Last Updated on 19 de agosto de 2022 by Lucimara da Cunha
Antes de mais nada, skincare significa cuidar da sua pele. E se você quer cuidar mais dela, mas não sabe por onde começar, este conteúdo é para você.
Hoje reunimos algumas dúvidas frequentes de quem está começando a ganhar gosto pelos cuidados com a pele do rosto. Além disso, vamos te mostrar que uma rotina skincare pode ser feita diariamente em poucos minutos.
1. Como fazer skincare, o que usar e quantas vezes no dia?
Para quem está começando, aconselhamos iniciar com os passos mais importantes e essenciais para qualquer tipo de pele.
Primeiramente comece reservando alguns minutos pela manhã e à noite para montar a sua rotina de cuidados. Essa rotina inclui lavar a pele, hidratar e proteger do sol. São apenas 3 passos que fazem muita diferença.
Pela manhã, siga estes 3 passos:
1 – Lave bem o rosto. Antes de aplicar qualquer produto, você precisa limpar bem a pele.
2 – Hidrate com um produto para o seu tipo de pele. Caso você não saiba qual é o seu tipo específico, temos um conteúdo que te ajudará a entender qual o seu tipo de pele.
3 – Proteja a pele dos danos causados pelo sol utilizando o filtro solar. O ideal é usar pelo menos um protetor com FPS 30. A proteção solar é um dos atos mais importantes que você pode ter para prevenir o envelhecimento e manter a pele bonita por longos anos!
Depois, à noite ou no fim do dia, repita os passos 1 e 2.
Agora que você já reservou esse tempinho para você, é hora de escolher os produtos que deve usar. Nós temos outro conteúdo que te ajudará a escolher o melhor produto para a sua pele. Acesse ele aqui: link
2. A partir de que idade deve-se começar o skincare?
Os cuidados básicos de lavar, hidratar e proteger podem começar desde a infância, usando produtos específicos para cada fase da vida. A partir dos 12 anos, já é possível usar produtos de tratamento da pele, como, por exemplo, produtos para controle da acne, que normalmente aparece na adolescência.
Além disso, dos 25 anos em diante, nós já começamos a diminuir a produção de substâncias importantes na nossa pele, tais como colágeno e ácido hialurônico. Por isso, é interessante começar os cuidados com a pele aplicando produtos que previnam o envelhecimento. E a boa notícia é que você pode ter esse cuidado seguindo os mesmos 3 passos mencionados anteriormente. Para isso, basta escolher os produtos de acordo com a sua necessidade. Você pode optar por sabonetes e cremes que têm mais de uma função, que além de limpar e hidratar também tenham efeito anti-idade, clareamento, antiacne, entre outros.
3. Como lavar o rosto e quantas vezes ao dia?
O rosto deve ser lavado duas vezes ao dia, mas não exagere na limpeza, mesmo se você tiver a pele oleosa. Lavar muitas vezes deixa a nossa pele desprotegida e mais sensível. A forma adequada de lavar o rosto vai depender do tipo de produto que você está usando.
Por exemplo, se você usa um sabonete líquido, o ideal é, com a mão úmida, colocar um ou dois pumps do produto na palma de uma das mãos. Esfregue uma mão na outra e, em seguida, esfregue as duas mãos no rosto. Na sequência, faça movimentos circulares com a ponta dos dedos até limpar todos os cantinhos da face. Depois que limpou toda a pele, enxágue até tirar toda a espuma do rosto e seque-o bem com o auxílio de uma toalha limpa.
É importante manter a sua toalha de rosto limpa e seca, pois assim você evita que bactérias sejam transferidas para o seu rosto limpo.
Em contrapartida, se você usa uma espuma de limpeza e, principalmente, se essa espuma tiver algum ácido na composição, o ideal é aplicar a espuma na palma da mão e no rosto seco. Depois é só seguir a mesma recomendação de aplicação do sabonete. A recomendação de aplicar com o rosto e a mão seca é para aproveitar o máximo dos benefícios que os ácidos podem proporcionar.
De qualquer forma, é sempre importante verificar o modo de uso da embalagem do produto, pois a forma ideal de aplicar pode variar de acordo com a composição.
4. Qual sabonete usar para lavar o rosto?
Antes de mais nada, não use o mesmo sabonete em barra que você utiliza para lavar o corpo. Isso porque a pele do rosto é diferente, e esses sabonetes não são ideais para os cuidados com o rosto.
Além disso, os sabonetes para o rosto já trazem benefícios a mais para o skincare. Por exemplo, eles controlam a oleosidade, retiram a poluição, têm ação antioxidante, podem controlar a acne ou até ajudar na prevenção do envelhecimento.
Qual produto escolher vai depender das necessidades da sua pele. Para saber como escolher o ideal para você, acesse: como escolher o melhor produto para o seu tipo de pele.
5. Qual é a ordem de aplicação de cremes e séruns no meu skincare?
Muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual produto passar primeiro no seu momento skincare. E a dica aqui para você lembrar sempre é: utilize primeiro os mais líquidos e vá usando na sequência, conforme a espessura do produto, deixando os mais “durinhos” por último.
Por exemplo: assim que a pele estiver limpa, use os tônicos ou outros produtos em fluido primeiro, depois você pode aplicar os séruns, seguidos das loções e dos cremes. Por último, aplique o protetor solar, pois ele vai servir como um guarda-sol para a sua pele, e os produtos em pó devem ser usados para finalizar e matificar.
Com essa ordem, você garante que todos os produtos consigam entrar na pele sem que nenhum deles interfira no resultado do outro.
Então segue o resumão da sequência de como aplicar os produtos na pele:
- Sabonetes ou outro produto que sirva para limpar a pele
- Líquidos como tônicos, fluidos ou água termal
- Séruns
- Loções
- Cremes
- Protetor solar (independentemente da textura)
- Pós, como protetores em pó ou matificantes
Ah, isso não quer dizer que você precise usar todos esses tipos de produtos, mas se tiver mais de um produto para usar, siga essa sequência pulando aqueles que você não tem.
Mas se você tiver dois cremes, por exemplo, um para a área dos olhos e outro para o rosto todo?
O ideal nesses casos é que você passe primeiro o creme da região específica, como o do exemplo anterior, o da área dos olhos, e depois aplique o outro no rosto todo. Vale essa regra se você tiver mais de um produto de uso pontual. Assim você aplica todos os produtos pontuais e fecha o seu skincare com o produto do rosto todo.
6. Como aplicar da forma correta os produtos na pele?
Para aplicar os séruns ou cremes, coloque um pouco do produto na ponta dos dedos de uma mão e encoste na ponta dos dedos da outra mão onde você colocou o produto e depois espalhe por todo rosto. Depois faça movimentos de baixo para cima até absorver o produto. Veja a direção dos movimentos na imagem a seguir.
Outra dica legal quando for aplicar produtos mais líquidos como tônicos é fazer movimentos de tamborilamento na pele, ou seja, você vai batendo levemente os dedos no rosto.
Normalmente os produtos absorvem rapidinho, em questão de minutos.
7. Quanto tempo devo deixar o produto antes de aplicar outro?
Você precisa esperar o produto absorver totalmente antes de aplicar outro sobre ele.
É comum a indicação de uso duas vezes ao dia, ou seja, você passa pela manhã e deixa o produto na pele até a noite. Depois de limpar o rosto, aplique novamente e só retire na manhã seguinte.
Porém, vale lembrar novamente que é preciso verificar o modo de uso do produto na embalagem. Se o produto não mencionar o tempo que precisa deixar na pele, pode seguir com a recomendação anterior. Caso contrário, aplique e retire conforme a recomendação do fabricante.
8. Como aplicar o protetor solar?
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 70% da exposição solar acontece na rotina, e apenas 30% nos momentos de lazer. Por isso, é importante uma proteção diária, especialmente no rosto.
O protetor deve ser aplicado depois dos seus outros produtos de tratamento skincare, e você deve esperar a total absorção desses produtos antes de aplicar o filtro. Lembre-se de aplicar o filtro solar 15 minutos antes de sair ao sol e faça reaplicações de preferência a cada duas horas. O fator de proteção mínimo indicado é 30.
Quanto à quantidade certa, a SBD reforça que a eficácia do protetor pode ser comprometida se ele for aplicado em pouca quantidade. O indicado é o equivalente a uma colher de chá para cada área (uma para face e pescoço, uma para cada braço e cada perna, uma para o dorso e por aí vai).
Além disso, para você não ter desconforto ou espinhas, por exemplo, escolha protetores indicados para a sua pele. Verifique essa indicação do produto com o fabricante.
9. Para reaplicar durante o dia precisa lavar o rosto?
Não tem a necessidade de lavar o rosto toda vez que fizer a reaplicação do protetor solar. Se você estiver com a pele muito oleosa, pressione sobre a pele uma toalha de papel para absorver a oleosidade e o suor, e na sequência aplique o filtro.
Caso use maquiagem como base, você pode usar os filtros em pó para fazer a reaplicação do protetor. Dessa forma, você fica maquiada e bem protegida.
10. Como aplicar protetor solar em pó?
A forma mais correta de aplicar os protetores solares em pó é dando batidinhas com a esponja na pele, depositando assim o produto no rosto. Não é correto, por exemplo, você passar o pó arrastando a esponja na pele, pois esse movimento faz com que o pó se deposite na pele e depois seja retirado dela quando você arrastar a esponja.
Também outro fato importante no uso desse tipo de produto é passá-lo de forma bem uniforme, não deixando locais sem aplicação.
Uma dúvida bem recorrente é se esses produtos realmente protegem. E para esclarecer, todo protetor, seja ele creme ou em pó, precisa passar por testes em laboratórios especializados que avaliam se o produto tem poder de proteção contra os raios solares.
Porém, o fato de esse tipo de produto poder facilmente ser passado de forma desuniforme na pele acaba gerando desconfiança e até mesmo faz com que muitos dermatologistas não recomendem esses produtos sozinhos para proteção. Portanto, esses produtos precisam ser aplicados uniformemente em forma de batidinhas para não deixar a falsa sensação de aplicação do produto.
Caso prefira, você pode aplicar um protetor em creme pela manhã e usar os protetores em pó para selar e matificar a pele, assim como fazer a reaplicação durante o dia com pó. Dessa forma, garante-se a proteção da pele e os benefícios que os protetores em pó trazem.
Então, agora que você já conferiu as 10 dicas do skincare, conta para a gente: qual dúvida você tem em relação aos cuidados com a pele?