anamnese na estética

Importância da anamnese nos tratamentos Estéticos

Last Updated on 1 de setembro de 2023 by Lucimara da Cunha

Este texto trata da importância da anamnese bem realizada na área da estética. Então, convidamos a esteticista e fisioterapeuta dermatofuncional Camila Pepe para falar sobre como a anamnese impacta no resultado final dos seus tratamentos. 

Anamnese pela visão de Camila Pepe

Ao longo destes quase 30 anos na estética, independentemente da minha área de atuação (facial, corporal, gestante, pós-parto ou pós-operatório), fica claro para mim que o sucesso dos meus resultados está intimamente ligado a uma anamnese criteriosa nos mínimos detalhes.

Já se passou o tempo em que a anamnese seria só o preenchimento de um questionário com a coleta de dados clínicos dos pacientes. Hoje se considera a análise do impacto de fatores externos como sol, estresse, má alimentação, sedentarismo, falta de sono, poluição ambiental e digital, que causam verdadeiros estragos na pele dos pacientes. Isso tudo agrava os quadros das disfunções estéticas, motivo pelo qual  os dados obtidos a partir da anamnese são relevantes na nossa análise. Consideramos então uma análise não só do biotipo e das disfunções, mas do ESTADO dessa pele, relacionando-o com o estilo de vida do paciente.

Pontos-chave de uma boa avaliação

Entender o estado físico e emocional do paciente, além de se ter um profundo conhecimento de suas queixas, fisiopatologia, etiologia, características e recursos utilizados no tratamento da queixa principal são pontos-chave para o desenvolvimento de um bom raciocínio clínico.

anamnese na estetica

A banalização do mercado quando encontramos “AVALIAÇÃO GRATUITA” ou uma avaliação sem muitos detalhes e atenção para cada paciente faz com que as condutas sejam traçadas de uma maneira rasa. Assim, tem-se pouca qualidade de resultado ou nenhum resultado, o que acaba fazendo com que a estética tenha baixa credibilidade no mercado.

Anamnese é consulta, por isso, eu defendo que você deve cobrar sim! É seu tempo, ou seja, sua expertise em aplicar os seus conhecimentos para atingir os resultados esperados. Nesse sentido, se errar ou se não se atentar aos mínimos detalhes, todo o seu plano para o sucesso não acontecerá. 

Acredite: a anamnese é o primeiro passo para traçar uma prática clínica assertiva, com muito diferencial e o tão esperado sucesso nos seus resultados.

Pense nisso!

Opinião da profissional Camila Pepe – Esteticista e Fisioterapeuta Dermatofuncional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.