Dezembro Laranja: a importância da prevenção do câncer de pele

Após o outubro rosa e o novembro azul, chegou a hora de colorir tudo de laranja! O recado não podia ser mais importante: esse é o terceiro ano que a Sociedade Brasileira de Dermatologia utiliza dezembro como mês simbólico para lembrar as pessoas da importância da prevenção do câncer de pele.

Você sabia que o câncer de pele é o tipo de tumor mais comum na população? Cerca de 25% dos cânceres são desse tipo. Ele acontece quando ocorre um crescimento anormal e descontrolado das células cutâneas. Existem alguns fatores de risco que aumentam as chances de algumas pessoas desenvolverem o câncer de pele, conheça os principais:

  • Danos solares: podem modificar as células e por isso pessoas que tomaram muito sol ao longo da vida e não se protegem adequadamente tem mais chance de desenvolver câncer de pele.
  • Idade: se o tempo de exposição solar é relevante, no decorrer da sua vida a pessoa adquire cada vez mais a chance de desenvolver esse tipo de câncer.
  • Cor da pele: pessoas de pele clara têm mais risco de desenvolverem a doença.
  • Hereditariedade: histórico de pessoas na família que tiveram câncer de pele é um importante fator de risco.
  • Imunidade muito baixa: o sistema imunológico enfraquecido aumenta as chances de desenvolver o câncer.

O câncer de pele é dividido em diferentes tipos de acordo com o local que eles atingem, conheça cada um:

Carcinoma basocelular (CBC)

É o mais comum dentre todos os tipos de câncer. Aparece nas células que estão na parte mais superficial da pele, a epiderme. O surgimento normalmente ocorre após uma lesão do DNA da célula, fazendo com que ela mude suas características. O CBC é tipo de câncer de pele menos agressivo, seu crescimento é devagar e dificilmente invade outros tecidos. Por causa da baixa letalidade, as chances de cura são altas quando há detecção precoce. Ele surge principalmente em regiões do corpo que estão expostas ao sol, como nosso rosto e pescoço. O CBC se apresenta como um pequeno nódulo cor da pele e sangra com facilidade. Ainda pode formar uma crosta e vazar algum líquido.

Carcinoma espinocelular (CEC)

O CEC é o segundo tipo mais comum dentre todos e pode se desenvolver em todas as partes do corpo, porém é mais comum nas áreas expostas ao sol e é mais frequente em homens do que em mulheres. A evolução do CEC é considerada mais agressiva e pode atingir outros órgãos caso não seja retirado com rapidez. Ele se apresenta como mancha ou nódulos nas regiões de dano solar na pele, como enrugamento, mudanças na pigmentação e perda de elasticidade. Normalmente, os CEC são avermelhados e tem aparência mais endurecida, com descamação e crostas no local, podendo vazar algum líquido. Ele cresce rapidamente e se parece com uma ferida que não cicatriza.

Melanoma

O Melanoma é o pior prognóstico entre os tipos de câncer de pele e tem o maior índice de mortalidade, felizmente é também o menos frequente. Tem origem nos melanócitos, as células que produzem melanina.  Apesar de ser mais agressivo, possui altas chances de cura se é precocemente diagnosticado. Assim como nos outros tipos, a tendência é que apareça nas áreas do corpo mais expostas à radiação solar.

O melanoma pode aparecer como uma pinta ou mancha existente que muda de aparência, seja na cor, formato ou tamanho. Pode também se apresentar como  uma nova mancha ou pinta de aparência pigmentada ou incomum na sua pele. A coceira, o sangramento e a não cicatrização também são indícios do melanoma.

No estágio inicial, o melanoma se desenvolve apenas na camada mais superficial da pele, facilitando a remoção cirúrgica e a cura do tumor. Nos estágios mais avançados, a lesão é mais profunda e espessa, o que aumenta a chance de metástase para outros órgãos e diminui as possibilidades de cura.

Diferente de alguns tipos de câncer, o de pele possui maneiras simples e essenciais para se prevenir. Conheça as mais importantes:

  • Cuidado com o sol: use filtro solar diariamente e reaplique pelo menos uma vez. Além disso, evite a exposição nos horários de sol mais forte, entre as 11h e 15h.
  • Visite o dermatologista: ir ao médico uma vez por ano é essencial para detectar precocemente o câncer de pele.
  • Conheça sua pele: fique atento aos detalhes e às mudanças da sua pele, eles podem indicar importantes sinais de que algo está errado.

Aproveite o dezembro laranja e se inspire: visite seu médico e compartilhe esses cuidados com a sua família!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.