Foliculite: causas e formas de evitar e tratar

A foliculite é uma inflamação que se inicia nos folículos pilosos, normalmente em razão de uma infecção por bactérias ou fungos. Ela pode ser identificada com a formação de bolha amarela devido à formação de pus e aspecto avermelhado na pele na região acometida e normalmente está associada à coceira. 

Embora essa condição seja comum, pode tornar-se mais grave quando não tratada adequadamente e, às vezes, pode levar a infecções graves. Neste artigo, vamos falar quais são as causas e os sintomas dessa condição e como identificá-la e tratá-lá. 

Por que a foliculite se forma?

Esta é uma pergunta que muitos fazem ao se deparar com essa condição de pele desconfortável e inestética. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a foliculite geralmente é motivada por uma infecção bacteriana ou fúngica, mas também pode ser causada por vírus e até mesmo por uma inflamação de pelos encravados.

Mas a causa mais comum da foliculite está relacionada ao entupimento e uma consequente inflamação dos folículos pilosos, estruturas responsáveis pelo crescimento dos pelos.

Em condições normais, os pelos crescem de maneira saudável e sem complicações. Entretanto, quando há um bloqueio ou irritação no folículo piloso, ocorre a inflamação conhecida como foliculite. Esse bloqueio ou irritação pode ser causado por diversos fatores como:

  • Sujeira
  • Óleo excessivo na pele
  • Pelos encravados
  • Uso de roupas apertadas que provocam atrito com a pele
  • Excesso de suor
  • Depilação inadequada
  • Presença de bactérias e fungos

Os locais mais comuns onde essa inflamação se manifesta são as áreas do corpo mais expostas a transpiração e atrito constante, tais como axilas, coxas, nádegas, virilha e couro cabeludo.

locais com mais probabilidade de se ter a foliculite

Por isso, entender a causa da foliculite é o primeiro passo para evitar e tratar esse problema de pele. Isso porque em alguns casos, pode ser necessário utilizar dermocosméticos específicos que ajudam a desobstruir os poros e a controlar a produção de sebo na pele. Além disso, manter bons hábitos de higiene também é essencial para prevenir essa inflamação.

Tipos de foliculite

A foliculite pode ser superficial ou profunda, e a Sociedade Brasileira de Dermatologia descreve os sintomas de cada uma delas. 

No primeiro caso, a foliculite afeta apenas a parte superior do folículo piloso. Os sintomas são: surgimento de pequenas espinhas vermelhas, com ou sem pus, a pele pode ficar avermelhada e inflamada, e coceira e sensibilidade na região. São raros os casos desse tipo de foliculite que causam complicações. 

Já o segundo caso de foliculite atinge áreas mais profundas da pele e pode haver a formação de furúnculos. Os sintomas são: grandes áreas avermelhadas, lesões elevadas com pus amarelado no meio, as partes atingidas ficam muito sensíveis e doloridas, apresentando em alguns casos dor intensa. As chances de cicatrizes são maiores nesse tipo de foliculite e pode haver destruição do folículo piloso. Nesse caso, o recomendado é sempre buscar ajuda médica.

Como evitar a foliculite?

Primeiramente, é essencial manter uma higiene adequada. Isso inclui trocar regularmente as roupas íntimas e de cama, bem como toalhas, pois nesses ambientes mais abafados ou úmidos as bactérias podem se acumular.

No caso da foliculite no couro cabeludo, é recomendável usar produtos específicos para o cuidado dessa região, evitando produtos que possam obstruir os folículos capilares.

Já nas nádegas e na virilha, uma das principais maneiras de prevenir a foliculite é optar por roupas mais soltas e de tecidos naturais. Isso permite que a pele respire melhor, evitando o acúmulo de suor e de bactérias nos poros. Além disso, se você sofre frequentemente com foliculite nas nádegas e na virilha ou nas axilas, pode ser interessante considerar outras opções em relação à depilação convencional. Isso porque o processo de depilação pode irritar a pele e propiciar o surgimento da foliculite. Nesse caso, métodos como a depilação a laser podem ser uma opção mais segura.

Por fim, manter uma alimentação balanceada também pode ajudar na prevenção da foliculite. Alimentos ricos em vitaminas A e E são especialmente benéficos para a saúde da pele.

Como tratar a foliculite?

O tratamento da foliculite pode ser um processo demorado e requer muita paciência. Mas com as orientações corretas, é possível amenizar e até eliminar por completo essa condição.

Existem várias formas de tratamento que podem variar de acordo com a gravidade da foliculite.

Os casos mais leves geralmente são resolvidos com cuidados básicos de higiene, como lavar a área afetada com sabonetes anti-irritantes e evitar o atrito causado por roupas apertadas. Por outro lado, os casos mais graves podem exigir intervenção médica para prescrição de antibióticos orais ou tópicos.

Além disso, há também opções de tratamentos estéticos que auxiliam na melhora do quadro, entre as quais a utilização de dermocosméticos com ação anti-inflamatória e cicatrizante. É importante lembrar que o uso desses produtos deve ser sempre orientado por um profissional da área estética.

E para potencializar ainda mais os resultados do tratamento da foliculite, existem algumas práticas que você pode adotar no seu dia a dia. Como exemplo temos: 

  • Evitar depilações constantes
  • Preferir lâminas novas quando for se depilar
  • Não compartilhar toalhas ou outros itens pessoais

Enfim, cada caso exige um tipo específico de tratamento. Na dúvida sempre procure um especialista para fornecer orientações acerca do melhor tratamento. 

4 produtos que ajudam no tratamento

Como vimos anteriormente, dermocosméticos anti-inflamatórios e cicatrizantes podem auxiliar no tratamento em casa da foliculite. 

Separamos aqui 4 produtos: um sabonete e loção anti-inflamatória e calmante, uma água termal anti-inflamatória e cicatrizante, e um fluido redutor de pelos para auxiliar você a reduzir a frequência da depilação e assim prevenir o aparecimento da foliculite. Vamos entender como esses produtos podem agir nessa condição de pele?

1 – Sabonete Peles Sensíveis

Com esse sabonete, lave bem a região acometida pela foliculite. O Sabonete Peles Sensíveis limpa sem irritar e ao mesmo tempo diminui desconfortos como coceira, ressecamento e vermelhidão da pele, sintomas normalmente presentes na foliculite. Ao contrário da maioria dos sabonetes comuns, esse sabonete mantém a barreira de proteção fortalecida, dificultando a contaminação por bactérias e vírus externos. 

2 – Hidratante Peles Sensíveis

Esse hidratante facial tem a capacidade de tratar e prevenir a inflamação na pele, aliviando a coceira, a irritação, a sensibilidade e a vermelhidão. 

tratamento para rosácea e pele sensível

Além disso, tem efeito calmante e aumenta o bem-estar, o que faz com que você sinta a pele macia, hidratada, com textura aveludada, confortável e menos reativa.

Para fortalecer e inibir novos casos de foliculite, esse hidratante também tem o poder de melhorar a imunidade da pele, fortalecendo as bactérias boas e inibindo aquelas responsáveis pelas inflamações e irritações da pele. 

Agora, se a foliculite estiver em alguma região do corpo, você pode usar a Loção SOS, que tem uma textura e um rendimento mais adequados para aplicação no corpo. Ela terá os mesmos efeitos do Hidratante Peles Sensíveis na foliculite. 

Tanto o hidratante quanto a Loção SOS podem ser usados diariamente para tratar e prevenir a foliculite. 

3 – Água Dermo Revigorante

Trata-se de  uma água termal ideal para proporcionar aquela sensação de refrescância. Além disso, ela tem efeitos calmantes e antivermelhidão comprovados. 

Indicada tanto para a pele quanto para o cabelo, então é um produto ideal para quem tem foliculite no couro cabeludo.

A Água Dermo Revigorante ainda tem ação cicatrizante, auxiliando na recuperação mais rápida de peles acometidas por foliculite.

4 – Fluido Redutor de Pelos

Este produto é bem especial e único no mercado. O Fluido Redutor de Pelos diminui o crescimento e promove o afinamento gradativo dos fios. Os resultados aparecem a partir de 30 dias e permitem maior facilidade de depilação e barbear, diminuindo também a frequência de remoção dos pelos.

Como isso ajuda na foliculite? 

Normalmente a foliculite está ligada à irritação da pele, principalmente no pós-barba ou após a depilação, promovendo uma inflamação no local. 

Assim, quando você diminui a frequência da depilação, reduz por consequência a incidência da foliculite. Os testes com 60 dias demonstraram a satisfação de 65% dos usuários, que relataram ter menos pelos encravados após o uso do produto. Já 90% deles perceberam que o pelo demora mais para crescer.

Esse fluido tem indicação de uso diariamente para que você possa ter efeito na diminuição do crescimento dos fios, podendo usá-lo no rosto, no corpo, na axila e na virilha. 

Tratamentos estéticos para foliculite

Além desses cuidados em casa, é possível reforçar o tratamento fazendo algumas sessões com profissionais treinados e capacitados. Dessa forma, se você é da área da estética ou conhece alguns profissionais que tratem o problema, temos uma sugestão de protocolo para o tratamento da foliculite. Acesse o passo a passo aqui: Protocolo Foliculite free

Também temos web-aulas com protocolos e conteúdo sobre a foliculite em nosso canal do Youtube. Acesse e confira as dicas de nossas técnicas. 

Você já sabia desses cuidados simples mas eficazes contra a foliculite? Lembre-se: prevenir é sempre melhor do que remediar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.