíduos. Depois, todo o lixo reciclável é doado para os catadores, que o revendem para as recicladoras da região.

Juntamente com esse trabalho de separação do lixo acontece um trabalho de conscientização e educação. Os funcionários aprendem a fazer o descarte da forma correta dentro da empresa e começam a levar esse hábito também para suas casas.

Outra ação, mas agora para gerar menos lixo, é a redução de materiais de marketing em papel. A Extratos da Terra tem diminuído cada vez mais a impressão de catálogos físicos e migrado para versões digitais com o intuito de reduzir mais esse material que acaba indo para o lixo. 

Para finalizar, a Extratos da Terra mantém o seu compromisso com as práticas sustentáveis. Constantemente, revisamos os nossos processos, buscando evitar desperdício e operar com melhor qualidade. 

Veja também o vídeo que explica de forma resumidas as ações que a Extratos da Terra faz para reduzir os impactos ao meio ambiente.

Agora nos conte, quais ações você faz para contribuir com a preservação do meio ambiente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.