Last Updated on 20 de abril de 2016 by
Sabemos que no futuro as preocupações com os recursos naturais e o meio ambiente serão ainda mais significativas. Nossas atitudes de hoje influenciarão 100% no mundo que teremos daqui 10 anos, e por isso é tão importante mantermos hábitos sustentáveis e praticar dia a dia nossa consciência coletiva.
A Mintel, uma das mais premiadas fornecedoras de pesquisas de mercado, atualizou o mundo no último mês a respeito das tendências de consumo de beleza programadas para 2025. Os analistas da empresa não só identificam o que é quente agora no mercado, mas, mais importante que isso, projetam o que está por vir na indústria cosmética. A pesquisa permite, dessa forma, que líderes de mercado e grandes empresas influenciem na dinâmica dos produtos de beleza, criando itens de sucesso e ficando passos à frente de seus concorrentes.
Segundo a pesquisa Tendências 2025 – Beleza e Cuidados Pessoais, no futuro, a água será um recurso protegido. Preocupações com a energia vital aumentarão e as atenções se voltarão ainda mais para os ingredientes naturais. A relação entre o humano e os aparelhos tecnológicos estará diferente, muito mais próxima, e isso fará com que as marcas de beleza busquem inovações para se manter no mercado.
Os cosméticos já estão cada vez mais presentes na vida das pessoas – principalmente no Brasil, que possui o terceiro maior mercado consumidor de cosméticos do mundo. A busca pela beleza é uma constante nos dias de hoje, e diversos fatores contribuem para essa demanda: a participação da mulher no mercado de trabalho, o aumento da expectativa de vida – que faz com que haja uma intensa procura pela aparência jovial –, a diferenciação das linhas de produtos para tratamentos específicos e, claro, o avanço da tecnologia.
As revelações da Mintel mostram quatro principais tendências que irão impactar a indústria da beleza e cuidados pessoais na próxima década, discutindo como a relação entre os consumidores e as marcas revolucionarão a indústria. São elas: o humano aumentado (tecnologia e novos aparelhos); água: o novo luxo; poder de jogo (a importância da energia vital) e gastronomia (o uso de ingredientes naturais).
As Tendências
– O humano aumentado: esta tendência prevê que a barreira entre a tecnologia e os humanos ficará ainda menor, colocando as pessoas num maior controle de suas necessidades individuais de saúde e beleza. A pesquisa mostra que quase metade (48%) dos usuários de protetor solar do Reino Unido estaria interessada em um aplicativo que possa ser usado para monitorar mudanças ou sinais na sua pele.
– Água, o novo luxo: sua escassez poderá atingir dois terços da população mundial daqui 10 anos, o que a tornará uma mercadoria preciosa. Quanto mais os consumidores ficarem cientes disso, e atuarem na sua economia e uso consciente, mais as marcas de beleza precisarão mudar a forma como fabricam e formulam seus produtos. A Mintel destaca o interesse dos pesquisados em utilizar produtos que funcionem sem nenhuma gota d’água sequer.
– Poder de jogo: a correria do dia a dia traz consequências sérias à saúde e ao bem-estar das pessoas. A disposição dependerá muito das mudanças aplicadas no estilo de vida desde já. Para evitar a falta de energia, as marcas de beleza começam a criar produtos com mensagens que estimulam as atividades físicas e a boa alimentação. Aliás, sono, exercício e dieta estão no topo das preocupações dos brasileiros. Segundo a pesquisa, 74% dos adultos consideram que dormir é um dos três principais fatores para uma vida saudável; 49% falaram em exercícios e 46% apostaram em dieta balanceada.
– Gastronomia: veremos com mais força o uso de ingredientes naturais e orgânicos, assim como a diminuição dos agrotóxicos e da produção desenfreada de alimentos industrializados. De modo geral, mais ou menos 42% dos consumidores pesquisados no Reino Unido compram produtos naturais e orgânicos, pois acreditam serem melhores para o meio ambiente. A Mintel afirma: veremos pessoas envolvidas na cocriação dos produtos de beleza e alternativas caseiras.
Dessas quatro tendências, a Extratos da Terra já aplica duas delas em seus produtos: o Lipofeme Nano Shower se encaixa na 2º tendência, por possuir 100% de ativos e zero adição de água na sua composição; e a Linha Pro Vegetal que acompanha a tendência Gastronomia, por utilizar produtos naturais é considerada “amiga da natureza”, menos agressiva ao ambiente e preocupada com a sustentabilidade da indústria.
Sempre na vanguarda de seu tempo e conectada com o futuro, a marca é pioneira em desenvolver produtos de tecnologia através dessas ideias inovadoras, com o desejo de levar para o mercado produtos de uso prático e diferenciado e que apresentam resultados imediatos. Fazendo uma breve retrospectiva da sua linha do tempo, temos:
2004 – Produto com Nanotecnologia – Lipofeme Gel-Creme;
2008 – Fatores de Crescimento – Linha BioTempo Ilumine;
2010 – BB Cream – Base Cores;
2011 – Preocupação com conceitos como Meio Ambiente, Sustentabilidade e Empresa Amiga da Natureza – nasce a Linha Pro Vegetal;
2013 – Conceito R2P – Restaura + Protege + Repara – Dermosoft Peeling e Lipofeme Magic 3C;
2014 – Ação Detox – Pro Vegetal Advanced Skin Technology;
2015 – Conceitos consagrados com a Linha Dermosoft;
2016 – Água, o Novo Luxo – a preocupação com a conservação da água, aliada à praticidade de uso do produto, fez surgir o Lipofeme Nano Shower Anticelulite.
A Extratos da Terra não para e está sempre à frente, fabricando produtos de ponta e com o objetivo de antecipar as tendências mundiais, características que fazem dela uma empresa inovadora em seu segmento. Sua intenção é levar ao mercado cada vez mais produtos de conceito, práticos e com resultados, como os já desenvolvidos: Lipofeme Magic 3C, Lipofeme Nano Shower, Lipofeme Antiestrias, Pro Vegetal e Dermosoft.
Confira a Pesquisa da Mintel na íntegra e acompanhe as tendências.
Acho simplesmente maravilhoso esta consciencia das industrias de cosmeticos em usar os elementos da natureza nos produtos. Isso com certeza sera uma tendência cada vez mais próxima.
Também ficamos felizes com esta evolução e consciência da indústria, vamos torcer e trabalhar muito para que seja cada vez mais comum no mercado da beleza. 😉