A importância da água para uma pele saudável

Last Updated on 8 de novembro de 2016 by

A água é o elemento mais abundante na Terra e também aquele de que o nosso organismo mais necessita. Mais de 60% do corpo humano é constituído por água, distribuída em vários órgãos. A água desempenha um papel essencial em quase todas as funções do corpo humano, auxiliando na regulação da temperatura corporal e eliminando as toxinas através da urina e da transpiração. Além disso, ela é usada no processo de respiração e na distribuição de muitos nutrientes pelos diversos órgãos do nosso corpo.

Entre todos os órgãos que necessitam de hidratação, o maior deles é a pele.

A nossa pele é recoberta por um manto hidrolipídico, formado por água e ácidos graxos, os quais são responsáveis por mantê-la lubrificada, protegendo-a da evaporação excessiva de água e de diversos tipos de micro-organismos, desempenhando uma função de barreira e proteção. Portanto, é fundamental conhecer os benefícios da água para manter a saúde da pele.

Recomenda-se a ingestão de pelo menos dois litros e meio de água diariamente para que o nosso organismo funcione de forma adequada, já que a água é perdida durante todo o dia. Para não esquecer de se hidratar, lembre sempre de levar consigo uma garrafinha com água para o trabalho e o lazer. Com essa simples ação, você estará prevenindo doenças e alguns desequilíbrios estéticos.

Além disso, o consumo de água auxilia a diminuir a celulite, prevenir inchaço, disfarçar as rugas e retardar o envelhecimento precoce. A água sozinha já nos proporciona muitas melhorias no que diz respeito à pele, então cabe a nós potencializar esses processos usando cosméticos para cada tipo de problema, melhorando assim a hidratação e a função de barreira da pele.

Paula Souza

especialista técnica Extratos da Terra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.