Como as esteticistas podem se atualizar com eficiencia

Esteticistas: cursos de estética tinham tudo para dar certo!

Last Updated on 1 de fevereiro de 2024 by Lucimara da Cunha

Cerca de 92% das pessoas, incluindo vocês, esteticistas, não terminam os cursos que começam, mesmo sendo gratuitos.

Sim, é uma porcentagem assustadora, e provavelmente você algum dia já comprou aquele curso com otimismo, ganhou acesso gratuito àquele material especializado ou até a palestras e bônus de conhecimento que nunca realmente usou. Não se sinta mal – essa tendência é mais comum do que se imagina.

E quando você se pergunta o porquê, os motivos são vários: falta de tempo, não conseguiu implementar, não entendeu o valor do conteúdo ou até mesmo o fato de ser constantemente tentado pelas redes sociais. Acredite, Facebook e Instagram podem parecer mais fascinantes do que qualquer curso – curioso, né? 

Parece brincadeira, mas não é. As distrações com redes sociais são um dos motivos que mais fazem você perder o foco. 

Mas você sabia que a ciência tem uma explicação para você não lembrar do conteúdo que viu semana passada e que nunca vai colocar em prática? 

É a curva do esquecimento. Ela atua como uma espécie de filtro seletivo para o seu cérebro armazenar apenas o que considera valioso ou transformador. 

Curva do esquecimento

Mais da metade de tudo o que você aprende (50%) será esquecido dentro de uma hora após você terminar de ver. Parece chocante, mas na verdade é um mecanismo biológico inteligentemente projetado para libertar nossa mente do que não precisamos. 

Curva de esquecimento podem estar te atrapalhando nos seus estudos, esteticistas.
A curva azul é a curva do esquecimento que cai drasticamente logo após a pessoa ter aprendido algo. As curvas coloridas superiores são relativas à revisão do conteúdo ou à nova exposição ao mesmo conteúdo, criando novas memórias. Dessa forma, quanto mais exposição se tem ao conteúdo, maior é a chance de você lembrar do que aprendeu.
Imagem: curva de esquecimento de Ebbinghaus

O que essa curva quer dizer na prática é que se você não revisar o conteúdo após um curto período de tempo, é certo que vai esquecer dele, ou seja, não vai conseguir colocá-lo em prática. 

A má notícia disso é que na estética a concorrência é acirrada, já que muitas profissões atuam nessa área. E, ainda, a indústria cosmética está em constante transformação. Por isso, o profissional que deseja se destacar precisa de foco,  esforço, atualização e, principalmente, necessita desenvolver o raciocínio lógico para se diferenciar do vizinho da porta que oferece os mesmos serviços que o seu.

Por outro lado, a boa notícia é que hoje em dia existem diversos cursos online para esteticistas ou conteúdo para se atualizar, os quais muitas vezes são gratuitos. E você nem precisa parar de ver as redes sociais, pois até nesses meios é possível aprender. Basta, para isso, seguir pessoas que te façam crescer e que tenham conteúdos interessantes para a sua profissão. 

7 dias para aprender e colocar em prática 

É possível criar uma forma de memorização e, principalmente, de aproveitamento prático dos conteúdos que vocês, esteticistas, têm buscado para se destacar na sua área de atuação. 

Veja agora um método de atualização eficiente em 7 dias:

  • Anote pontos importantes enquanto você assiste ou lê os conteúdos
  • Resuma o conteúdo 5 minutos após terminar
  • Aplique o que aprendeu em 24 horas
  • Busque mais informações em até 5 dias após aprender
  • Analisar nos 7 primeiros dias se o que você aprendeu e colocou em prática está funcionando. 

Uma das melhores formas de aprender é resumir, ou seja, sempre que você estiver vendo um conteúdo, anote pontos importantes que chamaram a sua atenção. Então, no final crie um resumo desse conteúdo. Ao fazer isso em menos de 5 minutos após ver o conteúdo, você está criando uma nova memória e mais recente, criando um valor maior desse conteúdo.

Em seguida, aplique o que você aprendeu no seu dia a dia em menos de 24 horas. Depois, procure mais informações sobre o conteúdo, e para isso a internet é bem valiosa, basta ter atenção se a informação que você está acessando é confiável. Seja crítico com as informações que você busca, confira as fontes, analise se o conteúdo tem lógica e, na sequência, veja como você aplica nos seus tratamentos ou na sua carreira profissional. Faça essas pesquisas nos primeiros 5 dias, isso vai fazer com que você reveja o assunto, e o seu cérebro vai começar a entender que isso é algo importante e, portanto, não deve ser esquecido. 

Pronto, agora só falta analisar se o que você implementou foi bom ou ruim, ou se precisa fazer adaptações. O segredo do sucesso não é comprar e assistir mil cursos, e sim colocar em prática o que você aprendeu. Saiba que você vai acertar e errar, e é justamente nesses erros e acertos que você cresce e se destaca no mercado.

Sem sombra de dúvidas, você terá mais conhecimento do que o seu concorrente que está chovendo no molhado todos os dias.

Web-aulas para esteticistas: formação contínua e semanal

As web-aulas da Extratos da Terra são uma excelente oportunidade de atualização para as esteticistas. Lá você encontra conteúdos sobre as tendências da indústria cosmética, tratamentos em alta, associações de produtos, dicas de protocolos e muito mais. As aulas são ministradas pelas nossas técnicas e convidados com autoridade nos assuntos abordados, respeitando a fisiologia do corpo e levando em conta que cada indivíduo é único.

As web-aulas são uma oportunidade gratuita de colocar o método de atualização eficiente em prática. Elas acontecem a cada 7 dias, todas as terças às 9h no YouTube da Extratos da Terra

Assista e coloque em prática durante a semana. Em seguida conta para a gente como foi o seu aprendizado e manda uma foto de sua agenda cheia de clientes. Nós vamos amar ver vocês crescerem.

2 thoughts to “Esteticistas: cursos de estética tinham tudo para dar certo!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.