Cuidados com a pele do corpo

Last Updated on 27 de outubro de 2023 by Lucimara da Cunha

Hoje vamos falar sobre os cuidados com a pele do corpo. A ideia é abordar quais são os cuidados essenciais e a importância de olhar para a pele do corpo da mesma forma que olhamos para a pele do rosto.

Uma pesquisa realizada pela Avon, em parceria com o instituto IBOPE Conecta, revelou que 83% das mulheres brasileiras cuidam de suas peles motivadas por sentimentos de prazer. Já 56% delas se preocupam com essa questão e tentam minimizar os sinais do envelhecimento do rosto. 

Mas você já parou para pensar que os mesmos cuidados com o rosto devem se estender também aos cuidados com a pele do corpo? 

Afinal, temos pele no corpo todo, e ela envelhece, assim como a pele do rosto. 

Por exemplo, já sabemos a importância de usar protetor solar no rosto diariamente, pois esse cuidado previne o envelhecimento e as doenças de pele.

Mas a pele das mãos, dos braços e das pernas normalmente está tão exposta ao sol quanto a pele do rosto. 

Por isso, o uso do protetor solar diariamente deve ser um hábito para prevenção e cuidados com a pele de forma geral em todas as regiões expostas à radiação. 

Quais cuidados com a pele do corpo devem virar hábito 

Além da proteção solar, limpar a pele adequadamente, esfoliar e hidratar são os cuidados essenciais para manter uma cútis saudável e bonita. Veja algumas dicas de como inserir esses passos na sua rotina de cuidados. 

Proteção solar

Esse hábito é fundamental para evitar o envelhecimento precoce. Você deve utilizar o protetor conforme o seu tipo de pele, mas no geral o ideal é usar pelo menos o FPS 30 nas regiões do corpo expostas à radiação solar. 

Crie o hábito de passar o protetor logo de manhã e reaplique sempre que necessário.

Limpeza

A limpeza já está presente no hábito dos brasileiros no momento do banho. Ela é importante porque remove a sujeira e a oleosidade acumuladas na pele e previne odores desagradáveis.  

Mas é importante se atentar em alguns detalhes:

  • Use produtos de limpeza suaves e com pH apropriado para a pele do corpo
  • Não tome banhos muitos quentes ou muito longos, pois esse costume promove a desidratação da pele
  • Aproveite o momento do banho, ele proporciona relaxamento, revigora e promove uma sensação de bem-estar.

Esfoliação

A esfoliação do corpo é importante assim como deve ser no rosto, pois ela remove as células mortas e mantém o ciclo de renovação da pele equilibrado.

Dessa forma, a pele consegue se manter saudável e bonita. Se você quiser saber mais sobre os benefícios da esfoliação, acesse o conteúdo “Importância da esfoliação”.

A esfoliação é um passo fácil de acrescentar na sua rotina, pois ela precisa só de alguns minutos e apenas uma vez na semana. É importante você fazer a esfoliação com a pele limpa. 

Hidratação

cuidados com a pele do corpo: hidratação

A hidratação é extremamente importante para a pele do corpo, já que essa região tem características e necessidades diferentes da pele do rosto.

Uma das grandes diferenças é a menor quantidade de glândulas sebáceas, que são as células que produzem a oleosidade. 

Por isso, a pele do corpo é mais propensa a ficar desidratada e necessita de uso de produtos hidratantes que a mantenham macia e que ativem a barreira de proteção. 

Outro fator importante para manter a hidratação da pele é consumir bastante água. Em média, a recomendação é de dois litros de água por dia, podendo variar conforme o hábito de cada pessoa. 

Quer saber mais sobre a importância de beber água para ter a pele saudável? Clique aqui.  

Produtos para tratamento e cuidados para a pele do corpo

Os hidratantes não precisam necessariamente cumprir só a função de hidratar. Você pode usar cremes e loções que tenham outros benefícios específicos, que hidratam a pele do corpo ao mesmo tempo que tratam outras necessidades. 

Veja alguns exemplos:

Produtos para redução de gordura localizada

Os produtos cosméticos redutores não dissolvem a gordura para ser eliminados pela urina, como algumas pessoas podem pensar. Esses produtos transformam a gordura em energia, que é gasta pelo organismo desempenhando atividades e funções metabólicas do nosso corpo. Se ela não for gasta, volta a se transformar em gordura e é novamente armazenada. 

Por isso, uma dica muito legal para quem é adepto de produtos para redução de medidas é usá-los antes de fazer uma atividade física. Assim, o produto libera a energia que é gasta no exercício.

Desta forma, não ocorre o acúmulo da energia em forma de gordura novamente. 

Produtos anticelulíticos

Esses produtos anticelulíticos normalmente agem em diversos problemas que levam à celulite. Um produto eficiente para tratar a celulite deve agir nos seguintes aspectos:

  • Reduzir medidas – o acúmulo de gordura deixa o aspecto ondulado na pele
  • Reduzir edema – normalmente a pele que possui celulite é uma pele mais congestionada e que precisa de auxílio para redução desse líquido acumulado 
  •  Ter ação anti-inflamatória – uma pele com celulite é uma pele inflamada, e por isso é importante diminuir a inflamação do tecido para melhorar o aspecto da pele

Produtos antiestrias

As estrias são cicatrizes que ocorrem pelo estiramento da pele. Elas surgem  normalmente em peles que não são hidratadas, por fatores genéticos, aumento repentino de peso, entre outros. 

Os produtos para tratamento das estrias trabalham na renovação e no preenchimento da pele, assim as estrias ficam menos visíveis e a pele mais uniforme.  

Produtos anti-idade corporal

Como vimos, a pele do corpo também envelhece. Visualmente, o que percebemos no envelhecimento da pele do corpo é a flacidez. 

Tratamentos para flacidez ou prevenção do envelhecimento corporal devem ser baseados na hidratação e no estímulo da produção de fibras de colágeno e elastina, que dão sustentação à pele. 

Qual a melhor hora de usar os produtos de cuidados com a pele do corpo

Você já sabe que existem diversos produtos para manter a pele do corpo saudável e bonita. Agora, pode surgir a dúvida: como usar e em que momento do dia? 

Primeiramente, o momento do dia é muito particular para cada um. O ideal é que você adapte a sua rotina para que esses cuidados sejam algo natural, que deem prazer em fazer.

anticelulite

O importante é sempre aplicar esses produtos com a pele limpa para que a sujeira e a oleosidade acumuladas não formem uma barreira à entrada do produto.

Uma dica legal para deixar esses cuidados mais fáceis é usar o produto após o banho.

Se gostou deste conteúdo, compartilhe com quem você acha que iria gostar também 😉

E se ficou alguma dúvida, deixe a sua pergunta aqui nos comentários que nós retornaremos. 


3 thoughts to “Cuidados com a pele do corpo”

  1. Olá, Boa noite!
    Referente ao cuidados diários com a pele do corpo.
    Podemos aplicar:
    Hidratação, cremes para anticelulitico e protetor solar? E uma fez na semana a esfoliação corporal?

    1. Olá Sindy, tudo bem?
      Se o hidratante não conter óleo mineral está correto, pois hidratante com essa composição pode impedir a absorção dos ativos anticelulíticos.
      Se o anticelulítico for o Nano Shower o ideal é passar ele primeiro (devido a forma de aplicação ser diferente) depois o hidratante e protetor. Outra dica é se os produtos possuírem texturas diferentes como sérum e creme, a ordem de aplicação deve começar pelo sérum e depois aplicar os cremes e por ultimo sempre o protetor solar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.