Cuidados com a barba e a pele masculina

Last Updated on 3 de agosto de 2021 by Lucimara da Cunha

Ahhhh, a barba! Desde a Antiguidade acompanhando os homens e, os pelos que antes eram  indesejáveis, agora estão fazendo o maior sucesso. A barba é uma tendência contemporânea e desde muito tempo era uma forma de caracterizar estilos de vida. Enquanto a barba vira uma tendência cada vez mais forte, o mercado de estética masculina vêm crescido de forma grandiosa, com ascensão a partir de 2015 e representando 35% da movimentação desse segmento. Para o homem, a barba é quase tão valiosa quanto os cabelos, fazendo parte de um combo de beleza. O crescimento de novos segmentos envolvendo as barbearias tem dado um gás nesse mercado. Empresários atentos às mudanças de mercado têm mudado o conceito de uma simples barbearia, proporcionando ao cliente muito mais do que só aparar os pelos. Vários produtos são utilizados para deixar esse processo o mais prazeroso possível, sem causar irritações na pele após o barbear e com produtos que facilitam o corte.

O homem de hoje procura estilo, já se foi o tempo de pensarmos que só as mulheres passam horas nos salões de beleza. Se antigamente era “dos carecas que elas gostavam mais”, hoje são os barbudos bem cuidados que elas mais procuram. Uma bela barba tem o seu respeito, mas também tem os seus problemas. O pelo é uma extensão da pele, e sofre junto com ela efeitos como o da poluição, do sol e acúmulo de sujeira e da foliculite.

Fique ligado em alguns cuidados básicos para manter uma barba bem tratada e bonita:

  • Os homens geralmente sofrem mais com oleosidade no rosto do que as mulheres, por isso é importante higienizar a pele com um sabonete específico, pois o excesso de “sebo” pode interferir no crescimento da barba;
  • Aparar sempre os pelos é uma boa maneira de evitar a coceira e a irritação da pele;
  • Um dos itens mais importantes no processo de barbear é hidratar e condicionar a barba. Não adianta aderir a moda e deixar a pele e os pelos danificados.

No mercado atual, existem diversos produtos e acessórios específicos para a barba, como pentes, tesouras e outros. Além disso, há barbearias especializadas em corte, modelos de barba e bigodes. Lembrem-se de que não é porque você está deixando a barba crescer que nunca mais irá tirar os pelos do rosto. Para manter uma barba bem moldada, devemos sim tirar o excesso de pelos. Vale lembrar ainda que existe o “bigode”, que é quase um elemento à parte na barba. Ele tem o seu próprio ritmo de crescimento, a sua própria forma de aparar, e se você for criativo, pode escolher um estilo completamente diferente do restante dos pelos faciais. Não é por acaso que existem produtos dedicados especificamente para o bigode, como pentes menores para estilos mais volumosos ou mesmo pomada para modelar.

Não se esqueça de cuidar da pele também, pois do que adianta ter uma barba linda se a pele não for tão linda quanto? O ato de barbear muitas vezes pode levar à foliculite, uma inflamação do folículo do pelo que deixa a pele vermelha, irritada e provoca coceira. Para evitar esses desconfortos, procure sempre um bom profissional e use produtos adequados para higienizar a pele. Produtos calmantes também são uma boa solução para usar na pele após o barbear, e uma dica é o Dermosoft Melange Pós Peeling, que acalma e diminui a irritação provocada pela lâmina. E para quem está deixando a barba crescer, lembre-se do resto do rosto onde não há pelos, como a área dos olhos e demais locais. Essas áreas também precisam de cuidados e de uma boa hidratação. Podem ser usados produtos multifuncionais, como Dermosoft Day Prevent Creme Anti-Idade Facial, que previne e trata os efeitos do envelhecimento, além de hidratar e manter a pele firme por muito mais tempo.

Já que a moda agora é “faça amor, não faça a barba”, aproveite a onda e arrase no estilo! 😉

Conheça e teste os benefícios dos produtos desenvolvido pela Extratos da Terra em nosso site, extratosdaterra.com.br ou em um de nossos distribuidores.

Paula Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.