Força na peruca!

O seu cabelo não para de cair? Você fica surpresa com a quantidade de fios que caem ao lavar ou pentear os cabelos todos os dias? Quer entender como isso ocorre? Então vamos lá, e força na peruca, que vou explicar tudinho sobre esse complexo universo que é a formação dos fios de cabelos.

Perder fios de cabelos diariamente é normal, faz parte da vida! Normalmente perdemos entre 80 a 100 fios por dia. Mas se a queda for maior do que isso, aí sim é um indício de que algo não está certo, então vale investigar as causas.

Para que o ciclo de vida do fio funcione normalmente, o bulbo capilar tem de ter oxigenação, nutrientes, vitaminas e proteínas, tudo para que você não perceba que está perdendo os cabelos. A formação do fio é um universo complexo e encantador, é algo que começa lá dentro do couro cabeludo e segue com o crescimento, até ficar assim no aspecto que a gente vê. E esse ciclo não para: quando um fio cai, é porque um outro já está lá, pronto para nascer no mesmo lugar, isso, claro, no estado normal, quando não há problemas de queda acentuada.

Vamos então entender como é a vida do nosso cabelo? Dentro do couro cabeludo, nós temos milhares de folículos pilosos, que são uma espécie de cápsula onde o fio de cabelo cresce. O ciclo de vida do cabelo é dividido em 3 fases distintas, que duram em média 6 anos. Isso quer dizer que, aproximadamente a cada 6 anos, cada fio da nossa cabeça é substituído por um novo fio.

O ciclo de vida do cabelo segue a seguinte ordem:

  • Fase de crescimento: dura de 2 a 6 anos, e cerca de 90% dos fios da nossa cabeça estão nesta fase. Esse é um período muito importante e crucial para que os nossos cabelos sejam saudáveis. Durante esse tempo, as células dentro do folículo (aquela espécie de cápsula que fica dentro do couro cabeludo) vão se dividindo, e o cabelo vai crescendo.
  • Fase de transição: nesta etapa, o cabelo para de crescer, e os nutrientes não são mais entregues ao fio. Essa fase dura de 2 a 4 semanas, e somente cerca de 1% dos nossos cabelos encontram-se neste período.
  • Fase de repouso: esse é o último ciclo do cabelo, o folículo já não tem mais divisão de células, os nutrientes não são mais entregues ao fio e ele morre. O próprio folículo vai empurrando esse fio para fora da cabeça para que ele caia e nasça outro no lugar. Essa fase dura em média de 2 a 4 meses.  

Bom, mas se esse ciclo funciona perfeitamente, ou seja, se quando um fio morre, já nasce outro no lugar, então por que temos queda anormal de cabelos? Como você pode perceber, a fase mais importante é a de crescimento, e para termos os cabelos saudáveis, sem queda anormal, é preciso que todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do fio cheguem até o bulbo capilar. Porém, os folículos são atingidos diretamente, quando ocorre uma variação ou desequilíbrio do nosso corpo, como, por exemplo, quando estamos expostos ao estresse. São situações em que os nossos hormônios se desequilibram e afetam diretamente o bulbo capilar. A falta de uma alimentação equilibrada é outro exemplo que leva à queda de cabelo, já que, na falta de nutrientes importantes, o nosso corpo deixa de mandá-los para o nosso cabelo para poupá-los e então os envia para as outras funções vitais do organismo. Em consequência, acontece a queda de cabelo, pois o fio que estava na fase de crescimento não tem mais alimento. Então ele entende: “Opa, está na hora de trocar de fase”, e pula para a fase de transição, parando de crescer, e cai antes do tempo. Isso é muito comum em mulheres que amamentam, visto que a maioria dos nutrientes são usados para formar o leite e para as funções vitais do organismo da mulher, e os cabelos acabam sofrendo com deficiência de nutrientes, ocorrendo as quedas mais acentuadas.

Agora que vocês já sabem tudo sobre o ciclo de vida do fio, fica mais fácil entender como os produtos para queda de cabelo agem. Quer conhecer mais, acesse o conteúdo Queda nunca mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *