Last Updated on 4 de novembro de 2022 by Lucimara da Cunha
Cada vez mais os prebióticos estão presentes na formulação dos dermocosméticos e vêm se tornando muito valorizados por quem deseja ter uma pele saudável e bonita. Mas você sabe o que são e qual a importância dos prebióticos na pele?
Neste conteúdo, vamos esclarecer as dúvidas sobre eles, e você vai entender o que esse nome complicado pode fazer pela sua pele.
O que são prebióticos?
Para entender o que são prebióticos, em primeiro lugar você precisa saber o que é microbiota, e temos um conteúdo explicando em detalhes sobre a microbiota da pele, confira aqui. ⬅️
Mas, resumidamente, a microbiota é um conjunto de microrganismos bons e ruins que habitam a superfície da nossa pele.
E se você está pensando que a nossa pele serve de hotel para essas criaturas, está corretíssimo! A pele é o hotel 5 estrelas dos microrganismos, e nós temos uma capacidade gigantesca de hospedá-los. Porém, podemos dizer que possuímos uma relação de cooperativismo com os microrganismos, pois damos a eles abrigo e alimento, já que se alimentam de restos metabólicos da nossa pele e, em troca, nos protegem, impedindo que hóspedes baderneiros e maus invadam o nosso corpo.
Bom, já mencionamos que nós naturalmente alimentamos os microrganismos, e vale lembrar que tanto os bons quanto os ruins, mas está tudo bem desde que se tenha um equilíbrio com mais microrganismos bons sendo alimentados e mantendo os ruins isolados em uma pequena região. E é aqui que você vai entender a importância dos prebióticos.
Quando usamos prebióticos na pele, estamos fornecendo um alimento extra para os microrganismos bons. Mas aí tu vai me perguntar: mas os inimigos não podem comer também?
E a resposta é não! Essas substâncias normalmente são bem seletivas, e os microrganismos ruins não conseguem digerir os prebióticos, o que faz com que o “clube do bem” que habita a nossa pele fique mais forte e em mais volume.
Portanto, prebióticos são alimentos para os microrganismos bons que ficam na nossa pele. Como resultado temos o controle da hidratação e do pH, uma barreira de proteção bem forte e uma aparência saudável e iluminada.
Já entendemos o que são prebióticos, mas e os probióticos?
Agora você vai entender de vez a diferença entre esses dois termos. Nós falamos que temos microrganismos bons e ruins na pele, certo? Os probióticos são os microrganismos bons, que trazem benefícios para o nosso corpo, ou seja, quando usamos um produto com probióticos estamos colocando no corpo microrganismos vivos. Em outras palavras e usando a nossa analogia, estamos levando mais hóspedes do bem para a nossa pele para ocupar o máximo de espaço possível e evitar os hóspedes ruins que causam confusão e desconforto.
Agora ficou fácil de entender, não? Probióticos são os microrganismos do bem, e os prebióticos são o alimento deles.
Benefícios de usar os prebióticos
Em dermocosméticos é mais comum ter a presença dos prebióticos, pois é mais difícil manter os probióticos vivos até serem aplicados na pele.
Dessa forma, fornecendo prebióticos estamos garantindo uma seleção da microbiota de forma natural e saudável.
Os benefícios que os prebióticos trazem é justamente fazer com que a pele continue funcionando da forma correta, isolando tudo o que está do lado de dentro do resto.
Em outras palavras, estamos fazendo com que os microrganismos que temos na pele trabalhem para nós. Isso acontece porque eles equilibram o pH, consomem substâncias que ficam na nossa pele e que não servem para nada, fazem uma película protetora, garantem que a água das células não evapore para fora e, principalmente, impedem a presença de bactérias e vírus prejudiciais que podem nos causar vários problemas como acne, sensibilidade, ressecamento, dermatites e outros desconfortos.
Agora vamos conhecer dois prebióticos usados nos dermocosméticos da Extratos da Terra e entender como eles agem na pele.
1 – Prebiótico inulina
O primeiro prebiótico sobre o qual vamos falar é a inulina. Com origem vegetal, esse prebiótico é encontrado em alguns alimentos como cebola, alho, chicória ou trigo. Além de servir como alimento para os microrganismos bons, ele tem uma função bem importante na hidratação da pele devido à sua estrutura química.
Olhando a imagem, podemos perceber que a fórmula química da inulina forma pequenas estruturas, como se fosse uma cápsula. Dentro dessas pequenas cápsulas esse ingrediente é capaz de absorver, armazenar e liberar água na superfície da pele sempre que necessário. Isso resulta em uma melhora da hidratação cutânea.
Esse prebiótico é encontrado no nosso queridinho Hydra Face, um creme com uma ação fantástica de hidratação e reparo da pele.
É aquele produto que não pode faltar de jeito nenhum por quem valoriza uma cútis saudável e bonita.
2 – Bioecolia®
O segundo prebiótico usado nos produtos da Extratos da Terra é o Bioecolia®, que age de duas formas.
Em primeiro lugar, ele é facilmente digerido pelas bactérias boas da pele e, com isso, elas ficam mais fortes e em maior número, diminuindo as bactérias ruins.
Foram realizados testes in vitro que mostram esse efeito fortalecedor da microbiota saudável na pele. Nas imagens abaixo a linha verde corresponde às bactérias benéficas da pele, e a cinza às bactérias não desejadas. Perceba que à medida que as bactérias boas aumentam, as ruins diminuem.
Em segundo lugar, o Bioecolia® estimula a produção de peptídeos na pele que servem para ativar o sistema imune. Isso quer dizer que, quando temos um invasor na pele, esses peptídeos acionam o nosso sistema de defesa para combater esses invasores. Por ter essas duas funções, o Bioecolia® é considerado um ativo guardião da pele.
Esse ativo está presente em dois de nossos produtos: no Sérum Multissolução, justamente por diminuir o número de bactérias que provocam a acne, e no Nano Vit C 20%, para aumentar as defesas naturais da pele, deixando-a mais saudável e bonita.
Para saber mais sobre os produtos que contêm os prebióticos, clique nas imagens abaixo 😉