Niacinamida

Niacinamida: o que é, para que serve e como usar

Last Updated on 19 de junho de 2023 by Lucimara da Cunha

A niacinamida é também conhecida como vitamina B3. Ela é multifuncional e traz inúmeros benefícios para a pele:

  • Fortalece a barreira de proteção, importante para peles sensíveis
  • Tem ação antiacne
  • É um ingrediente anti-idade
  • Ela é clareadora da pele
  • Tem ação hidratante
  • Protege a pele dos efeitos da luz azul
  • Protege a pele dos danos da poluição urbana

Tá vendo o que um único ingrediente pode fazer pela sua pele? É por isso que ela ganhou o coração de muitos brasileiros e o nosso também! A niacinamida está presente em vários dos nossos produtos porque amamos o resultado que ela traz para a pele.

Hidrata e fortalece a proteção da pele 

A niacinamida é um verdadeiro escudo que age de várias formas na superfície da pele.

Um dos grandes benefícios da niacinamida é o efeito hidratante porque ela aumenta a barreira de proteção, retendo a água dentro da pele. Isso evita a desidratação e mantém a cútis macia e bonita. 

Para se ter uma dimensão dessa proteção, 2% de niacinamida (porcentagem presente no nosso Reverse AH10) consegue diminuir em 27% a perda de água em 4 semanas. 

creme para o rosto com niacinamida

Além disso, a niacinamida aumenta a produção de substâncias naturalmente hidratantes, responsáveis pela hidratação e proteção. Exemplos dessas substâncias são os ácidos graxos e as ceramidas. 

As ceramidas têm ação importante principalmente em peles secas e envelhecidas, pois sua presença nesses casos é reduzida, o que faz com que essas peles sejam mais frágeis. Os mesmos 2% de niacinamida em um creme aumentam em 67% os ácidos graxos e em 34% as ceramidas. 

Por outro lado, a niacinamida também aumenta a presença de proteínas importantes como a queratina, a involucrina e a filagrina. Essas proteínas são responsáveis por deixar a pele macia e também por unir uma célula na outra, impedindo que substâncias ruins entrem no corpo.

Efeito anti-idade

Quando envelhecemos, a produção de colágeno diminui, o que faz com que a pele perca elasticidade e firmeza, formando rugas. 

A niacinamida tem a capacidade de aumentar a produção de colágeno, ajudando a manter a pele mais saudável e livre de rugas por mais tempo.

Além disso, esse ingrediente aumenta o reparo das células danificadas por poluentes do ar, da água, da radiação UV e da luz azul. Esses fatores levam ao envelhecimento das células, que perdem sua energia e ficam fracas e sem vida. 

Como comentado anteriormente, temos em nosso creme anti-idade Reverse AH10 a combinação de 2% de niacinamida com outros ingredientes importantes, como ácido hialurônico e retinol.

Reverse AH10 - creme anti-idade

Além dos benefícios anti-idade, a niacinamida aumenta a proteção e a espessura da pele madura, já que esse tipo de pele está mais fina e sensível. 

Outro produto que contém a combinação de 2% de niacinamida e 20% de vitamina C é o creme multifuncional Nano Vit C20%. Esse creme melhora vários aspectos da pele, como por exemplo, protege do envelhecimento, trata as rugas e linhas de expressão, aumenta a hidratação e reduz as manchas.

vitamina C com niacinamida

Ação clareadora da niacinamida

No clareamento, um dos principais benefícios da niacinamida é evitar que as células da pele sejam pigmentadas. Ou seja, o ingrediente evita a transferência de pigmento da sua célula produtora (melanócito) para as células da pele. Com isso, diminui as manchas já formadas e previne novas.

clareamento de pele

Por esses motivos, a niacinamida está presente em vários dos nossos produtos de clareamento, entre os quais está o M-Solution, que pode ser usado diariamente pela manhã e à noite. 

O Nanospot Clareador Pontual, que tem como objetivo clarear as manchas mais resistentes e mais escuras e por isso é aplicado só em cima da mancha, também contém niacinamida. 

Outro produto com esse ingrediente é o Tonalizante Clareador FPS 50, mas aqui tem como principal função fortalecer a proteção e a barreira da pele, evitando as manchas decorrentes da luz azul e de outros poluentes.

Tonalizante clareador com niacinamida

A niacinamida também está presente no sérum de uso profissional Melan T-Block, que pode inclusive ser associado ao microagulhamento. Nesse caso, a niacinamida está associada ao alfa-arbutin e ao ácido tranexâmico. 

Niacinamida no tratamento da acne

A niacinamida melhora a textura e a aparência da pele com acne. Isso acontece primeiramente pelo seu efeito fortalecedor da barreira que dificulta a entrada de bactérias responsáveis por provocar a inflamação, e, em segundo lugar, pelo seu efeito antipoluição, que é dos gatilhos para o desenvolvimento da acne.

Mas o efeito mais direto desse ingrediente é a diminuição da inflamação das espinhas. A niacinamida também reduz a produção de oleosidade da pele com acne. Diminuir a oleosidade é um dos fatores principais para o controle da acne, já que a inflamação acontece devido ao excesso de sebo que fica preso à pele. 

Na nossa linha antiacne temos a niacinamida no Sérum Multissolução, principal produto de tratamento da acne em casa. Esse produto é ideal para usar todos os dias no rosto inteiro. Além de diminuir as espinhas e os cravos, ele também auxilia na melhora da pele com estímulo da produção de colágeno. Esse fator é importante, já que a acne está presente também nas mulheres adultas e afeta a autoestima delas. 

tratamento de acne com niacinamida

Além da linha antiacne, a niacinamida ainda está presente no Gel-creme antioleosidade com o intuito de deixar a pele menos oleosa, mais bonita e uniforme. 

E no tratamento da queda capilar, pode usar niacinamida?

Claro que pode! Como falamos, a niacinamida é a vitamina B3. Ela age no couro cabeludo, trazendo mais energia para o folículo que produz o fio de cabelo. Assim, o fio fica mais forte e menos quebradiço. Além disso, a niacinamida aumenta a oxigenação e a nutrição do couro cabeludo, favorecendo o crescimento saudável dos fios.

Tônico com niacinamida

A vitamina B3 está presente no nosso tônico de crescimento capilar Nano Hair. Esse tônico é formulado com um blend exclusivo nanoencapsulado da Extratos da Terra que, entre outros ingredientes, contém a niacinamida. 

Niacinamida serve para quem tem a pele sensível?

Essa é uma das coisas que faz esse ativo ser tão bom. Ele não tem contraindicação para peles sensíveis ou com rosácea. Pelo contrário, por aumentar a hidratação e a proteção, a niacinamida é mais do que indicada para essas peles. Porém, se você tem a pele sensível, fique atenta, pois normalmente a niacinamida não está sozinha no creme ou no sérum.

Dependendo do ingrediente associado a ela, o produto pode não ser indicado para peles sensíveis, por exemplo, se o produto contiver ácidos como glicólico, salicílico e outros tantos a mais que não são recomendados.

Agora, conta para a gente: você já sabia de todos esses benefícios da niacinamida? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.