Alimentos termogênicos e seus benefícios

Last Updated on 31 de outubro de 2016 by

Semana passada nós falamos sobre os produtos termogênicos e agora chegou a vez dos alimentos! Quando ingerimos alguma coisa, nosso organismo consome energia para realizar a digestão. Esse gasto energético varia em cada alimento e, alguns deles, demandam um trabalho maior do nosso organismo. Quando o metabolismo trabalha de forma acelerada, a temperatura corporal aumenta, queimando mais calorias que o normal. Os alimentos termogênicos são, resumindo, aqueles que fazem nosso corpo trabalhar mais e, assim, contribuem para a perda de peso.

Porém, sabemos que não existem milagres quando o assunto é perder peso. Para esse processo ter resultados, é preciso ingerir esses alimentos frequentemente. Além disso, o processo ideal de emagrecimento envolve a prática de exercícios. É sempre bom lembrar que cada organismo funciona de um jeito, então é importante consultar um especialista para supervisionar suas mudanças alimentares. Separamos uma lista de alimentos que podem ser grandes parceiros para acelerar seu metabolismo:

Aspargos:

Ainda pouco utilizado nas nossas refeições, é outra boa alternativa porque, além de termogênico, é pouco calórico. O aspargo também é rico em vitaminas e fibras, é um ótimo anti-inflamatório, ajuda a saciar a fome e possui ação diurética, combatendo o inchaço. A dica é utilizá-lo como acompanhamento do prato principal, fica maravilhoso!

Água gelada:

Quando ingerimos água gelada nosso corpo gasta energia para deixá-la na temperatura adequada, o que acaba queimando calorias. Mas isso só tem resultado se você consumir uma grande quantidade de água por dia, o que é ideal para nossa saúde: 1,5 L de água por dia, cerca de oito copos.

Cacau:

Os graus de cacau são conhecidos por terem mais de 300 compostos saudáveis! Ele possui propriedades estimulantes e antioxidantes devido ao seu teor de cafeína e polifenóis. A combinação dessas substâncias faz bem ao coração, à circulação sanguínea, e contém atividade antialérgica, antiviral e anti-inflamatória. Em pó, ele pode ser usado para substituir os achocolatados! Além de colocar no leite, fica ótimo em cima de algumas frutas como maçã e banana. Use duas colheres de sopa por dia.

Café

Os benefícios do café vêm da cafeína, um estimulante e termogênico natural. Seu consumo estimula o sistema nervoso central, ajuda a diminuir a fadiga, melhora a performance esportiva e, claro, aumenta nossa disposição e energia. Além da cafeína, o café é uma ótima fonte de antioxidantes, sais minerais e vitamina B3. Mas é importante lembrar que o excesso de café pode causar problemas no estômago e insônia, então consuma no máximo três xícaras por dia.

Canela:

A canela é uma super parceira para ajudar no emagrecimento. É fonte de fibras, antioxidante, diminui o colesterol, ajuda a regular o açúcar no sangue e facilita a digestão. Polvilhe por cima das frutas ou adicione nas bebidas quentes, fica uma delícia! O ideal é o consumo de uma colher de chá por dia.

Chá de hibisco:

A bebida possui ação diurética, evita a retenção de líquidos e combate o acúmulo de gordura. Ainda ajuda a controlar o colesterol e a pressão arterial. O sugerido para consumo é, para cada um litro de água, uma colher de sopa da flor. Recomenda-se três xícaras por dia.

Chá verde:

O chá verde também possui a cafeína e todos os seus benefícios. Além disso ajuda na desintoxicação, combate a retenção de líquidos e dos radicais livres. Por conter cafeína, o chá verde também pode causar insônia, então evite tomar a noite. Está liberado consumir até quatro xícaras por dia, e a dica é tomar o chá verde gelado no verão, fica delicioso!

Curry:

O curry é uma mistura de temperos muito utilizada na Índia, fica ótimo em risotos, massas e carnes. Além de ser termogênico é um ótimo antioxidante, aumenta a imunidade e facilita a digestão. Na hora de usar o tempero não erre na medida, é indicado o uso de apenas uma colher de chá.

Gengibre:

O gengibre é um dos alimentos mais famosos e potentes! O gasto calórico pode aumentar em mais de 10%! O gengibre melhora a digestão e é um ótimo anti-inflamatório. Além disso, pode ser consumido de diversas maneiras: como tempero em carnes, molhos e sopas e até cru em saladas, sucos e chás. Um jeito bem prático de ingerir gengibre é na água, basta encher uma garrafa com água e adicionar 5 ou 6 rodelas da raiz.

Linhaça:

A linhaça é um ótimo alimento para nossa saúde: acelera a queima calórica, regula o intestino, controla diabetes e inflamações. Deve ser consumida levemente triturada junto com sucos, batidas, vitaminas e até salada de fruta. Consuma no máximo duas colheres de sopa por dia.

Óleo de coco:

O queridinho das blogueiras é um antioxidante natural, rico em gorduras saturadas que potencializam a absorção de nutrientes. O óleo de coco também atua na redução do colesterol ruim e melhora a função intestinal. Ele pode ser usado misturado com iogurte, vitaminas ou sucos, pode temperar a salada e pode até entrar nas receitas de bolos e doces. É indicado o consumo de no máximo três colheres de sopa por dia.

Pimenta vermelha:

Essa é outra opção super prática de alimento termogênico. Esse tipo específico de pimenta é rica em capsaicina, substância considerada um dos melhores auxiliares no controle de peso. Ainda contribui para a retirada de gorduras das artérias e pode aumentar em até 20% a atividade metabólica! O indicado é consumir três gramas por dia, em saladas, pratos quentes e sopas.

Semente de chia:

Mais um alimento incrível para nosso corpo! Riquíssima em fibras, regula o colesterol, tem efeito desintoxicante, deixa a pele e o cabelo mais bonitos e tem efeito anticelulite. É prática porque, diferente da linhaça, não precisa ser triturada. Não apresenta gosto então pode ser acrescentada em qualquer refeição, suco, salada ou fruta. Usar de 1 a 4 colheres de sopa ao dia.

E aí, qual deles você vai inserir na sua dieta? 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.