Vitamina C para a pele

VITAMINA C PARA A PELE: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ESCOLHER A SUA!

Last Updated on 5 de outubro de 2022 by Lucimara da Cunha

A vitamina C para a pele é um poderoso antioxidante que combate a formação dos radicais livres, ou seja, ela tem a capacidade de proteger as células contra os danos provocados por diversas reações naturais do corpo humano ou pela exposição ao sol. Essas reações estão normalmente relacionadas ao envelhecimento da pele. 

Dessa forma, a vitamina C evita o envelhecimento precoce por proteger as células bem como por auxiliar na produção de colágeno de qualidade e evitar também a sua degradação. Com isso, tem-se o aumento da firmeza da pele. 

Porém, a vitamina C não é produzida pelo organismo, sendo necessária a ingestão ou aplicação de produtos na pele que contenham essa vitamina.

Quando falamos em produtos com vitamina C para a pele, existem inúmeras possibilidades e opções no mercado. Por isso, hoje vamos falar de alguns fatores importantes para serem observados quando você estiver escolhendo a sua vitamina C. 

Toda vitamina C para a pele é igual?

De antemão, a resposta é não! Existem diferentes tipos de vitamina C. Vamos entender por que isso ocorre?

A molécula pura de vitamina C é chamada de ácido ascórbico. Essa é a forma biológica dessa vitamina, é como a encontramos na natureza e na alimentação. Porém, quando usada na pele, a vitamina C é muito instável e perde a sua eficiência com certa facilidade por uma reação chamada de oxidação. Além disso, o ácido ascórbico se mistura na água e tem afinidade por ela, e por isso a sua permeação na pele é dificultada, já que a camada mais superficial é impermeável à água, ou seja, essa camada repele substâncias que se misturam na água. Para que a vitamina C pura entre na pele é preciso estar em pH ácido, o que torna o seu uso mais restrito, não podendo, por exemplo, ser usada em peles sensíveis.

Portanto, quando você aplica vitamina C pura na pele pode acontecer de grande parte do efeito antioxidante ter se perdido quando ela ainda estava na embalagem. Além disso, a vitamina C pura pode não conseguir entrar na pele, ficando retida na camada mais superficial, e assim perder grande parte de seus benefícios.

Então, diferentes formas de vitamina C foram desenvolvidas pela indústria para que se pudesse ter produtos de alta eficiência com vitamina C. Dessa forma, surgiram as derivações de vitamina C, que nada mais são do que algumas modificações na estrutura química da vitamina C pura para deixá-la mais resistente e com maior afinidade com as camadas de proteção da pele, porém com os mesmos benefícios. 

Diferentes tipos

As substâncias derivadas da vitamina C formam diferentes versões que são muito comuns nos cremes hoje em dia, pois normalmente não perdem o seu efeito antioxidante e têm a mesma ação da vitamina C pura. 

Para formar esses componentes similares, adiciona-se outras substâncias na molécula de ácido ascórbico. Dessa forma, quanto mais componentes são adicionados, mais diferente essa substância se torna da vitamina C original. 

Sendo assim, a substância derivada mais similar a vitamina C é o palmitato de ascorbila, pois ele é o resultado da junção do ácido ascórbico com uma molécula de ácido palmítico. O que faz dele um irmão mais novo da vitamina C pura, porém mais equilibrado e com maior garantia de que o seu efeito antioxidante seja realmente aproveitado na pele.

Para ficar mais fácil de entender como funcionam os tipos de vitamina C, vamos fazer uma comparação com o cafezinho que a gente adora! 

O que o café tem a ver com a vitamina C?

Não tem nenhuma relação real, mas vai servir para entender como funcionam os derivados de vitamina C! 

Bem, o café puro é aquele coado que você ingere sem adição de açúcar ou leite. Ele é bom, mas algumas pessoas têm dificuldade de tomar pelo aroma forte. Então, para resolver esse problema são adicionados açúcar e/ou leite ao café. Quando adicionamos uma colher rasa de açúcar, o gosto do café é levemente modificado, o que o deixa mais fácil de tomar. Porém, à medida que vamos adicionando mais açúcar, mais diferente do café original o gosto vai ficando. E quando se adiciona o leite, ainda mais diferente ele fica.

café

Agora vamos pensar nessa analogia. O palmitato de ascorbila, por exemplo, é como o café com uma colher rasa de açúcar, muito similar à vitamina C pura. Esse componente é a junção da vitamina C pura + ácido palmítico, que, por sua vez, tem afinidade com os componentes da nossa pele. Sendo assim, é mais fácil de entrar na pele e com mais garantia de que o efeito antioxidante vai agir efetivamente. 

Porém, as outras formas de vitamina C são como o cafezinho que é acrescido de mais açúcar e leite, tornando-se cada vez mais diferente da sua forma original. 

De modo geral, tanto a vitamina C pura quanto as suas similares apresentam os mesmos benefícios antioxidantes na pele, apesar de terem uma estrutura química diferente. Mas as vitaminas C com menos ramificações são as mais parecidas com a vitamina C pura. 

Ainda assim, é importante avaliar outros fatores na hora de escolher a sua vitamina C. Isso porque, dependendo da embalagem e concentração, alguns produtos têm vantagens extras. Vamos ver mais à frente como a embalagem influencia na eficácia e como não podemos só considerar a concentração de vitamina C. 

Pura, nanoencapsulada e vetorizada, qual a diferença?

Além de ter estruturas químicas diferentes, a vitamina C pode estar na sua fórmula livre, nanoencapsulada ou vetorizada. Nesses casos, a diferença principal está no poder de absorção na pele e na resistência à oxidação.

No caso da vitamina C pura, apesar de ser mais fácil de ser reconhecida na pele, ela pode demorar para ser absorvida. E como é um ingrediente estável, ela também pode perder a eficácia até conseguir fazer isso.

Já as fórmulas nanoencapsuladas garantem a estabilidade do ingrediente, pois existe uma cápsula que protege a vitamina C contra a oxidação. Essa cápsula também é de tamanho muito pequeno, fazendo com que a vitamina C consiga chegar até as camadas mais profundas, tendo com isso a sua ação antioxidante potencializada. 

comparação de nanoativos e ativos convencionais

Igualmente como as nanoencapsuladas, a vitamina C vetorizada está protegida por outros componentes ligados a ela e que a direcionam para as camadas mais profundas, dificultando a oxidação e preservando os seus benefícios. 

Embalagem x eficácia da vitamina C

Chegou a hora de entender como a embalagem é tão importante em produtos com vitamina C para a pele. 

Na hora de comprar a vitamina C, verifique em que embalagem ela está armazenada. As mais seguras e que não permitem a oxidação são as airless. Essas embalagens têm uma estrutura interna diferente das outras que não permite que a fórmula entre em contato com o ar. Isso é importante porque é o oxigênio que promove a reação de oxidação, ou seja, em contato com o oxigênio a vitamina C tem grande chance de perder a sua função antioxidante. 

Veja como é a estrutura interna de uma embalagem airless e como ela funciona:

Como funciona uma embalagem airless

Esse mesmo sistema também está presente nas bisnagas airless. Nós fizemos uma postagem mostrando como fica a bisnaga quando ela tem essa tecnologia. Confira no nosso Instagram. Você vai ver que ela vai murchando. Isso acontece porque o creme sai da embalagem e não entra ar no seu lugar, por isso cria-se um vácuo, ou seja, uma região livre de oxigênio e de oxidação.

Em outras palavras, embalagens como bisnagas e frascos comuns permitem a entrada de ar pela saída do produto, e assim a vitamina C tem mais chance de perder a sua eficácia. 

Por exemplo, imagine que você está comprando uma vitamina C pura, que, como já vimos anteriormente, é a mais bioativa na pele, porém mais instável. Esse produto está armazenado em uma bisnaga comum, do tipo que, quando você abre a tampa para usar, consegue ver o produto. Bom, aqui temos dois fatores de risco para a oxidação: ela está pura e em contato direto com o ar. 

Por outro lado, existe outra vitamina C que possui uma vitamina C nanoencapsulada e que está armazenada em uma embalagem do tipo airless

Esta, por sua vez, está duplamente protegida pela cápsula da vitamina C e pela embalagem que não permite o contato com o oxigênio. Portanto, é provável que essa última tenha mais eficácia quando comparada à anterior. 

Concentração vitamina C x resultado

Achar que quanto mais vitamina C um produto tiver melhor o seu resultado é comum e até parece que faz sentido, porém é um grande mito.

Não é uma concentração maior de vitamina C que vai garantir um melhor resultado na sua pele. Já vimos antes que a embalagem e o tipo de vitamina C fazem diferença na eficácia de um produto. Por isso, não adianta o produto ter altas concentrações se a vitamina C oxida antes de usar. 

Outra comprovação foi um estudo em relação à vitamina C publicado no Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology, que mostrou que quando usada uma concentração maior de 20% de vitamina C pura a vitamina C presente na pele era menor, provavelmente porque a pele tem um limite de absorção. Sem contar que concentrações muito maiores de vitamina C pura podem deixar a pele muito ácida, causando irritação.

Esta é mais uma amostra de que nem sempre uma concentração mais alta de um ingrediente faz com  que o produto traga mais resultados. 

Outro fator a se considerar é quando se compara a concentração de uma vitamina C na sua forma livre com a de uma vitamina C nanoencapsulada. Vários estudos mostram que as nanocápsulas potencializam os resultados em até 10 vezes em comparação ao ativo livre. Ou seja, uma vitamina C nanoencapsulada pode ter menor concentração do que uma em sua forma livre ou pura, mas com efeitos iguais ou melhores. 

Outro fator ainda é que muitas vezes a vitamina C está associada ou combinada com outros ativos, os quais vão potencializar os seus efeitos, e como temos inúmeros outros ingredientes, há uma imensa combinação que pode ser feita e diferentes resultados. Portanto, não é só a concentração que importa.

Vitamina C da Extratos da Terra

Nós da Extratos consideramos todos esses fatores quando desenvolvemos as nossas vitaminas C. Levamos em consideração a embalagem, os tipos de vitamina, concentrações e combinações de ingredientes para entregar todos os benefícios dessa vitamina que todos amam e desejam. 

Nós temos dois produtos com vitamina C: um sérum e um creme. Ambos possuem teste comprovando que a vitamina C contida na fórmula não oxida. Esses testes foram realizados em laboratórios especializados que mostraram a estabilidade de 98% mesmo quando a vitamina C é exposta a temperaturas elevadas, mostrando ser estável por longos períodos. As duas vitaminas C também vêm em embalagem airless para garantir a eficácia delas. 

Agora vamos entender a diferença entre os dois produtos?

O Sérum Vit C é o nosso queridinho há muito tempo. Trata-se de um produto que possui a vitamina C nanoencapsulada + a vitamina C do Kakadu, além de resveratrol e ferula foetida. Essa combinação de ingredientes aumenta a produção de colágeno, diminui as rugas e uniformiza a pele. Você pode ver todos os detalhes do Sérum Vit C no conteúdo: Kakadu e vitamina C para o rosto: uma combinação poderosa para a pele ou no nosso site

E a novidade agora é o lançamento do creme com 20% de vitamina C. E se preparem porque esse produto ficou um arraso. 

O creme Nano Vit C 20% possui 20% de vitamina C nanoencapsulada, vitamina E, niacinamida, prebiótico e óleo de romã. A fonte de vitamina do creme é a vitamina C pura + o ácido palmítico, fazendo com que a vitamina C consiga entrar na pele de forma mais rápida e não perca o seu efeito antioxidante. 

Essa combinação de ingredientes potencializa os efeitos da vitamina C na pele, aumentando em 54% a produção de colágeno, além de fazer com que as células envelhecidas voltem a produzir colágeno como uma célula jovem. Também reduz manchas, rugas e linhas de expressão, e fortalece a proteção da pele. 

Além disso, a textura do creme é bem leve, não deixa a pele oleosa nem com aspecto pegajoso, podendo ser usada em todos os tipos de pele, inclusive em peles sensíveis. Também não há restrição de idade para uso, podendo-se aplicar a partir da adolescência 😉

Para saber todos os detalhes deste lançamento, clique no botão abaixo.

Que a vitamina C é ótima para manter a pele saudável e diminuir os efeitos da idade quase todo mundo já sabe. Mas você tinha ideia de todos esses detalhes sobre esse ingrediente?

One thought to “VITAMINA C PARA A PELE: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ESCOLHER A SUA!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.