Last Updated on 21 de setembro de 2022 by Lucimara da Cunha
É inegável que a prática de exercícios físicos traz inúmeros benefícios para o corpo e também para a mente. Isso porque, além de deixar o corpo mais definido, a prática de atividades físicas melhora a qualidade de vida, previne doenças e libera endorfina, hormônio que diminui o estresse e aumenta a sensação de bem-estar.
A prática de atividade física é importante em qualquer faixa etária e está muito ligada à saúde do corpo. O governo federal, através do Ministério da Saúde, lançou um guia de atividades físicas para todas as idades. Nele constam recomendações sobre a quantidade, a intensidade e os exemplos de atividades aeróbicas, de força e de equilíbrio, bem como indicações para um estilo de vida ativo.
Além de contribuírem para a saúde, os exercícios físicos auxiliam na redução do peso, da celulite e da flacidez. Nesse sentido, a tecnologia cosmética pode melhorar ainda mais os efeitos das atividades físicas.
De forma geral, podemos dividir os cosméticos aliados aos exercícios físicos em dois momentos de uso: antes e após a atividade física. Vamos falar desses cosméticos a seguir.
Cosméticos para uso antes dos exercícios físicos
Normalmente, os produtos para a redução de medidas devem ser usados algumas horas antes de fazer os exercícios físicos.
Isso porque a tecnologia avançada dos cosméticos para redução de medidas é capaz de estimular a quebra das células de gordura depositadas no local onde o produto é aplicado.
Posteriormente, essa gordura é transformada pelo corpo em energia e é direcionada para a corrente sanguínea. Em seguida, durante a atividade física, o corpo recorre a essa energia de fácil e rápido consumo para suprir as suas necessidades energéticas.
Dessa forma, o uso de produtos redutores e a prática de atividade física se complementam e se potencializam.
Por outro lado, se você usar um produto redutor, ele vai estimular a perda da gordura no local de aplicação. Se a energia gerada por essa gordura não for consumida, o corpo volta a armazená-la.
Portanto, saiba que não existe milagre! Para redução de gordura localizada, é necessário gastar energia, e nesse processo os cosméticos ajudam a reduzir a gordura do local desejado, principalmente nas regiões mais propensas a acumular gordura e, por consequência, mais difíceis de eliminar esse acúmulo, como barriga e culote.
E uma dica muito importante: a gordura não sai pela urina, isso NÃO acontece e é um MITO!
4 dicas de produtos para usar no pré-treino
A Extratos da Terra possui alguns produtos que podem potencializar a performance dos exercícios físicos, fazendo aumentar a perda de gordura localizada no local da aplicação.
1 – Sérum Concentrado
Em primeiro lugar na categoria está o Sérum Concentrado. Em relação a performance e tecnologia, ele é o produto com maior poder de redução.
O sérum possui 3 tipos de cafeína vetorizada e nanoencapsulada. Esses ativos atuam diretamente nas células de gordura, aumentando a ação da enzima responsável pela queima da gordura e estimulando a drenagem dos tecidos.
Ao ser usado diariamente, reduz as medidas em locais difíceis de eliminar o acúmulo de gordura com dieta ou exercícios físicos. Ao passo que, o produto leva apenas 1 minuto para a aplicação e não deixa a pele pegajosa ou deslizando na hora da prática do exercício. Além disso, diminui a celulite e melhora a qualidade da pele, deixando-a mais uniforme e hidratada.
Por fim, o Sérum Concentrado passou por testes de eficácia durante 28 dias. Como resultado, 90% das participantes da pesquisa perceberam redução da gordura localizada na região aplicada.
2 – Modela Pro
O segundo produto é um suplemento alimentar que, assim como o Sérum Concentrado, possui cafeína na sua composição, sendo um complemento perfeito para as atividades físicas.
O Modela Pro contém café verde moído, rico em cafeína e ácido clorogênico, além do cromo. Ele promove no corpo uma ação termogênica que age na redução da gordura. Além disso, tem uma potente ação antioxidante e anti-inflamatória, trazendo benefícios para o corpo de forma geral.
Seu principal mecanismo de ação é induzir a diminuição dos níveis de açúcar no sangue, prevenindo o acúmulo de gordura.
O suplemento também é fonte de cromo, que auxilia no controle do peso e da saciedade, diminuindo principalmente a vontade de comer doce.
Quando o suplemento é associado aos exercícios físicos, há redução de gordura e um maior estímulo ao aumento da massa muscular.
Por conter cafeína e pelo fato de sua liberação no corpo acontecer em até 4 horas, é indicado tomar antes da atividade física e depois de uma refeição, de preferência após o café da manhã ou almoço.
3 – Fluido Hiperemim
O terceiro produto para usar no pré-treino é o Fluido Hiperemim. Esse fluido ativa a microcirculação e o aquecimento da pele, estimulando a queda das células de gordura e reduzindo assim as medidas no local.
O Fluido Hiperemim possui silício orgânico, nicotinato de metila e extratos vegetais, sendo ideal para quem gosta da sensação de aquecimento provocada na pele.
Da mesma forma, ele também promove um aspecto vermelho na pele que pode permanecer até 1 hora após aplicar o produto. Além disso, também é de fácil aplicação, basta aplicar o spray e deixar absorver.
4 – Água Dermo Revigorante – reposição de minerais
Por fim, outro produto importante e que ajuda a manter a pele saudável, nutrida e hidratada é a Água Dermo Revigorante. Ela é uma ótima opção para cuidar da pele do rosto.
Você pode aplicá-la antes da atividade física e deixar absorver. Ela vai ajudar a manter a nutrição e a hidratação da pele, mesmo com a perda de água pelo suor que acontece durante a atividade física. Essa água também é ideal para uso no corpo e no cabelo com o intuito de hidratação e reposição de minerais.
Cosméticos para uso pós-treino
Acima de tudo, para aumentar a performance após a atividade física, é importante favorecer a drenagem dos líquidos e das toxinas do corpo, e também fortalecer o tônus muscular. Caso contrário, você pode ter acúmulo de líquidos no corpo e não perceber a redução de medidas. Por outro lado, também é importante hidratar a pele para mantê-la saudável.
Dependendo da atividade e da intensidade dos exercícios, ocorre um maior consumo de energia, e o corpo passa por um estresse, gerando toxinas e radicais livres. Por isso, produtos detox e drenantes são importantes para manter o organismo em equilíbrio.
Além disso, o exercício ativa a musculatura para que fique firme, mas não age na firmeza da pele. Dessa forma, o uso de produtos firmantes após a atividade física também é importante para manter o contorno do corpo.
4 dicas de produtos para usar após os exercícios físicos
Aqui vamos dar dicas de dois produtos com ação detox e drenante, que você pode escolher conforme a sua preferência, um produto firmante e também uma dica extra de um produto para relaxamento muscular.
1 – Nano Shower
Assim como o Sérum Concentrado, o Nano Shower é um produto com mais tecnologia e também totalmente alinhado à diminuição do impacto ambiental.
O Nano Shower é um produto anticelulite e redutor de medidas que tem forte ação drenante e detoxificante. Afinal é um produto que possui 100% de ativos nanoencapsulados sem nenhuma adição de água, o que faz dele um sérum concentrado e de rápida ação.
Ele auxilia no tratamento da celulite, aumenta a firmeza e a elasticidade da pele, reduz o efeito “casca de laranja” e é altamente hidratante. Além disso, também dá continuidade à ação de estímulo à quebra das células de gordura para transformá-las em energia.
Sua forma de uso é diferenciada e se encaixa muito bem no pós-treino após o banho. Com a pele ainda úmida do banho, você aplica algumas gotinhas do produto no local desejado e espalha na pele. Por fim, a mistura do sérum com as gotinhas de água que ficam no corpo após o banho se transforma instantaneamente em um creme.
Veja no vídeo como é fácil de aplicar.
2 – Advanced Detox
A segunda opção de produto drenante é o Advanced Detox, um creme que tem como principal função a ação detox, eliminando toxinas e líquidos.
Do mesmo modo que o Nano Shower, também é um produto multifuncional que age na celulite, flacidez e gordura localizada. Além disso, promove a hidratação contínua, evitando o envelhecimento precoce da pele.
Os resultados na redução de líquidos são incríveis e percebidos logo nas primeiras aplicações, sendo uma ótima opção para acelerar a perda de medidas.
Dessa forma, é um creme para ser utilizado após o treino com a pele já higienizada.
3 – Creme Firmante
Agora, se você quer mesmo é fortalecer a elasticidade da pele, a melhor opção pós-treino é o Creme Firmante.
Ele possui DMAE nanoencapsulado, um dos mais conhecidos ativos para firmeza da pele. Além disso, é um creme anti-idade corporal, mantendo a pele do corpo bonita e saudável.
Prático e de fácil absorção, foi testado clinicamente com 93% de aprovação pelos participantes do estudo que disseram ter a pele mais firme em apenas 4 semanas.
4 – Creme Atlético Corporal
Essa é uma dica bônus para quando você tiver aquelas dorzinhas musculares causadas pelo exercício físico. O Creme Atlético propicia refrescância e alívio do cansaço das pernas e regiões doloridas.
Que tal uma automassagem pós-treino para aliviar a tensão do seu corpo?
A prática de exercícios físicos X a queda de cabelo
As atividades físicas que movimentam o corpo trazem muitos benefícios para a saúde física e mental.
A indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que adultos façam atividade física moderada (de 150 a 300 minutos) ou intensa (de 75 a 150 minutos) por semana quando não houver contraindicação.
Porém, se por um lado a atividade física tem efeito benéfico para a saúde, quando em excesso ou em uma intensidade muito grande, ela acaba causando o aumento da queda capilar.
Nesse contexto, ainda não existe uma relação do exercício físico com a queda de cabelo bem elucidada cientificamente. Porém, segundo pesquisas, alguns fatores parecem estar relacionados:
– Estresse gerado pela atividade física
O excesso da prática física ou então feita com uma intensidade não balanceada provoca um estresse corporal. Em consequência, gera-se uma grande quantidade de radicais livres que são muito danosos às células, inclusive ao cabelo, levando ao enfraquecimento dos fios e, posteriormente, à queda.
– Dieta não balanceada
Com o aumento da intensidade dos exercícios, os músculos precisam de um aporte nutricional maior. Contudo, se a dieta não for equilibrada, levando em consideração essa necessidade do corpo, os nutrientes serão priorizados para as funções vitais, e os cabelos não são uma delas. Por isso, os fios ficam com menos nutrientes e enfraquecem. Além disso, dietas restritivas e longos períodos em jejum também podem causar essa falta de nutrientes para os cabelos.
– Aumento da testosterona
Outro fator que parece estar envolvido na queda de cabelo é que os exercícios em excesso aumentam a taxa de testosterona. Esse aumento do hormônio em homens que já têm tendência à calvície pode acelerar o processo de queda. Isso acontece porque o metabólito da testosterona, a di-hidrotestosterona (DHT), tem um fator direto com a calvície.
Por esses fatores, é de extrema importância haver um equilíbrio entre a atividade física e uma dieta bem balanceada. Além disso, procure sempre profissionais que possam fazer a avaliação e orientação mais indicadas para o seu caso.
Por outro lado, você pode também fortalecer os fios entregando as vitaminas diretamente no couro cabelo através do Nano Hair. Ele repõe minerais e vitaminas no fio do cabelo, fortalecendo-o, diminuindo a queda e acelerando o crescimento.
Agora que falamos sobre a potencialização dos exercícios com os cosméticos, queremos que nos conte: você tem feito atividades físicas regularmente?
Sempre gostei dos produtos de vcs….
Muito obrigada pela confiança em nossa marca, ficamos felizes em saber que você gosta de nossos produtos