pele das mãos

Pele das mãos: saiba quais cuidados você deve ter com as mãos

Last Updated on 15 de junho de 2021 by Lucimara da Cunha

Como você tem cuidado da pele das mãos?

As mãos são a região do corpo mais exposta no dia a dia. O dorso das mãos possui a pele muito fina e com poucas glândulas sebáceas, que são as células que produzem a oleosidade, e por isso as mãos sofrem mais, ficando ressecadas com facilidade.

Uma pele ressecada ou desidratada não desempenha de forma ideal a sua função de proteção. Isso que pode causar ainda mais ressecamento, formação de rachaduras ou fissuras e outros problemas como manchas

As mulheres sofrem mais com o ressecamento das mãos, já que a pele dessa região é mais delicada. Além disso, cerca de 20% mais fina do que a pele masculina. 

A pele das mulheres também é naturalmente menos oleosa, por possuir menos glândulas sebáceas do que a pele dos homens. 

lavando as mãos

Devido a esses fatores e também pelo fato de as mãos serem uma parte do corpo que está mais exposta e que sofre frequentes processos de lavagem durante o dia, as mãos das mulheres são mais suscetíveis a serem ressecadas e desidratadas.

Envelhecimento das mãos

Envelhecer faz parte da vida e é preciso saber conviver com as várias mudanças que aparecem na nossa pele no decorrer do tempo. 

Nossas mãos são um alvo inevitável dessas transformações, sendo a parte do corpo em que mais aceleramos o envelhecimento. 

Isso porque as mãos estão diariamente expostas às agressões do meio ambiente como sol, vento e produtos de limpeza que provocam o envelhecimento precoce da pele. 

O excesso de sol causa manchas senis que se intensificam ao longo dos anos, deixando a pele dessa região com aparência envelhecida. No inverno, a água muito fria e a exposição ao vento forte também maltratam a nossa pele. 

Além disso, a pele das mãos é mais fina e sensível do que a pele de outras regiões do corpo. Como já discutimos no post sobre a pele do corpo. Isso deixa as mãos mais suscetíveis ao ressecamento e, consequentemente, ao envelhecimento da pele dessa região. 

Uma dica valiosa é cuidar da pele das mãos desde jovem, mantendo-a saudável e bonita. 

Para evitar o ressecamento e prevenir o envelhecimento da pele nessa região, é importante utilizar diariamente hidratantes que protegem a pele e evitam a perda de água. Assim como fazer uso de proteção solar quando for expor as mãos ao sol. 

Mas se você já está sofrendo com o envelhecimento das mãos, existem diversos tratamentos estéticos para amenizar os efeitos do tempo. Procure um profissional qualificado para fazer uma avaliação 😉

Dicas de cuidados com pele das mãos

1 – A primeira dica é tomar água, pois ela é vital para manter a pele saudável e bonita, e não só das mãos, mas do corpo em seu conjunto. 


2 – A segunda é usar protetor solar nas mãos. Não se esqueça de proteger essa região, afinal o sol é o principal causador do envelhecimento cutâneo e das manchas de pele. Você pode usar o mesmo protetor do rosto nas mãos.

3 – Hidrate a pele das mãos e use produtos direcionados para essa região. Isso porque as mãos têm as suas particularidades e necessidades diferentes da pele do resto do corpo. 

hidrate as mãos

Procure por produtos com base vegetal e ricos em vitamina E e ômegas 3, 6 e 9. Dessa forma, além de hidratar profundamente a pele, esses produtos têm ação antioxidante e regeneradora da pele, ajudando a prevenir o envelhecimento e mantendo a pele das mãos saudável. 

4 – Esfolie a pele das mãos uma vez na semana. Isso ajuda a manter a renovação da pele e também melhora a hidratação, evitando que fique opaca e sem vida. Uma boa opção é usar o Esfoliante Fitomineral, ele também retira o excesso de poluição e ilumina a pele. 

5 – Use luvas quando estiver exercendo atividades com produtos químicos, isso evita que os produtos químicos alterem a barreira de proteção da pele e provoquem desidratação.  

6 – Se você possui manchas senis ou de sol nas mãos, uma dica de tratamento é usar produtos clareadores à noite. 

Agora que você já sabe tudinho, que tal colocar em prática esses cuidados?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.