microbiota da pele

Microbiota da pele: o que é e como mantê-la saudável

Last Updated on 4 de novembro de 2022 by Lucimara da Cunha

A microbiota da pele é a colônia de microrganismos de diferentes espécies como, por exemplo, bactérias, fungos e vírus que habitam as camadas superiores da pele. 


Para se ter uma ideia da dimensão da microbiota, desenhe na sua pele um quadrado de 1 cm em cada lado. Dentro deste quadrado, calcula-se que contenha cerca de um bilhão de bactérias, dá para imaginar isso? Isso sem contar com os outros tipos de microrganismos que habitam a pele. A ciência já chega a mencionar que a microbiota é uma possível quarta camada da pele, tamanha a sua importância.

microbiota da pele

É como se a gente tivesse vários pelotões de soldados na superfície da pele, entre eles os bons, que trazem benefícios, e os ruins, que causam doenças ou irritações. Então, imagine que na pele nós temos vários “pelotões de soldados” que se enfrentam diariamente. Quando a nossa pele está saudável e bem hidratada, é bem provável que os bons estejam  ganhando, mas quando estamos com alguma coceira, dermatite ou outras irritações, pode ser que o pelotão do inimigo esteja ganhando.

Apesar de esses microrganismos estarem na camada superficial, nós não os enxergamos a olho nu. Mas quando eles vivem em equilíbrio, controlando o crescimento do pelotão inimigo, a nossa proteção natural está garantida. Além disso, esse equilíbrio mantém o pH ideal da pele, evitando doenças, preservando a hidratação e impedindo que substâncias externas penetrem na pele.

O que acontece quando a microbiota da pele está em desequilíbrio?

A microbiota está em desequilíbrio quando os soldados do mau estão ganhando as disputas por território na pele ou estão em maior quantidade se comparados às bactérias que nos protegem. Como consequência, alguns problemas de pele começam a aparecer de forma repentina, como ressecamento, dermatites, acnes e outras doenças.

Vale lembrar que cada pessoa possui a sua microbiota, ela é única e diferente da do seu vizinho, colega ou familiar. Isso porque a presença de microrganismos na pele está intimamente ligada a hábitos pessoais, idade, atividade física, alimentação, ambiente em que o indivíduo vive, entre outros fatores.

Como manter a microbiota da pele saudável

 Primeiramente é não agredindo a pele, pois isso causa o desequilíbrio dos microrganismos presentes nela.

E quando falamos em agredir, não quer dizer apenas causar machucados ou sangramentos. Você pode estar agredindo a pele sem nem perceber. Veja 3 exemplos de hábitos e atividades que prejudicam a pele:

1 – Uso de sabonetes que ressecam a pele: sabe aquela sensação de lavar o rosto e sentir a pele repuxando? Pois bem, isso não é nada legal e mostra que esse produto está desidratando em excesso e deixando a sua pele desprotegida.

2 – Banhos muito quentes: a água quente facilita a remoção da gordura da pele. Porém, ela acaba retirando mais do que deveria de fato. A camada mais superficial da nossa pele é formada prioritariamente por componentes graxos, e ao retirá-los estamos deixando a pele desprotegida dos agentes externos.

3 – Lavar a pele mais de duas vezes ao dia: o excesso de higienização retira os componentes oleosos que fazem a proteção da nossa pele. Por outro lado, o contrário também é verdadeiro: a falta de higiene causa o acúmulo de resíduos na pele, o que desequilibra a quantidade de bactérias boas e ruins.

5 dicas de como manter a microbiota e a pele saudável

A principal dica para isso é preservar a proteção da pele e sempre usar produtos que fortaleçam a barreira de proteção, e nunca o contrário. Por exemplo: 

1 – Use cosméticos que tenham afinidade com a pele, como os de base vegetal e que possuam componentes já presentes na pele, tais como ômegas e ácido hialurônico

2 – Procure utilizar sabonetes que mantenham a hidratação e o pH da pele equilibrado.

3 – Hidrate a pele, visto que isso favorece a formação de barreira protetora. Quando temos uma barreira eficiente, diminuímos as fissuras que podem servir de abrigo para as bactérias ruins da pele e facilitamos a sua entrada no corpo. 

4 – Evite o uso constante de produtos bactericidas, pois eles não só matam as bactérias ruins como também acabam diminuindo a quantidade de bactérias protetoras. 

5 – Utilize produtos com ação prebiótica, visto que esses produtos levam alimentos para os microrganismos bons e não servem de alimentos para os ruins. Dessa forma, deixamos os nossos defensores fortes e os inimigos fracos. 

Se você quer saber mais sobre a microbiota, veja a aula da nossa técnica falando sobre a barreira de proteção da pele e sobre como mantê-la saudável. 

Web aula com Elizete Garcia – Extratos da Terra

3 Produtos que protegem a microbiota

Além de produtos que mantêm a hidratação e fortalecem a barreira de proteção da pele, existem produtos que contêm prebióticos.

Como falamos anteriormente, os prebióticos nada mais são do que alimento para as bactérias boas da pele, assim elas ficam mais fortes para combater as bactérias ruins que causam doenças ou irritação.

A Extratos da Terra possui alguns produtos com esses componentes. Confira a dica de 3 produtos que mantêm a microbiota da pele saudável.

Sérum Multissolução

Trata-se de um produto de tratamento para o controle da acne e do processo inflamatório da pele.

O Sérum Multissolução possui o ingrediente ativo Bioecolia®, que preserva e fortalece a microbiota da pele. Dessa forma, tem-se a diminuição de bactérias na pele que provocam a acne.

Hydra Face

É um hidratante facial de uso diário que deixa a pele bonita e saudável. Esse creme contém um prebiótico chamado inulina, que tem a capacidade de absorver e de reter grandes quantidades de água.

Dessa forma, mantém-se a hidratação e a preservação da microbiota saudável.

Nano Vit C 20%

Esse é um creme multifuncional, melhorando vários aspectos da pele: protege do envelhecimento, trata as rugas e linhas de expressão, aumenta a hidratação e reduz as manchas.

vitamina C para a pele com 20%

Além disso, a Nano Vit C 20% é a primeira vitamina C com ação prebiótica que aumenta a imunidade da pele contra agressores externos e mantém a pele sempre viçosa e bonita.

Agora nos conte, você tem cuidado da microbiota da sua pele?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.