radicais livres

Radicais livres: o que são, como se formam e como se defender deles

Last Updated on 26 de outubro de 2023 by Lucimara da Cunha

Os radicais livres são produzidos naturalmente pelo nosso organismo como resultado de reações metabólicas essenciais para a vida. Por isso, podemos dizer que não conseguimos viver sem eles!

Portanto, a produção de radicais livres é um processo natural, mas que em excesso começa a trazer danos às células e à saúde. Neste conteúdo, você vai entender o que são os radicais livres, por que se fala tanto neles e por que é tão importante se proteger dos efeitos negativos que produzem.

O que são radicais livres

Os radicais livres são moléculas que possuem um número ímpar de elétrons, o que os torna instáveis.

Por ter elétrons em número ímpar, essas moléculas acabam sempre tendo que doar ou roubar elétrons de outras moléculas.

Vamos entender por meio de ilustrações como os radicais livres atacam as células do corpo. 

radical livre

Essa molécula em vermelho ao lado é um radical livre. Perceba que no último círculo (de fora para dentro), ele possui 7 elétrons e que um está faltando.

Então ele começa a sua jornada para encontrar “alguém” que possa doar esse outro elétron faltante. Se esse radical livre não encontrar o seu par perfeito para dividir a energia com ele, vai roubar de alguma molécula ou célula à sua volta. 

O nosso corpo sempre busca o equilíbrio, e por isso, assim como a geração dos radicais livres, existem os antioxidantes, que doam um elétron ao radical livre, e os dois ficam superfelizes.

radical livre e antioxidante

Porém, quando ocorre um desequilíbrio entre a produção de radical livre e o número de antioxidante disponível, é que começa a surgir os problemas.

O radical livre se une às células sadias que estão ao seu redor e rouba a energia dessas células, principalmente do DNA celular, resultando no envelhecimento e até na morte dessa célula. Esse processo é chamado de estresse oxidativo. 

ataque dos radicais livres as células
Radical livre atacando as células saudáveis do corpo

O estresse oxidativo leva ao envelhecimento precoce e também faz com que as células não desempenhem mais as suas funções adequadamente. Como resultado, pode ocorrer diversas doenças, como, por exemplo, o câncer.

Como são produzidos

Existem dois tipos de radicais livres:

1- Os endógenos: produzidos pelo nosso organismo naturalmente

2- Os exógenos, produzidos por estímulos externos 

Os radicais livres endógenos se formam naturalmente pelo organismo e são derivados de reações metabólicas. Alguns exemplos dessas reações são a geração de energia, reprodução, respiração, defesa contra infecções e muitas outras reações essenciais para nos mantermos vivos. Eles estão presentes nas células de todo o corpo. 

Já os exógenos são produzidos devido a estímulos externos, tais como o excesso de exposição ao sol, alimentos industrializados e gordurosos, fumo, consumo de álcool e poluição. O excesso de atividade física também aumenta a produção de radical livre, pois o corpo precisa consumir mais oxigênio e, como vimos na respiração, geramos radicais livres. 

Portanto, tudo é uma questão de equilíbrio. Sempre teremos a formação de radical livre em nosso organismo. Mas, precisamos do equilíbrio entre a formação deles e a disponibilidade de antioxidantes para neutralizar a ação destruidora dessas moléculas nas células do corpo. 

Como se defender dos radicais livres

A forma mais adequada é evitar a sua formação em excesso, e para isso, algumas dicas são valiosas:

  • Tenha uma alimentação saudável e rica em vitaminas
  • Evite fumar e consumir álcool
  • Evite lugares com poluição do ar ou use cosméticos que protejam a pele da poluição
  • Não se exponha ao sol em excesso 

Quanto à alimentação, procure ingerir alimentos ricos em vitaminas A, C e E, carotenoides, cobre, zinco, magnésio, selênio e compostos com o resveratrol e catequinas.

Por outro lado, podemos equilibrar os danos dos radicais livres na pele reforçando o potencial antioxidante por meio de cosméticos que possuem ação antioxidante. Assim, mais dessas moléculas estarão disponíveis, e as células sadias não serão alvo dos radicais livres. 

Quando usamos cosméticos com ação antioxidante, significa que estamos aumentando o número de moléculas antioxidantes diretamente na pele. Essas substâncias em pequenas concentrações são capazes de neutralizar as moléculas de radicais livres antes que causem danos às células da pele e provoquem o envelhecimento precoce. 

25 thoughts to “Radicais livres: o que são, como se formam e como se defender deles”

    1. Olá Francisco. Não tem como você saber de certeza, pois, nosso corpo é dinâmico e ele muda diariamente para se adaptar ao ambiente, sua rotina ou se proteger de uma ameaça a sua saúde por exemplo. Mas, você pode seguir as dicas do texto para aumentar a disponibilidade de antioxidante para seu corpo e assim o corpo estará mais protegido da ação dos radicais livres. Assim como evitar alguns hábitos que aumente a geração de radicais livres como mencionamos no texto. Se você leva um estilo de vida mais saudável, prática exercícios físicos regularmente, descansa e tem boas noites de sonos, tem uma alimentação balanceada, ingere alimentos ou suplementação que tem ação antioxidante você tende a ter esse equilíbrio entre radicais livres e ação antioxidante.

    2. Você ter uma noção do estresse oxidativo causado pelos radicais livres fazendo exames Gama GT
      Ideal é estar abaixo de 20
      Quantos mais alto maior seu estresse oxidativo.

    1. Olá Flávio, tudo bem? Os radicais livres fazem parte de nossos processos celulares. Eles de certa forma também podem agir em nossa defesa, pois em alguns casos, desempenham uma função sinalizadora para algumas reações do corpo. Estudos recentes, estão buscando algumas respostas sobre as funções dos radicais livres, não vendo eles apenas como vilões. Alguns exemplos do papel positivo dos radicais livres estudados são:
      ° Assim como eles atacam as células sadias do organismo, eles também podem atacar moléculas invasoras e prejudiciais apoiando, desta forma, o sistema de defesa. Além disso, eles também são uma forma de indicar o corpo que em uma determinada região as células estão sendo atacadas, sinalizando o sistema de defesa.
      ° Em alguns casos os radicais livres servem de sinalizadores para dar início a um processo metabólico ou celular. Estudos apontam, por exemplo, que os radicais livres tem papel importante durante a contração muscular, sinalizando que as células precisam de mais energia produzida a partir da glicose. Outros estudos mostram que os radicais livres estão em grande concentrações em células-troncos neurais quando essas estão prontas para se dividir, mostrando novamente que eles podem estar envolvidos nos processos de sinalização.

      De fato, muito se fala dos efeitos negativos que já são mais elucidados pela ciência, mas, se os radicais livres estão presentes em nosso corpo é porque também são importante de alguma forma. O nosso corpo tem um sistema natural de controle dessas moléculas, porém, o estilo de vida, hábitos e a alimentação podem desequilibrar o sistema antioxidante do organismo, levando ao estresse oxidativo que é causa grandes danos as células. Sendo assim, o maior problema acontece quando se tem um aumento excessivo de radicais livres e uma baixa ação antioxidante no corpo.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição

    1. Prezados, a matéria carrega consigo um esplanamento impar a título de esclarecimento. Só uma questão; estaria os radicais extremamente mais radicais livres para o mal. O vitiligo e a autoimunidade celular seria parte dessa guerrinha de células?

      1. Olá. Os radicais livres são sempre para o mal. Tratar a oxidação das células faz bem para todas as doenças. No caso do vitiligo não é fator fundamental, porém contribui sim. A secreção de radicais livres é uma resposta ao estresse, gera inflamação e ativa excessivamente o sistema autoimune. Para a produção de melanina a célula precisa de grande quantidade de energia, se não tem energia não forma melanina. Portanto nosso corpo precisa de menos radical livre para ser saudável.

        Podemos ter doenças genéticas que serão pioradas por conta dos radicais livres.

        Esperamos tê-lo ajudado, qualquer dúvida a mais, estamos à disposição

    1. Olá, Francisco! Que ótimo, nós ficamos muito felizes em saber que você gostou do conteúdo!
      Abraços de todos da Extratos a Terra para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.