pele sensível

Os desafios da pele sensível

Quem tem a pele sensível ou rosácea provavelmente já passou por algumas das situações abaixo. 

causas da pele sensivel

O que pensamos, sentimos e vimos pode desempenhar um papel significativo na aparência da nossa pele, principalmente em quem tem a pele sensível. 

Além do mais, situações do dia a dia como sol, calor e vento frio ou situações embaraçosas como estresse ou medo são rapidamente refletidas na pele, resultando em vermelhidão, coceira, queimação e ressecamento. Isso tudo afeta bastante o humor e a autoestima. 

O fato é que a nossa pele é receptora e reatora de muitos estímulos. Dessa forma, quando passamos por situações inesperadas, tal como um episódio de medo ou constrangimento, a nossa pele reage mudando de cor, seja ficando pálida ou exibindo aquela vermelhidão e uma sensação de calor que logo passa. Da mesma forma, quando estamos expostos a situações como alteração de temperatura, seja sol ou frio, ou ainda em contato com substâncias agressivas, a nossa pele ativa os neurotransmissores, provocando microinflamações que causam vermelhidão, coceira e ressecamento. 

Mas o fato é que não existe um consenso ou teoria única a respeito das causas da sensibilidade da pele, porém sabe-se que ela está intimamente ligada às emoções. Do mesmo modo que o estresse causa sensibilidade, as características visuais da pele sensível também podem afetar a autoestima e provocar ansiedade e frustrações. 

3 fatores presentes em quem tem pele sensível

Fisiologicamente 3 fatores estão fortemente interligados em quem tem a pele sensível:

1 – Os estímulos neurossensoriais são aumentados 

A pele sensível tem uma reação mais apurada das células sensitivas, ou seja, aquelas células responsáveis por nos proporcionar sensações de desconforto como pinicamento, queimação e coceira estão mais ativas. Em outras palavras, é como se elas estivessem sempre em alerta. Como consequência, as reações à exposição ao sol, por exemplo, como vermelhidão, ressecamento, manchas e até o envelhecimento são mais frequentes. 

2 – Resposta imunológica aprimorada

Se as células neurossensoriais estão mais alertas, como consequência a nossa resposta imunológica também ficará mais ativa. Isso quer dizer que as peles sensíveis apresentam uma resposta inflamatória quase que constante. E nesse sentido pode-se dizer que temos duas reações principais:

  • A primeira delas são os sinais perceptíveis, aqueles que vemos refletidos na pele, como vermelhidão, coceira e pinicamento. 
  • Em segundo plano estão os sinais imperceptíveis, como as microinflamações no interior da pele que não vemos ao olhar no espelho, mas que estão continuamente presentes. Essas microinflamações causam a perda da hidratação, a diminuição da elasticidade e firmeza, assim como a vermelhidão persistente e o envelhecimento. 

3 – Função de barreira prejudicada

A função de barreira da pele sensível pode ser resumida em 3Fs: fraca, frágil e facilmente danificada. 

Por essas características, a função de barreira prejudicada, está intimamente ligada ao primeiro fator, pois a barreira não consegue proteger as terminações nervosas como deveria, resultando em sensações intensificadas a estímulos externos, o que contribui com os sintomas da pele sensível. 

Além do mais, a barreira frágil faz com que a hidratação natural da pele seja perdida e o ressecamento se instale. 

Como se livrar dos sintomas incômodos da pele sensível?

Não há sensação melhor do que se sentir feliz, autoconfiante e em harmonia consigo mesmo. O estado de espírito influencia na aparência da pele, e vice-versa.

Mas como conseguir isso, já que pessoas com pele sensível passam por tantos desconfortos e mudanças repentinas na pele?

Primeiramente, a chave para o equilíbrio da pele sensível é a hidratação. Isso mesmo, algo tão comum que pode mudar completamente a pele. Hidratação leva ao aumento da função de barreira e, como consequência, fica menos vulnerável a estímulos externos. 

hidratação

Outra lição de vida para quem tem a pele sensível é lembrar que menos é mais: limpe, hidrate e proteja, sempre fazendo uso de produtos recomendados ao seu tipo de pele. 

Rotina básica de quem tem pele sensível: limpe, hidrate e proteja

Mas como vimos, o estado emocional também é fundamental para controlar as reações desagradáveis de quem tem a pele sensível, por isso uma dica valiosa é criar uma rotina de skincare. Isso ajuda a pele e a mente, te conecta com o teu estado presente e te desliga dos problemas. Além disso, estudos mostram que criar uma rotina de autocuidado que pode ir além dos cuidados com a pele, como a prática de exercícios físicos, eleva a autoestima, promove a autogestão do estresse e aumenta a confiança.

Quando a nossa pele está bem, isso contribui para aumentar a nossa autoestima e tendemos a nos sentir melhor em relação a nós mesmos. Essa melhora acontece devido à estimulação dos neurotransmissores do humor e da felicidade, à diminuição da ansiedade e à sensação de controle sobre as situações ao seu redor.

Quais produtos usar na rotina skincare de peles sensíveis?

Primeiramente, devemos buscar produtos que hidratam de forma imediata e prolongada, pois, como já vimos, a hidratação é a chave para o equilíbrio de peles sensíveis.

Igualmente tão importante quanto a hidratação é evitar ingredientes agressivos, então opte por sabonetes e hidratantes suaves. Evite também corantes artificiais e essências que não sejam hipoalergênicas. 

Sabonete e hidratante pele sensível

Produtos com ação antioxidante e calmante também são relevantes para quem tem a pele sensível, já que agem como controladores da temperatura e da vermelhidão da pele. Além disso, busque produtos que tenham ingredientes que promovam o controle das microinflamações, mesmo que não visíveis na pele. Dessa forma, é possível tratar a pele sensível e prevenir que novos episódios de desconforto venham a acontecer. 

tratamento para rosácea

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.