A importância de uma pele limpa e livre de poluição

Last Updated on 3 de agosto de 2021 by Extratos da Terra

O aumento dos índices de poluição urbana em todo o mundo não é nenhuma novidade, né? Esse fator crescente já atinge níveis preocupantes e cada vez mais as pessoas serão reféns dessa agressão. De acordo com as informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), os poluentes de grande preocupação para a saúde pública incluem partículas de monóxido de carbono, ozônio, dióxido de nitrogênio e dióxido de enxofre.

A pele, maior órgão do corpo humano e importante barreira entre o mundo exterior e o nosso corpo, é sempre o órgão mais afetado por essa poluição. Nem todo mundo está levando em consideração os danos que a poluição pode causar à nossa pele, porém deveríamos repensar isso e iniciar um processo educativo, como já fazemos com a proteção solar ou mesmo com o uso da vitamina C, que atua como um agente preventivo de várias patologias de pele.

Pensando nessa tendência obrigatória de mercado que é a proteção da pele contra esse agente danoso, as empresas de cosméticos, já preocupadas, lançam cosméticos que monitoram essa agressão, complementando a proteção da pele. Esses cosméticos são importantes ferramentas na manutenção da saúde da pele, e não somente ferramentas de embelezamento, mas também incorporam em sua essência a manutenção da integridade da pele.

 

O que é importante saber sobre os efeitos da poluição na pele:

Os queratinócitos são células presentes na pele e, quando expostos à poluição ou à poeira, respondem com a diminuição da sua função e com o aumento da inflamação. Assim, quando usamos cosméticos com agente antipoluição, recuperamos a função dos queratinócitos e diminuímos os danos causados pela inflamação induzida pela poeira. Agora imagine os danos que a pele sofre quando vivemos em uma cidade grande, onde estamos expostos diariamente a poluentes resultantes do processo de combustão, tais como indústrias, escapamento de automóveis, fumaça de cigarro e resíduos químicos, todos esses agentes poluentes sobre a nossa pele, alterando inclusive o metabolismo celular. A boa notícia é que com o simples ato de aplicar produtos com ativos antipoluição já conseguimos um efeito protetor das células, auxiliando na manutenção desse órgão tão importante. A Extratos da Terra foi uma das primeiras empresas de cosméticos a investir em produtos que aumentam a proteção da barreira da pele, protegendo-a de forma direcionada contra os poluentes, já pensando nessa necessidade de combate aos efeitos do estresse oxidativo gerado pela poluição e pelas mudanças drásticas do clima.

 

Então como posso proteger minha pele dessas partículas?

A cosmetologia e a estética estão muito avançadas e a cada momento surgem novas descobertas, mas o ideal é que você sempre mantenha a pele íntegra, livre de resíduos, e que use produtos que possam proteger as células dos efeitos oxidativos. Existem várias maneiras de se fazer isso, e uma delas é procurar um profissional qualificado para fazer uma limpeza de pele frequentemente. Assim, você elimina as células mortas da superfície da pele e equilibra o sistema de defesa. A limpeza de pele pode ser potencializada quando são usados produtos com peptídeos antipoluição, ativo que purifica e protege a pele dos poluentes como metais pesados e fumaça de cigarro, impedindo que essas substância sejam absorvidas. Existe um produto com esse ativo no portfólio da Extratos da Terra: Dermosoft Clean Peeling Fitomineral, muito importante no processo de desintoxicação, visto que esfolia a pele e impede que as partículas poluentes se instalem nela.

Aliados ao tratamento em cabine, os cuidados diários de higienização e recuperação da pele são fundamentais, afinal estamos expostos aos poluentes todos os dias. Devemos adotar uma rotina diária contra as consequências da poluição do ar na pele. Essa rotina inclui a higienização diária da pele, principalmente no final do dia, retirando o acúmulo de poluentes, resíduos de sujidades e maquiagem. A higienização deve ser feita com cosméticos antipoluição, importantes para prevenir sinais de envelhecimento, possíveis manchas e a baixa da resistência da pele, o que irá promover um escudo antipoluição e um escudo protetor contra agentes poluentes. Para uma completa proteção da sua pele, sugerimos:

Esses cuidados aplicados diariamente, aliados à limpeza de pele profunda realizada por um profissional capacitado, potencializam a ação antipoluição. Procure um profissional especializado e elabore com ele um plano de tratamento que melhor atenda ao seu biotipo cutâneo. 😉

Conheça e teste os benefícios dos produtos desenvolvido pela Extratos da Terra em nosso site, extratosdaterra.com.br ou em um de nossos distribuidores.

Elizete Garcia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.