óleos vegetais

Óleos vegetais: quais as vantagem de usar óleos 100% vegetais

Last Updated on 1 de setembro de 2023 by Lucimara da Cunha

Você já conhece os benefícios dos óleos vegetais e por que eles são tão procurados?

Os óleos vegetais são substâncias que têm maior compatibilidade com a pele e com os cabelos, o que faz com que hidratem de verdade. Além disso, dependendo do óleo, ele traz alguns benefícios extras. Neste conteúdo, vamos entender um pouco mais sobre os óleos vegetais, confira:

Diferença entre óleo vegetal e mineral

Primeiramente, a grande diferença é a origem desses óleos. O óleo vegetal é derivado de plantas ou sementes, como amêndoa, semente de uva, argan, jojoba, entre muitas outras. Por outro lado, o óleo mineral é derivado do petróleo. 

Quanto à ação, por possuírem na sua composição componentes similares ao que já temos na pele, os óleos vegetais são absorvidos mais facilmente e ajudam a reconstruir a barreira de proteção e a hidratação. Dessa forma, mantêm a pele macia por mais tempo. 

Já o óleo mineral não é biocompatível com as nossas células e, ao aplicá-lo, é como se acionássemos o bloqueio natural de proteção. Com isso, o óleo mineral formará uma película oclusiva, dificultando a perda de água que está dentro da pele para o exterior, o que evita a desidratação. Apesar de parecer um ótimo hidratante, o óleo mineral mascara o problema, já que só impede a perda de água, mas não aumenta a hidratação natural. Como resultado, o óleo mineral tem um efeito passageiro.

Os óleos vegetais ainda têm outros benefícios. Isso porque eles são derivados de plantas, e dessa forma cada óleo pode ter ações adicionais além da hidratação, dependendo das propriedades das plantas que dão origem a eles. A seguir, vamos ver as vantagens de alguns desses óleos vegetais. 

Benefícios do óleo de amêndoas doces

Esse óleo é famoso pelas suas propriedades hidratantes, deixando a pele macia e lisa. Ele é riquíssimo em ômegas, em especial os ômegas 6 e 9, que estão presentes na nossa pele, formando parte da barreira de proteção que evita a perda de água transepidérmica, ou seja, a desidratação.

óleo vegetal de amendoas doce

Além disso, o óleo de amêndoas doces melhora a elasticidade da pele, sendo uma excelente alternativa para prevenir e tratar as estrias e as rugas.

Nos cabelos ele também confere um condicionamento dos fios, diminui o volume e proporciona um brilho natural às madeixas. 

Óleo de argan e seus benefícios para o cabelo e a pele

O óleo de argan, assim como o de amêndoas doces, também é rico em ômegas 6 e 9, além das vitaminas F e E, trazendo diversos benefícios para a pele e os cabelos. 

Ele possui propriedades cicatrizantes e regeneradoras, evitando o ressecamento da pele. Tem também ação antioxidante, que neutraliza os radicais livres e evita o envelhecimento precoce. Além disso, leva nutrientes e hidratação para a pele e os cabelos, deixando um toque macio e agradável.

Mas o óleo de argan ficou famoso pelas suas propriedades no tratamento dos fios, sendo ideal para a recuperação de cabelos danificados e quimicamente tratados. 

Essa fama deve-se à alta afinidade desse óleo vegetal com a fibra capilar, sendo rapidamente absorvido por ela, o que resulta na melhora imediata dos fios. Além disso, repara profundamente os danos, proporciona vitalidade, hidratação profunda, efeito antifrizz, maciez, flexibilidade e brilho intenso. 

E tem mais: por ser rico em antioxidantes, o óleo de argan protege o cabelo de radicais livres e dos fatores ambientais nocivos à saúde dos fios. É eficaz também para o couro cabeludo, pois possui propriedade anti-inflamatória e evita o ressecamento, promovendo o crescimento saudável e evitando a quebra.

Benefícios do óleo de girassol

Outro óleo vegetal com propriedades hidratantes para a pele é o óleo de girassol. 

Assim como os outros óleos vegetais, o de girassol é rico em ômegas 3, 6 e 9, conferindo melhora na hidratação da pele. Graças ao ômega 3, esse óleo vegetal ajuda na recuperação de peles desidratadas e sensibilizadas, e tem um efeito anti-inflamatório das células, o que melhora a cicatrização, assim como auxilia nos tratamentos de acne, alergias ou outras irritações da pele. 

E claro, a tudo isso se somam os efeitos já mencionados nos outros óleos sobre melhora da elasticidade, hidratação e proteção natural. 

Blend de óleos vegetais sem essência para cabelos e pele

Como vimos anteriormente, esses óleos têm excelentes propriedades de forma individual, agora imagine se a gente mistura todos esses benefícios em um único produto?

Isso é possível quando se tem um blend de óleos vegetais como o Óleo 100% Vegetal sem Essência. Esse óleo é a mistura dos óleos de amêndoas doces, de argan e de girassol, somados ainda à vitamina E, que tem antioxidantes, potencializando a ação anti-idade e restaurando o tecido. 

E uma coisa muito importante desse óleo é que, pelo fato de ele não possuir essência, você pode usar esse blend de óleos como veículo para os óleos essenciais, que têm propriedades curativas e terapêuticas importantes. 

100% vegetal

Para você ter uma ideia de como esse blend de óleos é poderoso, só usando o óleo sem a aromaterapia você já vai obter benefícios como:

  • Hidratação para pele e cabelos
  • Ação antioxidante, preservando a saúde da pele
  • Melhora da elasticidade da pele e dos fios
  • Fortalecimento da barreira de proteção
  • Recuperação de cabelos danificados
  • Mais brilho e elasticidade aos cabelos, diminuindo a quebra
  • Prevenção do envelhecimento precoce
  • Recuperação da pele ressecada

Agora, se você associar aos óleos essenciais, pode ter inúmeros tipos de tratamentos, dependendo do óleo essencial que você escolher usar junto.

Dessa forma, o Óleo 100% Vegetal Sem Essência é ideal para tratamentos faciais, corporais, do couro cabeludo e dos fios. Pode ser associado à aromaterapia e a tratamentos de peles ressecadas e envelhecidas. Tem fácil absorção e é compatível com a pele, deixando um toque macio e sedoso.

Ao usá-lo em tratamentos capilares, o óleo vegetal ajuda na recuperação de fios danificados, reduzindo o frizz e restabelecendo a maciez e o brilho natural dos cabelos. 

Óleos vegetais para tratamentos estéticos 

E para quem quer obter todos os benefícios do blend de óleo 100% vegetal, mas não quer usar os óleos essenciais juntos, porém não dispensa aquele óleo com uma fragrância agradável, você encontra esse mesmo blend de óleos na versão com essência. 

Algumas dicas legais de uso do Óleo 100% Vegetal Com Essência é usá-lo nos tratamentos corporais, sejam eles realizados com equipamentos estéticos ou com terapias manuais, como massagem relaxante ou drenagem para quem gosta do auxílio do óleo nas manobras de massagens. 

E outra dica de uso desse blend de óleo vegetal em casa é usá-lo no pós-banho para deixar a pele delicadamente macia, ou também na hidratação dos cabelos uma vez na semana. 

Ah, e o tamanho dele também é ótimo, 500 ml, o que rende muito e o bolso agradece, não é mesmo?

Por fim, conta para a gente, você já conhecia os benefícios desses óleos vegetais? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.