gestação

Gestação: o que pode ser usado durante a gravidez

Last Updated on 12 de janeiro de 2023 by Extratos da Terra

A gestação é um momento de grandes transformações para a mulher. Ela passará por mudanças na sua rotina e no seu corpo. Durante o período da gestação, o corpo vai se modificar lentamente, preparando-se para o parto e para a maternidade. 

Ser mãe muitas vezes muda o estilo de vida e os objetivos da mulher. É uma transformação linda, e cada gestação é única e cheia de particularidades.

Os sentimentos das mulheres nesse período podem mudar de um momento para outro, sendo causados parcialmente pelos hormônios da gravidez, e essas alterações emocionais são totalmente normais. 

A gestação é um fenômeno fisiológico, e por isso mudanças no corpo durante esse período são comuns.

Algumas grávidas sentem mais alterações e sintomas do que outras, mas o fato é que em todas o corpo muda. As taxas hormonais nesse período são bem altas e causam tanto modificações físicas no corpo como mudanças na textura da pele, unhas e cabelos. 

O que usar na pele antes do terceiro mês da gestação

primeiros meses de gestação

Nos 3 primeiros meses, o corpo não sofre alterações muito visíveis, mas é superindicado já começar a preparar a pele para as mudanças que virão.

Nessa fase, o mais importante é cuidar da hidratação e proteção da pele. Reserve um tempo especial para curtir esse momento único, pois é muito importante para o bem-estar do corpo e da mente. 

Excelentes opções de produtos hidratantes nesse período são o Ômega 7 e o Oil Dermo Active. Esses produtos aumentam a hidratação e a elasticidade da pele, combatendo a flacidez e prevenindo as estrias. Ambos são produtos de base vegetal e compatíveis com a pele, não oferecendo riscos à gravidez.

Os três primeiros meses normalmente são os mais delicados e merecem uma atenção especial com relação ao que se utiliza na pele. Dessa forma, é sempre bom procurar orientação médica para uso de outros produtos nessa fase. 

O que usar na pele após o terceiro mês da gestação

gestação

Após o terceiro mês de gestação, as modificações físicas ficam mais visíveis, a barriga começa a aparecer, os seios ficam mais inchados.

Conforme os meses passam, a retenção de líquido aumenta, o espaço para o bebê vai ficando limitado e desconfortos podem ocorrer.

Algumas mulheres sentem-se mais cansadas também. Por outro lado, muitas mulheres ficam radiantes nesse período e com uma energia e brilho sem igual. 

Os cuidados com o corpo e a pele após o terceiro mês são focados na diminuição dos edemas e do inchaço, além da prevenção de estrias, já que a barriga e os seios aumentam de tamanho.

Algumas indicações de produtos para uso após o terceiro mês de gestação

Fazer drenagem linfática manual com produtos vegetais é um procedimento indicado para as futuras mamães. Não é aconselhado usar nesse período dermocosméticos para controlar o peso, então cosméticos com nicotinato de metila e cânfora estão proibidos. Um boa dieta é a melhor opção nesse caso.

Assim, um produto liberado para uso na gestação que auxilia no controle do inchaço e também já ajuda no tratamento da celulite é o Advanced Detox. A Loção Antiestrias também está liberada após o terceiro mês, sendo recomendado aplicar nas regiões mais acometidas pelas estrias, como abdômen e mamas. 

A Anvisa também recomenda não usar cosméticos com  ureia sem orientação medica. Essa substância é encontrada principalmente em cremes hidratantes. A restrição de uso é principalmente em produtos com mais de 3% de ureia.

Por outro lado, hidratantes com bases vegetais e livres de parabenos são os produtos indicados nessa fase, pois são mais seguros e compatíveis com a pele, diminuindo assim as chances de a gestante desenvolver algum tipo de alergia.

Lembre-se de que nesse período de gestação, como o corpo está em constante mudança, a pele fica mais sensível e muito vascularizada, portanto, tornando-se mais reativa. 

A limpeza de pele também é um tratamento que pode ser feito para melhorar a pele desde que os produtos não contenham trietanolamina, como é o caso da linha Aquaface.

Ah, é bom evitar usar soluções emolientes e dar preferência ao creme emoliente, pois a pele na gravidez, como mencionado, é mais sensível a ter alguma reação às substâncias da solução emoliente.

Tratar manchas na gravidez

Durante a gestação, também pode ocorrer acne e manchas devido às alterações hormonais, que são constantes.

Esses problemas de pele podem ser temporários e passar após o parto. Portanto, durante a gravidez não é recomendado tratar a acne e as manchas, pois muitos dos produtos para o tratamento dessas disfunções contêm substâncias nocivas para a gestante e para o bebê, como, por exemplo, os ácidos.

Lembre-se de que esses tratamentos nesse momento não valem o risco.

Se o melasma persistir após o parto, pode ser feito um tratamento para o controle da pigmentação, mas se a mulher estiver amamentando, o recomendado é ainda evitar produtos com ácidos. 

Proteção solar

Recomenda-se durante a gestação usar sempre proteção solar reforçada, de preferência com filtro em forma de cremes, devendo-se repor com o protetor e o multiprotetor em pó, fazendo-se sobreposição e realizando-se a reaplicação com mais facilidade. Sem contar que o pó possui proteção contra poluição digital e atmosférica, evitando ainda mais o aparecimento de manchas.

Produtos que controlem a oleosidade da pele e que não contenham substâncias nocivas também são bem-vindos e vão ajudar no controle da acne sem causar efeitos adversos.

Já os cabelos têm a sua particularidade devido aos hormônios. Durante a gravidez, os cabelos ficam lindos e algumas vezes mais espessos. Porém, no pós-parto ocorre uma queda intensa dos fios.

Cuidados com os cabelos

A linha Terapia Capilar auxilia a controlar a queda capilar e pode usá-la sem problemas na lactação e também na gestação. 

Confira a lista completa de produtos que podem ser usados e produtos com restrição e que estão proibidos neste período tão especial na vida das mulheres:

Se ainda tiver alguma dúvida sobre o uso dos nossos produtos na gestação, deixe seus comentários aqui que nós respondemos 😉

2 thoughts to “Gestação: o que pode ser usado durante a gravidez”

    1. Olá, Agda. Tudo bem?

      Não entendemos muito bem sua dúvida. No conteúdo abordamos sobre produtos que são recomendados na gestação e durante a lactação, mas não mencionamos nada sobre os diferentes tipos de partos. Poderia explicar melhor qual sua dúvida para podermos de ajudar da melhor forma?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.