Cuidados com a pele no inverno

Cuidados com a pele no inverno

Last Updated on 15 de junho de 2021 by Lucimara da Cunha

Os cuidados com a pele no inverno assemelham-se aos de outras estações, porém se deve ter uma atenção maior na hidratação. 

O que acontece com a pele no frio é que a umidade do ar fica menor, assim como as temperaturas, o que também diminui a nossa transpiração corporal. Como a umidade do ambiente é menor, ocorre uma evaporação maior da água que fica na superfície da pele para o ambiente externo, ou seja, mais água da pele evapora para o ar, provocando o ressecamento. 

Além disso, nessa época é comum as pessoas tomarem banhos mais quentes, diminuindo assim a oleosidade natural da pele. Como resultado, o nosso manto protetor, que é formado por água e componentes oleosos, fica desequilibrado. 

Todos esses fatores fazem com que a pele fique ressecada e com aspecto esbranquiçado, opaco, com leve descamação e até coceiras. 

Como manter a pele hidratada no inverno? 

A melhor maneira para manter os cuidados com a pele no inverno é reforçar o uso de hidratantes, manter uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas que aumentem a barreira de proteção, e não se esquecer de manter o consumo de água de pelo menos 2 litros no inverno. 

Parece clichê falar que devemos beber água, mas no inverno, por fisiologia, não sentimos sede como ocorre em temperaturas elevadas. Segundo a HCor, isso acontece porque no inverno sofremos mudanças de um hormônio conhecido como ADH, ou antidiurético. Nos dias frios, essa molécula desencadeia reações que fazem com que a circulação sanguínea fique concentrada nos vasos centrais para preservar o calor do corpo e, com isso, não sentimos sede. 

Como cuidar do corpo no inverno?

Como mencionado, o clima seco e frio pode deixar regiões mais expostas, como pernas, braços e mãos, com aspecto esbranquiçado e ressecado. 

Para evitar o problema e não sofrer as consequências das baixas temperaturas, a melhor atitude é redobrar a hidratação da pele. 

cuidados com a pele no inverno-hidratante corporal

Por mais que dê aquela preguiça depois do banho, é importante reservar alguns minutinhos para passar um hidratante, de preferência que possua base vegetal. Aplicar após o banho também facilita um melhor aproveitamento do creme. Isso porque a temperatura quente da água deixa os poros mais abertos, facilitando assim a entrada do produto na pele. 

Os hidratantes de base vegetal são os melhores porque reconstroem a barreira de proteção da pele e diminuem a evaporação da água para o ambiente externo. Além de repor os componentes naturais de hidratação da pele, esses hidratantes também estimulam uma maior armazenagem de água na pele. 

Para quem tem preguiça de passar um hidratante, uma dica interessante é o Nano Shower. Esse produto é um sérum que pode ser aplicado com a pele úmida do banho, antes mesmo de secar o corpo. O Nano Shower é um produto que trata a celulite e ao mesmo tempo hidrata a pele. 

Agora, as mãos ainda têm um agravante, pois elas estão mais expostas a alterações de temperatura e ventos durante o dia. Além disso, estão em contato direto com produtos de limpeza.

Por isso, o ideal é usar produtos específicos para a pele das mãos, que hidratem bem mas ao mesmo tempo não deixem uma sensação pegajosa desconfortável nessa região. 

O que é bom passar no rosto no frio?

Como vimos anteriormente, o frio aumenta o ressecamento, deixando a pele do rosto mais opaca e sem brilho natural. 

Os lábios são uma das primeiras regiões a sentir a diferença da temperatura. Isso acontece porque a pele nessa região é mais fina e sensível, evaporando mais água do que as outras áreas do rosto. Por isso, o uso de protetor labial e de manteigas vegetais ajuda a manter os lábios hidratados e saudáveis. 

Já os hidratantes para o rosto devem seguir a indicação de produtos específicos para o seu tipo de pele, incluindo o uso do protetor solar. Temos aqui no blog um conteúdo em que você encontra os produtos ideais para o seu tipo de pele, basta clicar no link

Gostou deste conteúdo? Deixe o seu comentário aqui e, se tiver alguma dúvida, fique à vontade para nos perguntar 😉

One thought to “Cuidados com a pele no inverno”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.