Tudo que você precisa saber sobre a vitamina C

Sempre ouvimos falar muito sobre a vitamina C, mas você sabe quais são as reais funções e a importância dela para o seu corpo?

A vitamina C é um poderoso antioxidante que combate a formação dos radicais livres, o que significa que ela tem a capacidade de proteger o organismo contra os danos provocados pelo estresse oxidativo – que, por sua vez, é ocasionado naturalmente pelo corpo humano. Nós, seres humanos, não produzimos vitamina C, e por isso precisamos obter esse nutriente através da alimentação e de suplementos vitamínicos.

Essa vitamina é considerada um nutriente essencial, necessário para várias reações metabólicas, além de ajudar as células do organismo a crescerem e permanecerem sadias – principalmente as células dos ossos, dentes, gengivas e dos vasos sanguíneos. Ela também é necessária para combater infecções, atuar na absorção do ferro, reduzir o nível de triglicerídeos e de colesterol e fortalecer o sistema imunológico.

Ela é maravilhosa, não é? Entretanto, a vitamina C faz parte do grupo das vitaminas hidrossolúveis e, como a maioria delas, não é armazenada em nosso corpo, sendo eliminada em pequenas quantidades através da urina. Por isso é tão importante consumi-la diariamente!

Benefícios comprovados da vitamina C:

Tem como principal função fortalecer o sistema imunológico, aumentando nossa resistência a infecções, gripes e resfriados, além de favorecer a absorção do ferro, ajudando a evitar a anemia;

Afasta problemas no trato respiratório, pois estimula a formação de macrófagos – células que englobam e depois eliminam as “bactérias do mal”. Só que não adianta investir no nutriente apenas com o quadro já instalado. Para deixar o sistema imune forte e menos suscetível a doenças e resfriados, o indicado é consumir alimentos que são fontes da vitamina regularmente;

Evita o envelhecimento da pele por ser essencial para a produção natural de colágeno pelo organismo. O colágeno é a proteína que proporciona sustentação e firmeza para a pele. Além disso, a vitamina C protege contra a degradação de colágeno e, por essa razão, também proporciona resistência aos ossos;

Melhora a absorção do ferro no organismo. O ferro é importante para prevenir a anemia, que causa um estado de desânimo, lentidão de raciocínio, falta de foco e sonolência;

Também contribui para prevenir problemas de visão em decorrência do envelhecimento. Isso porque o nutriente é um dos fatores que agem contra a degeneração da mácula, parte da retina responsável pela percepção de detalhes. Outros nutrientes que evitam esse problema são os betacarotenos, a vitamina E, o zinco e o cobre.

Então, quer saber onde encontrá-la? Na natureza!

Os alimentos mais ricos em vitamina C são as frutas e os vegetais. Frutas cítricas, salsa, couve-flor, batata, brócolis, morango, goiaba e manga são alguns exemplos de fontes da vitamina – que também está presente em certos cortes de carne, especialmente o fígado. Destaque para acerola, kiwi, abacaxi, laranja, maçã e pera. Na prática, o kiwi possui mais vitamina C do que a laranja!

Agora, o fruto que possui a maior concentração dessa vitamina no mundo é o kakadu, uma fruta oriunda da Austrália e que contém 100% mais vitamina C do que a laranja. Incrível, não?

Entretanto, é preciso prestar atenção ao consumi-la, pois a vitamina C é a mais frágil das vitaminas: ela é sensível à luz, à temperatura e ao oxigênio do ar. Um suco de laranja natural, por exemplo, perde o seu conteúdo de vitamina C em 15 a 20 minutos após ter sido preparado. Portanto, beba-o sempre fresco, na hora e aproveite todos os benefícios! 😉

Gostou? Deixe seu comentário contando qual a sua forma preferida de consumir vitamina C.

Aproveite e conheça todos os benefícios e vantagens do nosso Dermosoft Revitalize Dermo Vit C, nossa vitamina C nanoencapsuladaCom ação antioxidante, previne o envelhecimento precoce, estimula a síntese do colágeno e suaviza linhas de expressão – até mesmo as mais profundas, blindando a pele contra os radicais livres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *