Protetor solar

Protetor solar: tudo o que você precisa saber

Last Updated on 14 de dezembro de 2022 by Lucimara da Cunha

Use protetor solar! Essa recomendação não é novidade para ninguém, não é mesmo? 

Apesar de ser uma recomendação antiga, ainda existem muitas dúvidas e até polêmicas em torno do uso de protetores solares. Por isso, neste conteúdo reunimos várias informações para descomplicar a proteção solar.

Proteção solar o ano todo
Antes de mais nada, vamos entender por que se deve usar o protetor solar. Os filtros solares têm como objetivo proteger a pele dos efeitos danosos das radiações ultravioleta, como os raios UVA e UVB. 

Primeiramente vamos falar dos raios UVB que são os responsáveis por deixar a pele vermelha, causar queimaduras e até câncer de pele. Esses raios agem com mais intensidade na pele no horário das 10h (em algumas regiões do país a partir das 9h) às 16h e em estações mais quentes. O lado bom dos raios UVB é que eles ajudam na produção da vitamina D, necessária para o corpo no fortalecimento de ossos e da imunidade. Mas, poucos minutos por dia de exposição a essa radiação já é suficiente para manter os níveis de vitamina D adequados no corpo. Contudo, o excesso dessa exposição ao sol, além dos problemas mencionados anteriormente, pode causar também o envelhecimento precoce da pele. 

Já os raios UVA causam danos à pele de forma silenciosa. Eles não provocam a reação de vermelhidão e ardência como os raios UVB, porém penetram mais profundamente na pele, causando perda de colágeno e elastina. Também são responsáveis pelo câncer, envelhecimento precoce e manchas. Os raios UVA estão presentes com a mesma intensidade ao longo do dia, mesmo em dias nublados, e durante todas as estações do ano. Além disso, conseguem atravessar os vidros dos carros ou das casas.

Praticamente todo o território nacional apresenta altos índices de radiação ultravioleta, o que acende um alerta para a proteção adequada da pele. 

O que é FPS do protetor solar

Agora que você já sabe dos danos que a radiação pode provocar na pele, vamos entender como se proteger de forma adequada. Primeiramente vamos falar sobre o FPS, qual é o melhor e o que realmente significa essa sigla. 

A sigla FPS quer dizer Fator de Proteção Solar e indica a proteção contra os raios UVB, aqueles que provocam a queimadura e a vermelhidão da pele.

Nos protetores solares, o FPS vem acompanhado de um número, por exemplo FPS 30, FPS 50, e assim por diante. Esse número significa quanto tempo a mais você está protegido do sol sem deixar a pele vermelha, comparado como se você não tivesse utilizando nenhum protetor. Para fazer a conta, basta multiplicar o tempo que leva para a sua pele ficar vermelha sem o uso de protetor pelo número do FPS. 

Protetor solar FPS 30

Na teoria, isso quer dizer que se uma pele clara demora 5 minutos para ficar vermelha ao se expor ao sol sem proteção, se nessa mesma pele for aplicado um protetor de FPS 30, ela poderá ficar 150 minutos (15×30) ao sol sem que fique vermelha. 

Qual o número de FPS ideal na prática

Vimos o conceito de que o FPS está relacionado ao tempo de exposição. Porém, esse conceito vem sendo amplamente discutido pela comunidade científica, visto que esse valor vai sofrer variações como a intensidade da radiação solar (que sofre variação), o horário de exposição, a época do ano, entre outros fatores, já que a incidência dos raios UVB muda dependendo dessas condições. 

E outro fator é a quantidade de protetor aplicado. Para considerar a proteção nesse tempo sugerido, é necessário aplicar 2 mg/cm2, média irreal do que a população realmente aplica, que fica em torno de 0,39 a 1,3 mg/cm2. Ou seja, a quantidade real que é aplicada no dia a dia chega a ser até 5 vezes menor do que a quantidade de filtro aplicada para determinar o FPS de um produto.

Por isso, o mais sensato é considerar que o FPS não seja o tempo de exposição para ficar seguro, e sim o nível de proteção que um produto oferece. Nesse sentido, confira qual o nível de proteção para cada número de FPS de acordo com a Anvisa.

Por não considerar o FPS como um tempo de exposição, uma forma segura de proteção, a própria recomendação da Anvisa é a reaplicação do protetor solar a cada 2 horas ou após sudorese excessiva ou contato com a água. 

Então, qual o FPS mais adequado no protetor solar?

Quando se fala em proteção solar, existem muitas controvérsias. Como vimos anteriormente, é melhor considerar o nível de proteção. Além disso, cada FPS tem um valor de bloqueio ou absorção da radiação UVB, ou seja, quantos por cento esse produto impede que a radiação penetre na pele e também o valor da porcentagem que ele deixa os raios passar. 

Vamos ver essa relação agora:

Vale lembrar que nenhum protetor solar protege 100% da radiação. Perceba também que em protetores com FPS maior do que 50 a diferença de proteção contra UVB fica proporcionalmente menor. 

Com isso, a regra principal é usar o bom senso. Por exemplo, se você possui uma pele clara que se queima facilmente, prefira fatores mais altos de proteção, como o FPS 50 ou mais. Mas, se você tem uma pele morena ou fototipos mais altos, em que sua proteção natural é maior, o FPS 30 pode ser suficiente. 

Outra questão muito importante é a aplicação da quantidade ideal de protetor. Sabemos que a grande maioria dos brasileiros não usa a quantidade adequada de protetor, então, independentemente do fator de proteção que você escolher, faça a reaplicação conforme a indicação, principalmente se você estiver exposto diretamente no sol. 

Agora, se você passa o seu dia dentro de uma sala fechada, se expõe ao sol mais no início e no fim do dia, o FPS 30, por exemplo, já seria suficiente. Aposte nesse caso em protetores com valor mais alto de UVA, e vamos entender a seguir como funciona, além da proteção contra a luz azul, emitida pelos computadores e celulares, que também prejudica a pele. 

Protetor solar em pó FPS 50

Qual a diferença entre FPUVA e PPD

Bom, já sabemos que FPS é a proteção contra os raios UVB. Já a proteção contra os raios UVA é o número que está na embalagem identificada como FPUVA ou PPD. A diferença entre eles é o método ou teste utilizado para quantificar essa proteção. 

Relembrando que os raios UVA são aqueles que estamos expostos constantemente durante o dia todo com a mesma intensidade e que penetram profundamente na pele, sendo bem importante se proteger deles, inclusive se a pessoa estiver em uma sala ou carro, pois esses raios passam pela janela. 

Protetor solar dentro do carro

Por legislação, a proteção contra os raios UVA precisa ser de no mínimo ⅓ do FPS, ou seja, é o resultado da divisão do FPS por 3 (FPUVA mínimo = FPS/3). Portanto, um protetor de FPS 30 precisa ter proteção UVA de no mínimo 10, já um FPS 50 precisa um UVA de 16,6.

Mas no mercado já encontramos protetores solares com um fator de UVA bem acima do exigido pela lei. Isso é bom porque quanto maior essa proteção, mais estaremos protegidos dos raios que causam o envelhecimento, manchas e também o câncer. 

Um exemplo de protetor solar com proteção UVA superior à exigida por lei é o nosso protetor solar em pó FPS 50, que contém FPUVA 34, sendo o dobro da exigida pela Anvisa. 

Confira também os nossos protetores em creme. Todos eles possuem proteção UVB, UVA e ação antioxidante na pele. 

Qual a diferença entre protetor solar para o rosto e para o corpo?

Outra dúvida muito comum diz respeito a  utilizar um protetor do corpo no rosto. Em termos de proteção contra os raios solares, eles são iguais, vão ter o nível de proteção que está no rótulo do produto. 

Porém, a diferença principal está na textura do produto. Normalmente os protetores faciais têm uma textura mais leve, de forma a não provocar o entupimento dos poros e não causar aumento de oleosidade e acne. Além disso, muitos deles possuem outras ações como, por exemplo, ter toque seco, ser oil free, auxiliar no controle de manchas, ser antioxidante, anti-idade ou ter ação hidratante. 

Já no que compete aos protetores corporais, não se tem muito essa preocupação, pois a pele do corpo é um pouco diferente, mais espessa e não sofre tanto com problemas de oleosidade e acne.

E então, conta para a gente, agora vai ficar mais fácil escolher o seu protetor solar?

Se gostou do conteúdo, compartilhe com alguém que você acha que deve saber disso!          

           

           

         

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.