Tudo sobre retinol

Retinol e retinol-like: qual usar no rosto?

Last Updated on 19 de agosto de 2022 by Lucimara da Cunha

O retinol é um ingrediente derivado da vitamina A, sendo muito conhecido e indicado para o tratamento de peles maduras. Porém, sua recomendação é feita com cautela, pois, apesar de trazer muitos benefícios para a pele, ele também pode irritar e causar desconforto. 

Por isso, a ciência cosmética vem desenvolvendo ingredientes com o mesmo mecanismo de ação do retinol, mas sem os efeitos irritantes na pele. Por ter ação similar à do retinol, esses ingredientes são conhecidos por sua ação retinol-like, que na tradução para o português quer dizer que são parecidos ou muito próximos do retinol.

Outra evolução da ciência é o desenvolvimento de nanocápsulas de retinol. Dessa forma, o retinol é entregue diretamente nas camadas mais profundas, pulando o contato da pele com as substâncias nas camadas superiores, onde costuma causar irritação. 

permeação do retinol e retinol-like
Permeação do retinol-like, drone de retinol e retinol livre. Desenho criado no biorender.com

É sobre essas diferenças entre o retinol, o retinol-like e o retinol nanoencapsulado que vamos falar hoje.

Principais benefícios do retinol

O retinol possui inúmeros benefícios para a pele e por isso ficou muito famoso e recomendado por vários dermatologistas. Entre as principais vantagens do retinol estão:

  • Preenchimento de rugas e linhas de expressão por estimular a renovação celular e aumentar o colágeno e a elastina na pele. 
  • Protege o DNA das células por estimular a produção da proteína Sirtuína 6, conhecida como proteína da juventude.
  • Reduz os efeitos do fotoenvelhecimento por diminuir a produção de radicais livres formados pelo processo inflamatório
  • Aumenta a firmeza da pele
  • Controla a oleosidade
  • Acelera a cicatrização
  • Estabiliza os telômeros, preservando a vitalidade das células

O mecanismo de ação do retinol é um pouco complexo. Mas de forma resumida e simplificada, ele consegue entrar pela parede das células e lá dentro se liga a duas chaves chamadas RAR e RXR. Ao se conectar a essas chaves, a pele recebe uma mensagem de que precisa começar o processo de renovação celular, trocando as células envelhecidas por novas, e também de produção de colágeno e elastina. Com isso, acontece o preenchimento das rugas e das linhas de expressão.

Confira abaixo uma representação gráfica do mecanismo de ação do retinol :
mecanismo de ação dos retinóicos
Mecanismo criado no site: biorender.com

Por outro lado, o retinol também reduz a formação de radicais livres. Ele faz isso porque, ao se ligar à chave RAR, impede a ligação de outras proteínas com essa chave e que estimulam a inflamação e a degradação do colágeno. Consequentemente, sem a ligação dessas proteínas, os radicais livres não se formam.

Alguns estudos, contudo, demonstram um lado meio obscuro sobre o uso prolongado do retinol em concentrações mais altas que as fisiológicas. Isso porque o retinol pode aumentar os radicais livres por outra via ou inativar o sistema antioxidante natural, o que seria ruim a longo prazo.

Por isso, cada vez mais se vê no mercado a ação retinol-like, ou seja, ativos que agem de forma similar, porém sem esses aspectos ruins do retinol. 

Diferença entre retinol e retinol-like

O retinol, como vimos, é um superativo, mas devido ao seu efeito irritante na pele não pode ser usado, por exemplo, em peles sensíveis ou com rosácea. 

Nesse caso, a ação retinol-like tem as suas vantagens, pois os ingredientes possuem o mesmo mecanismo de ação do retinol, como é o caso do Revinage® e da nanovitamina A, mas sem causar a irritação da pele, ou então trazem o mesmo resultado, fazendo isso de uma forma diferente do retinol.

Revinage®: menos irritação com resultado semelhante

O Revinage® é derivado de uma planta que na agricultura é considerada uma praga, o chamado picão-preto. Mas para a pele ele tem excelentes resultados. 

imagem do pição preto

O Revinage® liga-se à chave do RXR dentro das células e não bloqueia o sistema antioxidante natural. Além disso, diminui a presença do RAR, que é um gatilho para produzir os radicais livres derivados do processo inflamatório. Com isso, não traz problemas para a pele no longo prazo e tem ação muito similar, e em alguns casos até superior, aos resultados do retinol. 

Estudos comparativos

Um estudo comparou os efeitos do retinol e do Revinage® aplicados na pele na mesma concentração. Como resultado, o Revinage® mostrou aumentar a produção de colágeno tipo IV com efeito superior comparado ao retinol.

O aumento desse colágeno está apresentado na imagem abaixo, podendo ser observado pelo aumento da coloração verde fluorescente em comparação a uma pele sem os ativos (placebo).

Aumento do colágeno IV do retinol e revinage

Além do mais, o Revinage® aumenta a produção de fatores de crescimento e de enzimas antioxidantes na pele, reduzindo em 54% os radicais livres. Com isso, tem-se 24% mais colágeno e 26% mais elastina na pele. 

Outro estudo comparativo entre o retinol, o ácido retinoico e o Revinage® demonstra o efeito similar deste último e prova a ação retinol-like.

resultado do efeito retinol-like

A imagem mostra o aumento de 108% de fator de crescimento, muito similar aos 134% do retinol. Os fatores de crescimento são importantes por estimular a troca de células envelhecidas por células novas e mais saudáveis. Visualmente a pele fica mais lisa, renovada e com a coloração mais uniforme.

Os dados também mostram uma produção superior de pró-colágeno em 159% pelo Revinage® em comparação a 67% do retinol. O pró-colágeno é composto por pequenas estruturas que depois se juntam e formam as fibras de colágeno que dão firmeza à pele. 

Esse mesmo estudo mostrou dados superiores do Revinage® em relação ao retinol no aumento do fator de crescimento de fibroblastos, que estimula a produção de ácido hialurônico, colágeno e elastina. Ele também reduz as proteínas que destroem o colágeno e a elastina já existentes na pele. 

O Revinage® está presente na nossa máscara Lifting Mask AH+.

Ação retinol-like da vitamina A nanoencapsulada

Outro ativo com efeito retinol-like é a nanovitamina A, um poderoso antioxidante que combate os radicais livres responsáveis por causar o envelhecimento. 

Como a vitamina A que dá origem ao retinol, ela proporciona os mesmos benefícios à pele, mas, por ter uma estrutura diferente do retinol, não causa irritação. Além disso, por ser nanoencapsulada, ela também chega às camadas mais profundas, liberando a vitamina A aos poucos por até 8 horas. Ou seja, a ação da nanovitamina A é prolongada. 

Com isso, a vitamina A estimula a produção de colágeno e elastina, além de favorecer o desenvolvimento de novas células, diminuindo assim as rugas e as linhas de expressão. 

A nanovitamina A está presente no nosso Reverse AH10.

A tecnologia drone

Como a ciência sempre evolui, uma das mais inovadoras fórmulas do retinol é o drone com retinol.

Essa tecnologia é uma evolução das nanocápsulas. Os drones são formados por peptídeos que têm afinidade com algumas células específicas da pele e carregam em seu interior ingredientes como o retinol. 

Com isso, os peptídeos do drone levam a cápsula até a parede das células e depois liberam o retinol. Dessa forma, é possível usar uma pequena porcentagem do ativo de maneira que não seja prejudicial às células, mas ao mesmo tempo ter toda a ação estimulante e renovadora do ingrediente.

Além disso, pelo fato de o retinol estar isolado dentro do drone, não entra em contato com as camadas  superiores da pele, onde normalmente acontece desconforto e irritação provocados pelo uso do retinol. Com essa tecnologia é possível ter produtos com retinol recomendados para peles sensíveis e área do rosto, como a região dos olhos, sem causar nenhum desconforto. E ainda mais, pode-se usar esses produtos diariamente por longos períodos. 

Isso é a evolução a favor da nossa pele!

O drone com retinol está presente na nossa linha anti-idade, nos produtos Nano Lifting, Lift Eyes e Soft Peel.

 Conte para a gente, você já sabia dessas diferenças entre o retinol e o retinol-like?

creme para olheiras
Comprar lift Eyes
comprar soft peel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.