pós-parto

Pós-parto: como os profissionais de beleza podem atender essa mãe?

Last Updated on 1 de fevereiro de 2024 by Lucimara da Cunha

O pós-parto é um momento muito especial e desafiador para as mulheres, já que quando nasce um bebê, nasce também uma mãe. 

A maternidade é repleta de descobertas. Afinal, ela marca a chegada de uma criança e de uma mãe ao mundo. Após o parto, é preciso adaptar-se a uma nova realidade, com diversas mudanças físicas, hormonais, psicológicas e sociais. Esse período, chamado de puerpério, é marcado por vários questionamentos internos sobre como ser mãe, além de emoções à flor da pele e mudanças de humor. 

O puerpério é uma fase de profunda reorganização física, emocional e psicológica que ocorre após o nascimento do bebê. Depois da incrível jornada da gravidez, o corpo da mãe passa por uma nova revolução hormonal, enquanto tudo o que mudou para acomodar um novo ser humano precisa se reorganizar para, aos poucos, voltar ao seu lugar. 

Como profissionais de saúde estética, é fundamental compreender o impacto desse momento na vida de nossas pacientes, de modo que possamos estar preparados para oferecer o suporte e os tratamentos adequados e assim ajudá-las a recuperar a autoestima e o bem-estar. Neste artigo, exploraremos como os procedimentos estéticos podem ser adaptados para o pós-parto.

Você sabe quando começa e termina essa fase? E o que fazer para lidar com essa paciente?

Então vamos entender alguns pontos:

O que é o puerpério?
Cuidados durante o puerpério
Como o profissional da saúde estética pode ajudar no pós-parto?
5 dicas de tratamentos que os profissionais de estética podem realizar no pós-parto
1 – Terapia capilar no pós-parto 
2 – Tratamentos faciais
3 – Estrias
4 – tratar a celulite
5 – Melhora da flacidez

O que é o puerpério?

O primeiro ponto é entender que o puerpério é o período de 45 a 60 dias após o nascimento do bebê, sendo popularmente conhecido como “resguardo”. É caracterizado por mudanças físicas, hormonais e psicológicas no corpo da mãe para que ele retorne à forma anterior à gestação. Essas mudanças contribuem para o aumento da insegurança da mãe em relação aos cuidados com o bebê, e bem sabemos o quanto as emoções podem impactar nas condições estéticas também.

O início do puerpério é marcado pela dequitação da placenta, quando o útero se contrai para expulsar a placenta após o nascimento do bebê. É uma fase intensa, pois toda a atenção que antes estava focada   na gestante agora se volta para o recém-nascido. No entanto, é muito importante lembrar de cuidar também da mãe e fortalecer a rede de apoio ao seu redor. Nessa rede de apoio, o papel do profissional é fundamental.

Durante a gestação, os pais fazem vários planos na expectativa do nascimento do bebê, porém poucos são os planos e as adaptações para tornar mais empática e acolhedora a chegada dessa mãe.

O puerpério passa por algumas fases, mas não segue um cronograma exato. Geralmente ocorre em três fases ao longo dos primeiros 60 dias após o parto:

Fase Imediata (1º ao 10º dia do pós-parto)

Marca o início do puerpério e está associada à dequitação da placenta. Nessa fase, as mães experimentam uma avalanche de emoções e mudanças hormonais.

Nesse momento, a drenagem linfática pode ser aplicada e de preferência com cosméticos vegetais. Em relação à pele do rosto, a drenagem também é uma boa opção com a aplicação de cosméticos reparadores de barreira e hidratantes, nunca negligenciando a proteção solar.

Fase Tardia (11º ao 42º dia do pós-parto)

Nesse período, as mães continuam a se adaptar à nova rotina e às responsabilidades com o bebê. Os sintomas emocionais podem persistir, mas geralmente diminuem com o tempo.

Nessa fase a conduta clínica continua sendo a mesma da fase imediata.

Fase Remota (a partir do 43º dia do pós-parto)

Marca o fim do puerpério, quando a maioria das mães começa a se sentir mais segura e confortável em seu novo papel.

Nessa fase os procedimentos estéticos podem tomar rumos diferentes. Porém, tudo vai depender do tipo de parto e se a paciente está ou não amamentando. 

puerpério

Cada uma dessas fases apresenta desafios únicos para as mães, que vão desde mudanças hormonais até a recuperação física. Nesse sentido, o profissional de saúde estética deve se preparar para esse atendimento com conhecimento tanto em fisiologia quanto em cosmetologia, já que alguns ativos não são indicados durante a lactação. 

Cuidados durante o puerpério

É importante que as mulheres recebam orientações específicas sobre como cuidar de si mesmas durante o puerpério, independentemente de terem passado por um parto normal ou cesariana. A autoestima e a qualidade de vida são essenciais para o bem-estar dessas mães. Alguns cuidados fundamentais incluem:

1. Rotina equilibrada

É fundamental lembrar as mães de que não precisam ser super-heroínas. Estabelecer um equilíbrio entre o cuidado com o bebê e o autocuidado é essencial. As mães precisam dedicar um tempo para si mesmas, o que inclui a nutrição adequada, momentos de relaxamento e autocuidado.

Seguir a lógica da recomendação de segurança de avião é uma forma de trabalhar a mente para isso: coloque a máscara em você e apenas depois ajude pessoas com dificuldades. 

2. Atividade física

A prática de atividades físicas, como pilates, yoga e meditação, pode ser benéfica para manter o corpo e a mente equilibrados. No entanto, o tipo e a intensidade de exercícios devem ser adaptados às necessidades de recuperação de cada mãe, assim como ao tipo de parto.

3. Terapia e grupos de apoio

A comunicação com outras mães que enfrentam desafios semelhantes e o apoio emocional são fundamentais. Grupos de apoio e terapia podem oferecer suporte emocional essencial nessa fase.

O puerpério é uma fase de transição que pode ser desafiadora, mas também repleta de aprendizado e crescimento. As esteticistas desempenham um papel valioso ao oferecer passos para o autocuidado, cuidados estéticos como drenagem linfática, apoio e um ambiente acolhedor para as puérperas. Com empatia e compreensão, podemos ajudar as mães a passar por esse período de adaptação com mais conforto e confiança.

Como o profissional da saúde estética pode ajudar no pós-parto?

No puerpério, as mães contam com profissionais da estética para ajudá-las a cuidarem de si mesmas enquanto se ajustam à vida com um recém-nascido. Com conhecimento e empatia, você pode desempenhar um papel fundamental nessa jornada, auxiliando suas clientes a recuperarem a autoestima e o bem-estar durante esse período tão especial.

Portanto, se você é um profissional de estética, saiba que pode ajudar essas mulheres que estão passando por essa fase desafiadora tanto emocional como física. 

Em primeiro lugar é importante dar algumas orientações para as suas clientes sobre hábitos e rotinas. Separamos alguns pontos importantes para serem reforçados. 

1 – Orientação sobre alimentação

Oriente sua cliente sobre a alimentação, já que esse quesito  desempenha um papel crucial na recuperação pós-parto. Recomende às puérperas uma dieta equilibrada ou então peça para que busquem a ajuda de um nutricionista. 

Lembre-se também de enfatizar a importância da hidratação, pois a ingestão de água é fundamental inclusive para o aleitamento.

2 – Uso de sutiãs 

Recomende o uso de sutiãs adequados que ofereçam sustentação às mamas, prevenindo a flacidez e ajudando a evitar problemas com a amamentação.

3 – Apoie sua cliente

Além dos aspectos físicos, não subestime o impacto emocional do puerpério. Muitas mães enfrentam medo, insegurança e ansiedade à medida que se adaptam à nova rotina. 

Esteja preparada para ouvir e apoiar suas clientes, lembrando-as de que esses sentimentos são normais. 

4 – Redução de medidas no pós-parto

Muitas mães se preocupam com a aparência após o parto. A perda de peso inicial ocorre naturalmente, mas se houve um ganho de peso excessivo durante a gravidez, sugira buscar a ajuda de um nutricionista para um plano alimentar adequado. 

Mas você também pode ajudar. Peça à sua cliente a liberação do médico para realização de procedimentos estéticos e drenagem linfática recomendados a cada fase de seu paciente, porque cada caso é um caso. Depois crie uma plano de tratamento, visando a melhora principalmente da autoestima dessas mulheres. 

Normalmente em parto cesariana, a orientação é aguardar cerca de 6 semanas após o parto para praticar atividades mais leves e 12 semanas para o início de tratamentos estéticos ou equipamentos. Mas, como comentado anteriormente, discuta com o médico esses prazos. 

5 dicas de tratamentos que os profissionais de estética podem realizar no pós-parto

Separamos 5 dicas de tratamentos focados em dores específicas de mulheres que passaram por um parto recentemente e que geralmente são motivo de preocupação. 

1 – Terapia capilar no pós-parto 

Na gestação, os cabelos crescem mais, ficam brilhantes, sedosos e volumosos por causa da grande quantidade do hormônio estrógeno. 

Porém, logo após o nascimento do bebê, isso muda para algumas mulheres. Em certos casos, a repentina baixa hormonal leva a uma queda dos fios bem mais intensa do que a perda considerada normal. 

A tendência é a perda dos fios diminuindo à medida que o organismo restaura o seu equilíbrio após a gestação. Isso pode variar de 6 a 12 meses. Mas para auxiliar as mulheres nessa fase, você pode realizar tratamentos de controle de queda e estímulo do crescimento saudável dos fios. 

Clique no botão e acesse alguns protocolos com o passo a passo detalhado para criar um plano de tratamentos específicos para a sua cliente para evitar a queda excessiva dos fios  

Recomende também uma rotina de cuidados com os cabelos específica para a condição dos fios da sua cliente. Nós temos um kit de cuidados recomendado para a queda dos fios e que é indicado para o pós-parto.

Dica 2 – Tratamentos faciais

Na gestação, a pele aumenta a produção de sebo, podendo até desenvolver lesões acneicas. Porém no pós-parto inicia a redução da oleosidade aumentada durante o período por ação hormonal. 

Outro aspecto é que, sob o poder do estrógeno, na gravidez a pele tem mais elasticidade e hidratação. Porém, após o parto, as mulheres percebem muita diferença na pele e, principalmente, no ressecamento, por isso deve-se garantir a hidratação com o uso de dermocosméticos específicos e tratamentos em cabine para recuperar a pele.

pele ressecada no pós-parto?

Recomendamos fazer sessões em cabine com produtos que reconstruam e fortaleçam a barreira de proteção da pele. E nada melhor que usar a nossa linha Hydra XR para isso. Mas, vale uma ressalva, se estiver a cliente estiver amamentando, pule o passo 4 do protocolo. 

Os cuidados em casa também são fundamentais, por isso seguem algumas dicas de dermocosméticos para recomendação de uso diário.

O temido melasma apareceu, e agora?

Entre os rastros deixados pela inundação hormonal da gestação está o aparecimento dos melasmas. 

O melasma gravídico pode desaparecer de dois a três meses, ou se tornar crônico, e isso vai depender de mulher para mulher. O mantra é sempre o mesmo, tanto na gestação como no pós-parto: caprichar no uso de protetor solar.

proteção no pós-parto

No pós-parto, as mulheres que amamentam não podem utilizar alguns ingredientes cosméticos como ácidos, mas você pode fazer sessões de clareamento com produtos livres de ácidos e que podem ser utilizados durante a lactação. 

Aqui separamos também um protocolo clareador possível de ser feito no pós-parto. Aqui também vale a ressalva, se a cliente estiver amamentando, pule o passo do peeling químico. 

No melasma, até mais importante que o tratamento em cabine é o uso de produtos diariamente para o controle efetivo do melasma. 

Então, qual produto recomendar?

vitamina C20%
  • Nano VIT C 20% – auxilia no controle do melasma e na uniformização da pele
  • Tonalizante Clareador FPS 50 – com proteção alta de UVB e UVA e tonalizante que disfarça as manchas escuras ao mesmo tempo que protege do sol. 

Dica 3 – Estrias

estrias no pós-parto

Para as estrias recentes, avermelhadas, caso a pele tenha sido rompida a indicação ideal será:

Dica 4 – tratar a celulite

A celulite, caracterizada por depósitos de gordura sob a pele e que resulta na  aparência de “casca de laranja”, tende a melhorar com a perda de peso e de líquidos no pós-parto. 

A drenagem linfática aplicada por profissional capacitado e o uso de cosmético que auxilia na retenção de líquidos ajudam, e muito, nos sintomas. Claro, como mencionado acima, os cosméticos devem respeitar a condição de a cliente ser lactante ou não.

Para auxiliar na redução de celulite em casa no pós-parto, recomende o Advanced Detox, produto que auxilia na redução de edemas e gordura. 

Dica 5 – Melhora da flacidez

Devido ao estiramento natural da pele durante o período de gravidez, após o parto pode ser que o tratamento para a flacidez tecidual seja necessário. 

No entanto, é preciso atenção ao tempo de espera adequado para dar início aos procedimentos, que gira entre 90 e 120 dias após o parto.

Para a flacidez após o parto, você poderá realizar alguns procedimentos, eletroterápicos assim como protocolos manuais com dermocosméticos firmantes. Lembrando que para as mães amamentando pule o passo do peeling químico. 

O tratamento diário com dermocosmético firmador pode ser iniciado em todo o corpo, incluindo os seios. Para o uso em casa, recomende o Creme Firmante de uma a duas vezes ao dia. 

creme firmante no pós-parto

Por fim, o puerpério é uma fase desafiadora e repleta de descobertas para as mães. Como profissionais de saúde estética, o nosso papel é auxiliar essas mulheres a passarem por esse período com autoestima e bem-estar. Lembre-se que a beleza está na confiança e no conforto consigo mesma, por isso, estamos aqui para apoiar cada mãe nessa jornada única.

Conteúdo criado pela Técnica Nacional Elizete Garcia

2 thoughts to “Pós-parto: como os profissionais de beleza podem atender essa mãe?”

    1. Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo Neusa, obrigada pelo feedback. Abraços de todos da Extratos da Terra para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.