Lipedema versos linfedema

Lipedema e Linfedema: quais as diferenças

Last Updated on 26 de outubro de 2023 by Lucimara da Cunha

Lipedema e linfedema são duas condições médicas que afetam o sistema linfático e podem interferir nos resultados de tratamentos estéticos e cosméticos corporais. 

Muito embora os sintomas dessas duas condições sejam semelhantes, elas possuem causas diferentes.

Ambas podem interferir na autoestima e na qualidade de vida das pessoas afetadas bem como nos resultados de tratamentos estéticos e cosméticos corporais. É importante que as pessoas afetadas por lipedema ou linfedema recebam tratamento adequado e tenham acompanhamento com profissionais de saúde qualificados para gerenciar a condição e minimizar os impactos ocasionados. 

O lipedema é uma condição crônica que afeta principalmente as mulheres e se caracteriza por uma distribuição irregular de gordura nas pernas, nos quadris e, por vezes, nos braços. As áreas afetadas pelo lipedema tendem a acumular gordura de forma desproporcional em comparação com o restante do corpo, e as pessoas afetadas podem ter pernas inchadas e pesadas, dor e sensibilidade ao toque. 

O lipedema é frequentemente confundido com obesidade, mas não é causado por excesso de peso. 

O lipedema possui 4 estágios:

Primeiramente vamos ver os 4 os diferentes estágios do lipedema:

1 – Pele macia e aumento de gordura nos tecidos subjacentes

2 – Mais gordura e nódulos presentes

3 – Espessamento e endurecimento do tecido subcutâneo, nódulos grandes e almofadas de gordura, especialmente nos joelhos e nas coxas

4 – Lipedema com linfedema (lipolinfedema)

Os 5 tipos de lipedema 

Tipos de Lipedema

1- Afeta as nádegas e os quadris;

2- Afeta as pernas;

3- Afeta os braços; 

4- Afeta as nádegas até os tornozelos;

5- Afeta as nádegas até os joelhos, com acúmulo de gordura no lado medial dos joelhos;

No entanto, os tipos 2 e 3 são comumente associados ao tipo 4.

Como tratar o lipedema 

O tratamento geralmente envolve abordagens conservadoras, que têm como objetivo principal controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas. Embora não haja cura para o lipedema, existem várias opções de tratamento que podem ajudar a aliviar os sintomas, como:

1. Compressão: o uso de roupas de compressão pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea e reduzir o inchaço.

2. Exercícios: exercícios regulares, como por exemplo caminhar, nadar ou fazer yoga, podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea e reduzir a dor e o inchaço.

3. Terapia física: a terapia física pode ajudar a fortalecer os músculos e melhorar a postura, reduzindo a dor e o desconforto. As terapias mais usadas e aplicada por profissional são a drenagem linfática manual, compressão, terapia de contenção através de roupas, meias de compressão, ataduras ou pressoterapia, cuidados posturais e exercícios específicos, bem como cuidados com a pele, endermoterapia e pneumocompressão. Em relação à atividade física deve ser com orientação e de baixo impacto.

4. Drenagem linfática manual: a drenagem linfática manual é uma técnica de massagem suave que ajuda a estimular o fluxo linfático e a reduzir o inchaço. Mas a drenagem deve ser realizada por profissional capacitado. 

5. Cirurgia: em casos graves, a cirurgia pode ser recomendada para remover o excesso de gordura.

Além disso, é importante manter um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos.

Cabe lembrar ainda, que o tratamento do lipedema deve ser individualizado e supervisionado por um profissional de saúde qualificado. Cada pessoa afetada pode ter necessidades diferentes e responder de forma também diferente aos tratamentos, por isso é fundamental buscar a orientação de um especialista.

Linfedema

O linfedema, por outro lado, é um inchaço crônico que ocorre quando o sistema linfático não consegue drenar o excesso de fluido de uma determinada área do corpo. 

O linfedema pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum nos braços ou pernas. As causas variam, desde danos no sistema linfático devido a cirurgia, radioterapia ou infecções, até problemas genéticos que afetam o sistema linfático.

Existem dois tipos de linfedema

Linfedema primário e linfedema secundário.

O Linfedema primário é congênito e geralmente causado pela má formação de canais linfáticos ou gânglios linfáticos.

Por outro lado, o Linfedema secundário é um edema que se desenvolve durante a vida do paciente e não é congênito. Ele pode ser causado por cirurgias, infecções ou lesões, por exemplo.

Estágio 0

Chamado de período de latência. Aqui, a reserva funcional dos vasos linfáticos diminui, porém não há manifestação clínica de edema do membro, apesar dos vasos linfáticos já estarem danificados. Esta fase pode durar de meses a anos. Em alguns casos, não há a progressão para estágios subsequentes. 

Estágio I

Denominado fase de linfedema reversível. Os sintomas incluem edema depressível (ao apertar com o dedo, fica a marca no local por alguns minutos). Tem pouca ou nenhuma fibrose dos tecidos e regressão completa com repouso noturno. Em outras palavras, o paciente acorda com a perna completamente desinchada e durante o dia o inchaço se desenvolve.

Estágio II

Chamado de linfedema espontaneamente irreversível, o que significa que há progressão do edema para o estado de fibrose, ou seja, o edema deixa de ser depressível. Nesta fase, o inchaço continua, mesmo que se façam períodos de repouso mais longos. A pele fica dura e elevar o membro já não ajuda a diminuir o inchaço. É difícil ou mesmo impossível provocar depressões na pele.

Por fim, a fibrose tecidual pode ser tratada com drenagem linfática, fisioterapia e procedimentos médicos.

Estágio III

Estágio mais avançado, quando há grande deformidade e incapacidade funcional do membro acometido. Se caracteriza por inchaço e alterações na pele como por exemplo, surgimento de pequenas bolhas que derramam fluido linfático. Esse inchaço é também conhecido como elefantíase.

Como tratar o linfedema 

O tratamento do linfedema geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar. Cada caso deve ser avaliado individualmente para determinar o melhor plano de tratamento para a pessoa afetada. A prevenção e o gerenciamento precoce do linfedema são essenciais para minimizar os impactos da condição.

Na sequência, você vai encontrar as técnicas mais utilizadas no tratamento:

1. Drenagem linfática manual: essa técnica de massagem ajuda a estimular o fluxo linfático e a reduzir o inchaço. Aplicada por um terapeuta especializado ou ensinada ao paciente para o autoatendimento.

2. Compressão: usa-se frequentemente a compressão no tratamento do linfedema. Meias de compressão, bandagens ou outros dispositivos são usados para fornecer pressão externa e ajudar a reduzir o inchaço.

3. Exercícios: o exercício físico ajuda a melhorar a circulação e reduzir o inchaço. Um fisioterapeuta pode fornecer instruções específicas sobre quais exercícios são seguros e eficazes para cada indivíduo.

4. Cuidados com a pele: as pessoas com linfedema devem ter cuidados especiais com a pele para evitar lesões, infecções e outros problemas. Isso pode incluir manter a pele limpa e hidratada, evitando feridas ou cortes, e protegê-la de extremos de temperatura.

5. Medicamentos: em alguns casos, medicamentos podem ser prescritos para ajudar a reduzir o inchaço e melhorar a circulação.

6. Cirurgia: em casos graves, a cirurgia pode ser uma opção para reduzir o inchaço. Isso pode incluir cirurgia de liposucção ou remoção de tecido linfático danificado.

Cosméticos para os tratamentos de lipedema e linfedema

Alguns cosméticos podem ser benéficos no tratamento de linfedema e lipedema, principalmente cosméticos veganos com ativos biocompatíveis. Os produtos utilizados não devem causar sensibilidade ou irritação, pois pode ocorrer piora do quadro, trazendo inflamação ao local afetado.

Por exemplo, hidratantes podem ajudar a manter a pele macia e flexível, o que pode aliviar a sensação de tensão na pele causada pelo inchaço. Alguns produtos que contêm ingredientes anti-inflamatórios e descongestionantes também podem ajudar a reduzir a inflamação e o desconforto associados ao lipedema e ao linfedema.

A Extratos da Terra conta com uma linha de produtos que se aplicam tanto no uso profissional como de uso diário por parte do paciente, entre eles:

Advanced Detox 

Dermocosmético vegano e vegetal de uso profissional e Home Care, com ingredientes biocompatíveis com ação detox e anticelulítica. Elimina toxinas e líquidos em excesso, além de hidratar a pele de forma natural.

Indicado para aplicação diária ou na drenagem profissional antes, durante ou após a aplicação da técnica.

Creme Atlético 

Graças aos ativos anti-inflamatórios, venotônicos, analgésicos e auxiliares da circulação periférica o creme auxilia na drenagem do edema e do inchaço local, controlando a dor. O Creme Atlético está disponível na embalagem profissional para auxiliar na técnica de drenagem linfática, antes, durante ou após a aplicação da drenagem. Mas também existe a opção em uma embalagem menor para o uso diários em casa pelo paciente.

Ômega 7 diminui o desconforto do lipedema e linfedema

Creme nutritivo e altamente hidratante, indicado para prevenir e tratar o ressecamento da pele, assim como manter a hidratação da pele que sofre com o estiramento do edema. 

Além disso, tem ação anti-inflamatória, aumenta a elasticidade e repõe topicamente os ômegas 3, 6, 7 e 9.

O Ômega 7 está disponível nas versões profissional e home care, podendo ser utilizado pelo profissional e diariamente pelo paciente.

Máscara Detox 

É uma máscara corporal que tem propriedades anti-inflamatórias de uso profissional. Possui ação vasoprotetora, melhorando a permeabilidade vascular. A máscara promove a microcirculação periférica e a melhora na vascularização dos tecidos, tratando e prevenindo os edemas. 

Possui ainda a bentonita, que é uma argila natural derivada das cinzas vulcânicas com altas cargas negativas que conseguem absorver toxinas e impurezas da pele e não provocar irritações. 

Óleo 100% Vegetal 

Rico em ômegas e vitaminas, auxilia na preservação da saúde da pele, protegendo-a contra os danos externos, fortalecendo a barreira de proteção e aumentando a hidratação e o poder antioxidante da pele.

A indicação de uso do Óleo 100% Vegetal é tanto para o profissional usar em cabine, quanto para o paciente aplicar em casa diariamente, auxiliando na prevenção do ressecamento, acelerando a cicatrização e a regeneração da pele.

Biolipox C 

É uma máscara corporal em gel de uso profissional que possui em sua composição uma gama de ativos que trabalham de forma sinérgica para a eliminação de toxinas, deixando as células mais saudáveis e fortes. O uso desse produto é uma forma versátil e prática para desintoxicar a pele e aumentar o seu sistema de defesa.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com quem você acha que precisa saber dessas informações 😉

20 thoughts to “Lipedema e Linfedema: quais as diferenças

    1. Olá Gorete,
      Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo, esse tratamento merece destaque. Abraços de todos da Extratos da Terra para você

  1. Muito esclarecedor esta matéria, eu trabalho com meias compressivas e tenho contato com fisioterapeutas empenhadas no atendimento a esses pacientes, obrigado

    1. Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo Jefferson, agradecemos o seu feedback. Abraços de todos da Extratos da Terra para você.

        1. Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo Scheila, obrigada pelo feedback. Abraços de todos da Extratos da Terra para você.

  2. Olá, tudo bem?
    Na matéria você falou sobre cirurgia para linfedema. Pode me indicar alguma clínica ou profissional que faça este tipo de cirurgia?

    1. Olá, tudo bem Ivanete? Ficamos felizes em saber que você gostou.

      Sua opinião é muito importante para nós! Obrigada!

      Abraços de todos da Extratos da Terra para você.

    1. Olá, Liliam. Tudo bem? Ficamos muito felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo.

      A sua opinião é muito importante para nós!

      Abraços de todos da Extratos da Terra para você.

      1. Matéria esclarecedora. Me ajudou muito. Ainda não tinha ouvido falar dessas duas condições médicas. E é bom saber que a Extratos da Terra tem dermocosméticos que podem ajudar a melhorar as condições do paciente que tem Lipedema ou Lifedema

        1. Olá, Kelly, tudo bem?

          Ficamos muito felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo.
          Estamos sempre buscando proporcionar a beleza que faz bem em cada etapa da sua vida!

          Abraços de todos da Extratos da Terra para você.

          1. Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo Ana, agradecemos o seu feedback. Abraços de todos da Extratos da Terra para você.

        1. Olá, Marta. Tudo bem? Ficamos muito felizes que você tenha gostado do conteúdo. Obrigada pelo seu feedback. Abraços de todos da Extratos para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.