Dicas da Extratos: para cuidar da pele durante o inverno

 

Nos meses de inverno, a umidade do ar fica menor, assim como as temperaturas, o que também diminui a nossa transpiração corporal. Além disso, nessa época, é comum tomar banhos mais quentes, diminuindo assim a oleosidade natural da pele. Todos esses fatores fazem com que o nosso corpo resseque. No entanto, não podemos culpar o frio, já que o que mais muda durante o inverno é o nosso comportamento.

A pele do rosto, dos braços e das pernas estão mais sujeitas ao ressecamento no inverno. O clima seco e frio pode deixar as pernas com aquele aspecto esbranquiçado – indicador da desnaturação das proteínas. Para evitar o problema e não sofrer as consequências das baixas temperaturas, a melhor atitude é cuidar bem do maior órgão do seu corpo: a pele.

Essa é a melhor época do ano para realizar tratamentos como peelings e laser – e até mesmo depilações, já que a exposição solar e a radiação são bem menores. A exposição prolongada ao sol, durante esses procedimentos, pode sensibilizar a pele e causar manchas. Ainda assim, é importante ressaltar que, mesmo no outono e no inverno, durante os tratamentos faciais, é necessário usar diariamente o filtro solar. Até que a sua pele esteja totalmente recuperada, sem descamação ou vermelhidão, esse cuidado é essencial! Consulte seu esteticista.

Em locais de clima seco e frio, é bom cuidar com o ressecamento dos lábios e do rosto, principalmente. Com os dias mais gelados, quem mora nessas regiões já deve ter sentido alguns efeitos, como a perda do viço e do brilho da pele. Isso acontece pois a camada mais externa da pele (a camada córnea) perde água para o ambiente. Consequentemente, com a pele mais seca, ela acaba adquirindo descamações, levando à perda do brilho natural.

Para acabar com esse problema, a hidratação tem que ser ainda mais intensa – de dentro para fora e de fora para dentro. Seguir hábitos saudáveis de alimentação, ingerindo frutas e verduras ricos em vitaminas e antioxidantes, é o primeiro passo. Beber bastante água e procurar tratamentos indicados para o seu tipo de pele também ajudam a manter a saúde do corpo. Para fechar o ciclo de cuidados, use e abuse dos hidratantes, especialmente cremes que contêm óleos e manteigas naturais, ativos de rápida absorção.

Dicas de ouro:

– Beba no mínimo 2 litros de água por dia. Não se esqueça de que o seu corpo continua o mesmo, apenas a temperatura lá fora é que mudou.

Evite banhos muito demorados e quentes. Evite sabonetes comuns que ressequem naturalmente a pele.

– Hidrate a pele todos os dias, logo após o banho. Procure por hidratantes in shower para não deixar a preguiça tomar conta! O vapor do banheiro é um superaliado da penetração dos cremes.

– Se a sua pele for oleosa e acneica, evite hidratantes comuns. Prefira protetores e hidratantes faciais oil-free, principalmente nas regiões de maior oleosidade (zona T do rosto e colo).

Hidrate os lábios. Sempre que lembrar, passe um hidratante labial, manteiga de cacau ou outro balm de sua preferência. Isso a salvará do ressecamento.

Não esqueça o filtro solar. Mesmo a luz artificial dos escritórios pode ser agressiva à sua pele.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *