eletroterapia na estética

Eletroterapia na estética e associação com dermocosméticos

Last Updated on 1 de fevereiro de 2024 by Lucimara da Cunha

A eletroterapia está cada vez mais frequente nas clínicas de estética de todo o país. Mas ela não é uma novidade. Por mais que pareça algo esquecido, o famoso vapor de ozônio é um dos equipamentos elétricos mais antigos usados na estética. Além dele, outros comuns e acessíveis são a alta frequência e as microcorrentes. 

Com o avanço da tecnologia, muitas outras eletroterapias foram introduzidas no mercado. Quem nunca ficou louco para usar uma eletroterapia na estética que está em alta? 

Mas por outro lado, com o aumento da popularidade das eletroterapias surgem inúmeras dúvidas sobre como utilizá-las em associação com os dermocosméticos. Então, vamos agora esclarecer essas dúvidas e recomendar algumas combinações de cosméticos e aparelhos. Sendo assim, veja o que você encontra neste conteúdo:

Quais as técnicas de eletroterapia possíveis para uso na estética?

Primeiramente, vale salientar, que existem inúmeros tratamentos com eletroterapia disponíveis no mercado na atualidade. Os mais comuns são a alta frequência, a radiofrequência, o ultrassom, a radiofrequência microagulhada, as microcorrentes, o lavieen, lasers diversos, a criofrequência e a eletroestimulação muscular. 

O uso desse recurso é associado em diversos tratamentos, tais como rejuvenescimento facial, redução de medidas, combate à celulite, entre outros. 

Como a eletroterapia estética funciona? 

Em termos simples, a eletroterapia na estética utiliza correntes elétricas com finalidades terapêuticas, agindo tanto na superfície da pele como em regiões profundas, como, por exemplo, na eliminação da gordura localizada. 

Essas correntes oferecem uma variedade de benefícios, como tonificação muscular, redução de celulite, melhora da circulação sanguínea, redução de rugas e flacidez, aumento da permeabilidade cutânea, estímulo de colágeno e aumento da lipólise.

eletroterapia na estética

Porém, cada tipo de eletroterapia tem sua forma de ação, por isso é importante fazer o treinamento da indústria que desenvolveu o seu equipamento para saber quais são todos os recursos disponíveis na sua mão e o que pode ser associado ao equipamento na hora da aplicação. 

Para esclarecer algumas dúvidas, nossa técnica Elizete Garcia convidou a especialista em eletroterapia Aline Caniçais, uma das profissionais mais renomadas nessa área, para dar uma aula sobre como alguns equipamentos funcionam e como associá-los nas suas sessões. Essa aula está disponível no nosso canal no YouTube, é só dar o play abaixo.

Como potencializar os resultados da eletroterapia?

Independentemente do tipo de eletroterapia, é fundamental entender a fisiologia da pele para saber como prepará-la antes de usar um equipamento nos tratamentos em cabine. A preparação visa principalmente hidratar a pele, já que a água é um meio de condução de energia dos equipamentos e, dessa forma, pode-se extrair o máximo de benefícios das eletroterapias na estética.

Portanto, a primeira coisa para potencializar os seus resultados nas sessões é preparar a pele antes de usar as eletroterapias. Além disso, após o uso da eletroterapia finalize o protocolo em grande estilo, associando os dermocosméticos ideais para o tratamento realizado.

Mas é justamente esse assunto que causa muitas dúvidas e confusão. Por isso, separamos aqui sugestões de produtos que você pode usar antes, durante e depois do uso terapêutico das correntes elétricas nos tratamentos em cabine. 

Quais produtos usar antes da eletroterapia estética?

Em primeiro lugar, o principal objetivo de preparar a pele antes de procedimentos com eletroterapia na estética é restabelecer a hidratação do tecido. Isso porque, um tecido saudável, bem hidratado e com os níveis de água adequados vai melhorar a condutividade elétrica gerada pelos equipamentos, garantindo que as correntes alcancem as camadas mais profundas da pele de maneira eficiente.

Outro benefício secundário da hidratação da pele é proporcionar conforto ao cliente no momento da aplicação e preservar a integridade da barreira cutânea, reduzindo o risco de irritações durante a aplicação das correntes elétricas. Uma pele desidratada é mais propensa a danos e reações adversas.

Dessa forma, os melhores produtos para preparar a pele nos tratamentos faciais são aqueles voltados à  higienização e esfoliação multifuncional, que permitem limpar a pele de forma correta e aumentar a ação antioxidante e defensiva. Na sequência, finalize o protocolo com os produtos da linha Hydra XR. Essa linha possui 3 produtos: o peeling de gluconolactona, o creme de massagem restaurador e uma máscara hidratante. Os produtos agem na recuperação e na reconstrução não só da hidratação, mas também da saúde da pele. Confira neste link mais detalhes das 5 frentes principais em que esses três produtos atuam.

Para finalizar essa parte de preparo da pele antes de usar as eletroterapias, deixamos aqui uma sugestão de protocolo completo sobre as etapas de higienização e hidratação da pele. 

Igualmente importante é o preparo da pele do corpo, a nossa indicação é o Peeling Estimulante de Café e Nozes, que contém cafeína na sua composição e deixa a pele hidratada sem causar oclusão no tecido. 

Quais dermocosméticos usar junto com os equipamentos?

Essa é uma das dúvidas mais recorrentes, visto que recebemos muitas perguntas do que se usar com os equipamentos usados na estética. Antes de mais nada é preciso entender e questionar o fabricante do equipamento sobre qual tipo de produto pode ser usado junto na aplicação da eletroterapia e, ainda, se é recomendado de fato usar alguma coisa. Sabendo disso, você pode conferir aqui algumas sugestões de uso de produtos para associar em conjunto com as eletroterapias mais comuns.

Ultrassom e Ultraformer

Os ultrassons precisam de um meio de deslize, que normalmente é um gel de contato à base de água, para aplicação do equipamento na pele.

ultrassom microfocado ultraformer

Na Extratos da Terra, possuímos a Máscara Biolipox C, que, além de ser um gel de contato, ainda conta com a vitamina C na composição, potencializando o estímulo de um colágeno bem organizado e de qualidade. 

O que usar com a radiofrequência?

Essa é uma das dúvidas mais recorrentes quando se fala em associação de cosméticos com eletroterapia. Primeiramente é preciso pensar na lógica: a radiofrequência provoca um aquecimento do tecido, então é preciso ter cuidado com o que se usa junto e saber qual a indicação do equipamento.

eletroterapia na estética: radiofrequência

Normalmente as radiofrequências necessitam de um gel glicerinado, ou seja, com uma alta concentração de glicerina, logo ele vai ter um aspecto mais pesado. Cuidado para não confundir com o gel de contato, que também tem glicerina na sua composição mas com a função de somente hidratar a pele (a concentração de glicerina no gel de contato é baixa). No nosso portfólio não possuímos gel glicerinado. 

Porém, algumas radiofrequências indicam o uso de óleos. Nesse caso, temos os óleos 100% vegetais, que poderiam ser uma opção de uso.

Microcorrentes

Normalmente, indica-se fazer a microcorrente  com produtos à base de água, como os nossos séruns ou a Máscara Biolipox C. Vale lembrar que a microcorrente não tem a função de aumentar a permeação. Portanto, ao usar produtos com ingredientes ativos, você estará otimizando o resultado, somando os benefícios dos dermocosméticos com o do equipamento, porém os dois agem de forma independente.

Basicamente existem duas formas de aplicação da microcorrente. A primeira, geralmente utilizada no tratamento corporal, é aplicada em forma de placa ou com caneta mais bastonete em microcorrentes de grande superfícies. Nesses casos, a indicação é usar com um gel, como a Máscara Biolipox C

A segunda forma de aplicação, normalmente usada no tratamento facial, é com uma caneta em ponteira de martelo. Dessa forma, você pode usar qualquer um de nossos séruns ou a Máscara Biolipox C junto com o equipamento, sempre observando a necessidade da pele. Mas um coringa é o Dermo Plus, um sérum multifuncional que age desde o estímulo do colágeno, reparação e reestruturação do tecido, assim como no aumento de energia para as células. Ele será um complemento perfeito para os tratamentos de microcorrentes e pode-se usar tanto no corpo quanto no rosto. 

Dermo plus para eletroterapia na estética

Agora para um tratamento que visa a melhora da flacidez, o Sérum Firmador é uma excelente opção de produto para usar com a microcorrente. Já no uso capilar você pode usar o Nano Hair.

Por outro lado, quando falamos de correntes galvânicas como ionização, iontoforese ou fonoforese, temos o Fluido Firmador para uso corporal, que deve ser usado na polaridade negativa, e a Dermo Vit C, usada na polaridade positiva.

Lembre-se de que essas sugestões de produtos são para o uso da microcorrente com fins estéticos de rejuvenescimento ou crescimento capilar. Não se baseie nessas indicações quando for usar a microcorrente com função terapêutica no processo de melhora da cicatrização. 

Endermoterapia

A técnica de endermoterapia e vacuoterapia precisa normalmente de um óleo como meio deslizante para facilitar a aplicação. Nesse sentido, temos os óleos 100% vegetais, que trazem como um benefício extra a não oclusão da pele. Dessa forma, após utilizar a eletroterapia, não é necessário retirar o óleo para aplicação de outros ativos cosméticos que serão usados na sequência.

Então, uma dica é aplicar a técnica com o óleo vegetal e depois usar um sérum de tratamento específico para o problema que está sendo tratado. 

Nos tratamentos faciais e corporais pode-se usar os produtos Dermo Plus para revitalização e rejuvenescimento global da pele e o Sérum Firmador para diminuição da flacidez. E no tratamento capilar indicamos usar o Nano Hair

Microagulhamento

No microagulhamento temos diversos séruns que podem ser usados junto com a técnica ou logo após. Alguns deles são:

  • Sérum Melan T-block para redução de manchas
  • Dermo Plus para rejuvenescimento e redução de rugas
  • Sérum Firmador para o tratamento da flacidez
  • Fill Up 360 Sérum Volumizador para redução de rugas e aumento do volume da pele perdido com a idade
  • Nano Hair para redução da queda capilar e estímulo do crescimento dos fios

O kit com todos os séruns você encontra neste link

Peeling Ultrassônico 

Nesse caso, os produtos indicados para usar junto com o equipamento são a Água Termal e a Loção Tônica Descongestionante.

Além deles, é possível usar outros produtos com o dorso da espátula: Sérum Dermo Plus, Sérum Vit C, Sérum Melan T-Block, Fill Up 360 Sérum Volumizador e Hydra Peel.

hydra peel para peeling ultrassônico

Quais os melhores produtos para uso após a eletroterapia?

Outra dúvida é o que passar após o uso da eletroterapia na estética. Nesse sentido, o uso de dermocosmético é bem mais livre. Assim, todos os nossos séruns de tratamento podem ser usados após as eletroterapias, com exceção do microagulhamento. Nesse caso, o uso fica restrito à recomendação dos produtos que podem ser usados junto com a técnica.

Assim como, nossas máscaras também podem compor os protocolos após a utilização dos equipamentos. 

Já no tratamento corporal, os mais indicados são o Creme de Massagem Advanced Detox, o Ômega 7, o Creme Neutro Vegetal, o Magic 3C e o Sérum Firmador

Cosméticos para usar após o Lavieen e Laser de baixa potência

Nessas técnicas é possível usar logo após a aplicação do equipamento todos os séruns em linha. Vale lembrar aqui que estamos falando de séruns de tratamento que não possuem ácidos em sua composição. 

Alguns já mencionados anteriormente são o Dermo Plus, o Melan T-block, o Sérum Firmador, o Fill Up 360 Sérum Volumizador. No tratamento capilar, a indicação é o Nano Hair. 

Quais as principais técnicas com eletroterapia nos tratamentos faciais e corporais?

Essa pergunta vai depender de quando você estiver lendo este conteúdo, já que o equipamento do momento pode variar de tempos em tempos. Nesse sentido, hoje as técnicas mais comuns no tratamento corporal são a radiofrequência, o ultrassom e a crioterapia.

Já nos tratamentos faciais temos o microagulhamento, o jato de plasma, a radiofrequência, o lavieen, o ultraformer, as microcorrentes e lasers.

Por fim, se você quer saber um pouco mais sobre eletroterapia no uso de tratamentos faciais e corporais, assim como obter sugestões de protocolos associando cosméticos, tenho uma última dica para você.

Clica no botão abaixo e entra na nossa playlist no YouTube sobre eletroterapia. Dessa forma, você aproveita ao máximo todos os equipamentos que você tem em mãos. Prepara o caderno e a caneta para anotar as ideias. Bons estudos!

5 thoughts to “Eletroterapia na estética e associação com dermocosméticos”

    1. Olá, tudo bem?

      Os cursos e workshops são ministrados apenas por nossos distribuidores, recomendamos verificar diretamente com o mais próximo de você! Para isso, acesse: https://extratosdaterra.com.br/encontre-um-revendedor/

      Também temos diversas Web Aulas gratuitas no Youtube: https://www.youtube.com/c/ExtratosdaTerraOficial todas elas ficam gravadas e você pode assistir quantas vezes quiser!

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.