hidratar a pele

Por que hidratar a pele é um passo essencial?

Last Updated on 26 de outubro de 2023 by Lucimara da Cunha

“Hidratar a pele é fundamental”. Essa frase é bem comum de se ouvir, mas você sabe por que precisamos hidratar a pele?

A hidratação é uma maneira de equilibrar os componentes aquosos e oleosos da pele que fazem a proteção do corpo em relação ao meio externo.

Nós possuímos um sistema natural de hidratação, com componentes produzidos pela pele e que asseguram essa proteção. Além disso, essa hidratação natural garante um aspecto saudável e com viço. 

hidratar a pele reforça a hidratação natural
Hidratação natural da pele: o manto hidrolipídico, formado pelo fator natural de hidratação e o sebo produzido pelas glândulas sebáceas, garante um isolamento com agentes externo prejudiciais a pele.

Mas à medida que envelhecemos, a nossa pele produz menos desses componentes que fazem a hidratação natural. Por isso é necessário, hidratá-la com produtos topicamente aplicados. Além disso, manter a ingestão de água de pelo menos dois litros por dia fornece uma hidratação de dentro para fora. 

Outros aspectos ambientais como as mudanças de temperatura, a umidade do ar e a poluição prejudicam o filme protetor natural da pele, o que leva à desidratação e à aparência opaca e sem vida.

Todos nós devemos manter a hidratação, até mesmo as peles oleosas. Isso mesmo, muitas vezes essas peles estão desidratadas, ou seja, possuem pouca água na sua superfície e, na tentativa de fortalecer a barreira de proteção para evitar a evaporação da água, a pele produz mais óleo.

Portanto, os hidratantes devem incorporar-se à rotina de cuidados diários da pele já na adolescência. Isso porque estamos expostos diariamente a ambientes secos ou com mudança de temperaturas, poluição, banhos constantes ou muito quentes. Tudo isso afeta a barreira de proteção e deixa a pele vulnerável à desidratação.

O que ocorre se não hidratar a pele?

Se a pele não tiver os seus níveis normais de água e componentes naturais de proteção equilibrados, a barreira de proteção é danificada.

Com isso, mais água da superfície da pele é evaporada para o meio ambiente, e a pele começa a apresentar desidratação e leve descamação, como a imagem abaixo.

pele desidratada

Se o problema persistir, você vai perceber o aspecto áspero da pele, assim como as formações de linhas de expressão e fissuras. Esses fatores não só prejudicam a aparência saudável como também são o gatilho para a instalação de problemas como acne, dermatites, sensibilidades e envelhecimento precoce.

Além disso, sabe-se que, quando a pele está bem hidratada, ela responde melhor aos tratamentos. Isso acontece porque a pele consegue absorver e distribuir de forma mais uniforme todos os ingredientes que um produto de tratamento possui. 

Qual o melhor hidratante para a pele?

O melhor hidratante é aquele destinado ao seu tipo de pele. Isso porque cada pessoa tem necessidades diferentes. Por exemplo, as peles oleosas precisam de um equilíbrio maior entre a produção de óleo e o armazenamento de água. Por outro lado, as peles secas necessitam reforçar a barreira de proteção e favorecer a hidratação biológica. 

hidratar a pele com produto vegetal

Outro fator importante é o hidratante ser biocompatível, com base vegetal que possua componentes similares ao encontrado na pele ou que estimule a produção dos hidratantes naturais, como o ácido hialurônico.

Alguns exemplos desses componentes são os ômegas, vitaminas, escaleno, proteínas, ceramidas, ácido hialurônico vetorizado pelo silício e outros lipídios que hidratam de verdade a pele.

Ações de um hidratante

Existem diversos tipos de hidratante, e cada um age de uma forma diferente. Vamos ver alguns?

  • Hidratantes oclusivos e umectantes: esses componentes agem como um imã na superfície da pele, mantendo a água nessa camada e evitando a desidratação. É um tipo de hidratante que fornece uma hidratação imediata, porém a longo prazo não é tão eficiente, visto que, à medida que é retirado da pele, o seu efeito é perdido. 
  • Hidratantes biomiméticos: são produtos que possuem componentes idênticos ou muito parecidos com os presentes naturalmente na pele. Assim, quando aplicados, eles conseguem se incorporar às células, como se já fizessem parte delas. O resultado é um efeito hidratante de longo prazo, pois fortalece a película natural de proteção. Alguns exemplos desses componentes são os ômegas e o escaleno.
  • Hidratantes biológicos: são produtos capazes de estimular a produção de agentes hidratantes como o ácido hialurônico e os lipídios produzidos pelas glândulas sebáceas. São chamados de biológicos porque o próprio corpo já possui e produz essas moléculas. 

Portanto, um bom hidratante é aquele que associa a ação imediata de hidratação, sentida na pele na hora da aplicação, com a ação de longo prazo, estimulando ou repondo os componentes de hidratação natural da pele. 

creme hidratante

Conheça os nossos hidratantes corporais e faciais biocompatíveis com a pele. 

2 thoughts to “Por que hidratar a pele é um passo essencial?”

  1. Olá bom dia….sou Angela Cardoso….estou com um probleminha em meu rosto a mais ou menos 8dias surgiu manchas avermelhadas e muita coceira e agora está se escamando onde coça…só alivia quando lavo …ja fui em dermato…e me disse que é uma alergia de inverno ,me passou uma pomada para passar no local … de imediato resolve ,mas dia seguinte volta o problema….vocé tem algo a me orientar?

    1. Oi Angela, neste caso, como é um alergia delicada, nós recomendamos que você mantenha o acompanhamento com seu dermatologista. No caso de indicarem algum produto da Extratos da Terra, poderemos lhe ajudar com qualquer dúvida mas não podemos lhe prescrever nenhum tratamento alternativo. No mais, conte conosco! Beijo grande, linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.