Celulite como se forma

Celulite: como se forma

Last Updated on 15 de abril de 2024 by Lucimara da Cunha

A celulite é um problema que pode ir além da estética. Pode se agravar, causando dor, e até mexer com a sua autoestima. Ela acomete sobretudo as mulheres, principalmente após a primeira ovulação até a menopausa. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, cerca de 90% das mulheres sofrem com esse problema. 

Mas você sabe por que os homens não costumam ter celulite?

Hoje você vai entender o que é a celulite, por que ela ocorre e por que os homens são privilegiados nesse assunto.

O que é como se forma

Primeiramente, a celulite é um acúmulo de gordura nas células adiposas e também resulta do excesso de líquido entre as células. Essas características geram algumas alterações na pele, como por exemplo ondulação, inflamação e, em casos mais graves, dor no local.

Vamos simplificar tudo isso para que você consiga entender as causas da celulite e também para que possa identificar qual a melhor forma de tratá-la. 

Para ficar mais fácil de entender, veja a imagem abaixo. A imagem da esquerda é uma representação da pele sem celulite e a da direita com celulite. 

Formação da celulite

Observe as “bolinhas” amarelas que ficam abaixo da derme, elas são as células adiposas que armazenam gordura. Na pele em condições equilibradas (pele sem celulite), essas células são pequenas e bem distribuídas. 

Mas o nosso corpo tem a capacidade de armazenar a energia que consumimos, na forma de alimentos, em gordura para usá-la quando passamos por algum momento de restrição alimentar, por exemplo.

Esse armazenamento ocorre nas células adiposas. À medida que o corpo vai armazenando essa gordura, as células adiposas aumentam de tamanho. Por consequência, vão comprimindo os vasos, as fibras de colágeno e as outras camadas de pele acima. 

Você consegue ver que na figura à direita não há mais espaço entre as células por causa desse aumento do tamanho dos adipócitos? 

Então, como resultado da compressão dos vasos e da falta de espaço, ocorre uma má circulação do sangue, e com isso menos oxigenação e nutrição chega às células. Além disso, os líquidos que ficam entre as células não são mais drenados de forma adequada, ocasionando o edema e o inchaço. 

O edema, somado ao aumento das células adiposas, puxa as fibras de colágeno para baixo. Como resultado, forma depressões na superfície da pele que são vistas como as ondulações e o conhecido aspecto “casca de laranja”.

Por que os homens não possuem celulite?

Bom, você pode estar se perguntando, mas se a causa da celulite é o aumento do tamanho das células de gordura e o edema, por que ela não acontece nos homens?

Existem dois motivos para isso: o primeiro é o hormônio feminino estrogênio, e o segundo é a estrutura anatômica da pele.

1 – Hormônio estrogênio

O hormônio feminino estrogênio facilita o acúmulo de líquido na pele, causando o edema que agrava essa compressão do tecido. Na imagem abaixo, você pode ver como o estrógeno está presente em boa parte da vida das mulheres.

estrógeno na mulher

Os homens, por outro lado, possuem a testosterona (hormônio masculino), que aumenta o metabolismo e evita o edema. 

Exatamente! Eles têm mais sorte 😉

2 – A estrutura da pele dos homens é diferente 

Nas mulheres, a camada de gordura está organizada verticalmente, permitindo assim maior acúmulo de gordura. Já nos homens, as camadas são em diagonal, organizando-se em pequenas unidades, que não conseguem acumular tanta gordura, evitando assim a celulite.

Veja a diferença da estrutura da pele dos homens e mulheres na figura abaixo.

Celulite: pele do homem e da mulher

Perceba que a organização em diagonal do colágeno não permite que as fibras sejam facilmente  puxadas para baixo como acontece na pele das mulheres. Como resultado, não se formam ondulações na pele dos homens. 

Homens, vocês são pessoas de sorte!

Dicas de como diminuir a celulite

As mulheres não precisam se desesperar, tudo tem solução! 

É possível, sim, diminuir o temido aspecto “casca de laranja”. Confira algumas dicas:

  • Faça mais exercícios físicos, pois eles aumentam o metabolismo e ajudam a queimar gordura. Além disso, ainda melhoram a circulação.
  • Tome mais água, hidratar o corpo é fundamental
  • Por último e não menos importante: use cosméticos de alta tecnologia para atuar direto no problema, aumentando a circulação local e o metabolismo e auxiliando na perda de gordura. Assim, você ganha um importante aliado nesse processo.

Tratamento

Sobre o uso de cosméticos para reduzir a celulite, você pode tratar o problema em casa com tecnologias diferenciadas como a nanotecnologia. Outra opção é procurar um profissional da área da estética. 

Para poder escolher qual dessas opções é a melhor, você precisa entender que a celulite possui graus diferentes, que são definidos pelas condições da pele. 

A celulite divide-se em quatro graus:

  • Grau 1: as ondulações irregulares na pele surgem apenas quando você comprime a pele.
  • Grau 2: as ondulações e os “furinhos” já aparecem sem comprimir a pele.
  • No grau 3: é possível perceber alguns nódulos ou saliências bem evidentes
  • Grau 4: a pele apresenta vários nódulos, é uma celulite “dura”. Há inchaço, comprometimento da circulação no local, a pele tem aspecto acolchoado e normalmente apresenta dor ao se comprimir o tecido. 

Nos graus 1 e 2, a celulite é mais fácil de ser tratada, o que pode até mesmo ser feito com creme para redução da celulite.

Celulite Control

Porém, nos graus 3 e 4, normalmente a pele está em um processo inflamatório e, nesse caso, é bom procurar o auxílio de  um profissional de estética para tratar o problema. 

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com quem você acha que também vai gostar! 

4 thoughts to “Celulite: como se forma”

  1. Trabalho a tres anos com extrato da terra e o melhor creme para fazer qualquer tipo de massagem, so que sai da minha cidade e vim morar em Santiago do rio grande do sul e não há um representante perto mais perto que fui informada e em Pelotas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.