Detox corporal e facial

Detox corporal e facial: benefícios e protocolos

Last Updated on 16 de fevereiro de 2024 by Lucimara da Cunha

Os procedimentos de detox corporal e facial são tratamentos não invasivos que visam eliminar as toxinas que o nosso corpo acumula diariamente.  Elas são geradas no corpo como rejeitos metabólicos de processos fisiológicos do organismo. Porém, pode ocorrer um aumento de toxinas dependendo do estilo de vida de cada pessoa, como, por exemplo, ingestão excessiva de alimentos industrializados, açúcar refinado, gorduras saturadas e trans, álcool e cigarro.

Embora o corpo naturalmente combate essas toxinas, a quantidade que absorvemos diariamente chega a ser tão grande que o organismo não consegue se livrar delas sem ajuda externa. Assim, na parte estética, os tratamentos detox têm cada vez mais se popularizado devido à sua importância na saúde da pele e às suas propriedades purificadoras. Dessa forma, quando o organismo está em equilíbrio, a pele fica mais bonita e iluminada. 

detox facial

Em termos simples, o detox é uma técnica que auxilia na eliminação de toxinas do corpo através da pele. O processo envolve a aplicação de produtos dermocosméticos específicos e outras técnicas como drenagem linfática e aquecimento, como, por exemplo, utilização da manta térmica para promover a sudorese e potencializar a eliminação de toxinas. 

Neste conteúdo, vamos abordar como fazer um procedimento detox corporal e facial. Assim como apontar seus benefícios e indicar os produtos mais apropriados para as sessões de detox na estética. 

Mas, afinal, para quem é indicado o detox corporal e facial? 

Basicamente, qualquer pessoa que deseje melhorar a saúde da pele pode se beneficiar desses procedimentos. Seja para combater os sinais de envelhecimento, seja para controlar a oleosidade ou simplesmente promover um aspecto mais radiante à pele.

E quantas vezes na semana pode ser feito o detox na pele? 

Isso depende muito do tipo de pele e das necessidades individuais de cada pessoa. No entanto, em geral, recomenda-se a realização do detox facial ou corporal antes de iniciar qualquer tratamento, e você pode incluir um produto de ação detox nas sessões semanais. 

Detox corporal

O detox corporal vai além da estética: ele também contribui para o bem-estar geral do organismo. Ao eliminar as toxinas acumuladas no corpo, o procedimento ajuda na prevenção de diversas doenças e promove um funcionamento mais eficiente do sistema imunológico.

A ideia do detox corporal é estimular a circulação sanguínea e linfática para facilitar a eliminação das toxinas. O processo envolve a aplicação de produtos dermocosméticos específicos, podendo seguir com o uso da manta térmica e depois fazer movimentos de massagem com um creme drenante de boa qualidade. 

A manta térmica promove sudorese intensa, o que facilita a eliminação das toxinas presentes no organismo. Mas a eficácia do tratamento está diretamente relacionada à qualidade dos dermocosméticos utilizados. Por isso, é essencial escolher produtos desenvolvidos com ingredientes de ação detox e, de preferência, com base vegetal, que já hidrata a pele, deixando-a com aspecto saudável e macio ao mesmo tempo. 

No botão abaixo deixamos o protocolo corporal detox com uso da manta térmica e do ultrassom usado no vídeo. 

Produtos corporais com ação detox 

Para procedimentos detox corporal, dois produtos são os mais recomendados, sendo eles a Máscara Detox corporal, podendo usá-la junto com a manta térmica, e o Advanced Detox, para finalizar os procedimentos ou realizar movimentos de drenagem. 

Máscara Detox Corporal

Tem ação semioclusiva e detoxificante, e possui excelente deslize, auxiliando no tratamento de gorduras localizadas e celulite. É uma máscara corporal perfeita para associação com manta térmica, pois possui ativos com ação vasoprotetora: promove a microcirculação periférica e a melhora na vascularização dos tecidos, tratando e prevenindo os edemas, além de absorver toxinas e impurezas da pele.

Para usar na associação com a manta térmica, aplique a máscara no local desejado e envolva a área com filme osmótico. Em seguida, coloque a manta térmica conforme o tempo recomendado no protocolo, normalmente de 15 a 20 minutos em média. Após esse tempo, retire a manta e o excesso da Máscara Detox com a espátula. Com movimentos de massagem, os resíduos da máscara que ficaram na pele são absorvidos, sem a necessidade de usar toalhas úmidas para a retirada. Caso prefira, você também pode fazer as manobras de massagem modeladora com a própria máscara, sem a necessidade de retirá-la com a espátula.

detox corporal e drenagem linfática

Para finalizar o protocolo detox, pode-se associar o Advanced Detox com movimentos de drenagem e recomendar a sua versão de uso em casa para aplicação diária no controle do edema e da celulite. 

Advanced Detox – Creme de massagem

É um creme para redução da celulite e do edema com ação detox, eliminando toxinas e líquidos em excesso.

É composto de ingredientes modernos e tecnológicos que combatem a ação dos radicais livres na pele e ativam a microcirculação, conferindo ação anti-inflamatória, calmante e rejuvenescedora. 

Esses ingredientes possuem ainda ação vasoprotetora e vasoconstritora, melhoram o sistema circulatório e aumentam a irrigação sanguínea, descongestionando o tecido, tratando e prevenindo o inchaço e os edemas. Além disso, hidratam e promovem a oxigenação adequada às células, mantendo o tecido saudável, nutrido e com a barreira hídrica equilibrada.

É um excelente creme para se associar a qualquer tratamento detox ou drenante. Se você utiliza o método de drenagem linfática com creme, vale a pena aplicar o Advanced Detox, ou ainda usar após a drenagem linfática para finalizar o protocolo e aumentar o efeito drenante.

Ao usar a manta térmica no procedimento, é importante utilizar o Advanced Detox após a pele estar aquecida, isso porque a temperatura alta do equipamento pode prejudicar o efeito das nanocápsulas, reduzindo o poder drenante do creme. 

Detox facial

O detox facial consiste em procedimentos que visam a limpeza profunda da pele do rosto e também sua tonificação. A finalidade desse procedimento é remover impurezas, desobstruir os poros, reduzir inflamações e estimular a renovação celular, trazendo mais viço e saúde à pele. Além disso, contribui para uma melhor absorção dos dermocosméticos utilizados na rotina de cuidados diária.

É especialmente indicada para peles muito congestionadas, inflamadas e oleosas. No botão abaixo temos uma sugestão de protocolo detox facial. 

Produto detox para uso no rosto

Para uso no rosto, dois produtos são ideais nas sessões de detox: o Sabonete Detoxificante, que possui aplicação e ação bem diferenciada, e a Máscara Biodetox, que pode inclusive utilizá-la no couro cabeludo para detoxificar a região no tratamento de terapia capilar.

Sabonete Detoxificante

Esse é um produto 2 em 1, sendo sabonete e máscara ao mesmo tempo. Possui o ácido salicílico, que limpa e detoxifica a pele, deixando um aspecto mais claro e iluminado.

O Sabonete Detoxificante é um produto multifuncional diferenciado por conta de sua aplicação inovadora. Age como uma máscara detoxificante, aplicada ainda antes de a pele ser higienizada. Ao ficar agindo por 10 minutos, sua ação detox elimina as impurezas que conseguiram penetrar na pele, auxiliando o organismo a expulsar as toxinas que ficam acumuladas nos poros e que contribuem para o processo inflamatório da pele. 

sabonete detoxificante
aplicação do sabonete detox

Depois é só umedecer a pele com um tônico ou água termal. Para peles acneicas, a recomendação é usar o Tônico Equalizador, que auxilia na redução da acne. Nesse momento, a máscara emulsiona e vira um sabonete, limpando completamente a pele de todas as toxinas e impurezas. Além disso, o sabonete atua como um esfoliante químico que favorece a remoção das células mortas.

O Sabonete Detoxificante também age nas glândulas sebáceas, controlando o excesso de oleosidade. Nos poros, o sabonete tem ação antipoluição através do estímulo de enzimas detoxificantes, protegendo também a pele do estresse oxidativo. 

Máscara Biodetox

Como o próprio nome sugere, é uma máscara detox, mas não é uma simples máscara desintoxicante. Ela é biofuncional, fazendo uma limpeza fisiológica na pele e no couro cabeludo. 

Indicada para tratamentos detoxificantes da pele e do couro cabeludo, essa máscara age como um ímã que absorve as toxinas, o excesso de oleosidade e os resíduos indesejados.

Por favorecer essa desintoxicação, a máscara fortalece a barreira de proteção da pele, aumentando a oxigenação e a nutrição do tecido e combatendo o excesso de radicais livres que promovem o fotoenvelhecimento. Além disso, traz benefícios no controle da oleosidade, comedões e acnes

máscara detox facial e corporal

Sua coloração escura  se deve à presença da argila preta e do carvão ativado. Esses ingredientes são ricos em biominerais que favorecem reações naturais na pele e por isso promovem uma limpeza fisiológica. Eles também limpam profundamente a pele, removendo poluentes e impurezas que ficam aderidas à superfície. Dessa forma, confere luminosidade, vitalidade, uniformidade e um sensorial sedoso, bem como estimulam uma melhor absorção de ativos na pele. Além das toxinas, o carvão ativado ainda elimina o excesso de oleosidade da pele, promovendo uma limpeza equilibrada sem agredir. 

Outras orientações em tratamentos detox corporal

Para ter uma pele sempre saudável e bonita, não basta apenas realizar procedimentos estéticos como o detox corporal ou facial. É fundamental adotar hábitos saudáveis no dia a dia, como manter uma alimentação balanceada, fazer atividade física e beber bastante água.

beba água

Evitar alimentos muito industrializados e excesso de açúcar também ajuda no equilíbrio do corpo. Além disso, a ingestão de alimentos com ação detox é bem-vinda nesse tipo de tratamento, fazendo uma detoxificação interna que, junto com os procedimentos detox na pele, deixa o organismo purificado e livre de toxinas que fazem mal tanto para a pele quanto para a saúde de forma geral. 

Se ficou alguma dúvida ainda, deixe aqui nos comentários que ficaremos felizes em poder ajudar. 

One thought to “Detox corporal e facial: benefícios e protocolos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.