Os cremes hidratantes não são todos iguais. Além da fragrância, cremes que possuem em sua composição manteigas e óleos vegetais são diferenciados, hidratando de fato a pele. Mostramos como um creme de base vegetal hidrata de verdade no post desse link.
Para você saber como escolher o melhor hidratante corporal, é importante lembrar que a pele do corpo é a região que mais está exposta às variações climáticas e ao sol, principalmente braços e pernas.
Diferentemente da pele do rosto, costas e tronco, as pernas e os braços têm menos glândulas sebáceas (células que produzem a oleosidade da pele). Dessa forma, ficam mais desidratadas e ressecadas.
Além disso, com o passar dos anos, o processo de renovação da pele vai ficando mais lento e a espessura torna-se mais fina. Também a exposição ao sol e as mudanças climáticas fazem a pele perder um pouco de sua função de proteção. O que resulta em uma perda de água significativa que a deixa mais ressecada.
Esse processo de ressecamento é percebido quando a pele está mais opaca, esbranquiçada e até começando a descamar. Tais aspectos são bem comuns no verão e na troca de estações, quando acontecem mudanças bruscas de temperatura e umidade.
Portanto, a hidratação constante da pele é a forma mais fácil de evitar esse desconforto.
Como escolher o melhor creme hidratante?
O creme hidratante que melhor vai hidratar a sua pele é aquele que possui em sua composição óleos e manteigas vegetais. Esses produtos têm componentes semelhantes aos de nossa pele. Por isso, auxiliam na manutenção da barreira cutânea, dificultando a desidratação e mantendo a pele sempre saudável e macia.
Dois cremes hidratantes corporais com essas características são:
Ambos possuem textura leve e absorvem rapidamente, sem deixar a pele pegajosa, ao mesmo tempo que formam um filme que protege contra o ressecamento.
Com ingredientes ativos ricos em vitamina E e ômegas 3, 6 e 9, esses dois hidratantes preservam e reparam os danos da pele causados por agentes externos como o sol e as mudanças climáticas.
E para melhorar ainda mais a sua eficácia, esses cremes possuem ação antioxidante, evitando o envelhecimento precoce da pele do corpo.
Veja abaixo como os novos hidratantes agem dentro da pele:
Por outro lado, o creme hidratante que possui óleo mineral na formulação promove uma falsa hidratação. Isso acontece porque o óleo mineral não é compatível com a pele e por isso fica na superfície, formando uma espécie de filme oclusivo que impede que a água saia da pele, e assim não repõe os nutrientes e a hidratação de forma mais profunda.
Veja o resultado dos testes de hidratação imediata apresentados pela nossa técnica Elizete Garcia nesse vídeo:
Quando o creme hidratante deve ser usado?
A hidratação da pele é um cuidado básico que deve começar já na adolescência, pois preserva a qualidade da pele e evita o envelhecimento precoce.
Hidratações extras ou de forma mais constante no verão e nas mudanças de estação também são recomendadas, já que nesses períodos a pele tem mais tendência ao ressecamento.
Para incluir o hidratante corporal na sua rotina, acostume-se a usá-lo após o banho. Além de ser um hábito que preserva a sua pele, também proporciona um momento único de prazer e autocuidado.
Ingredientes ativos
Primeiramente vamos esclarecer o que são ingredientes ativos. Nada mais são do que os componentes que beneficiam e tratam efetivamente a pele.
Por exemplo, para um creme firmante ter resultado, é necessário que possua ingredientes com ação firmante. Da mesma forma, para um creme hidratar a pele, precisa de ingredientes que nutram e que preservem a umidade da pele.
Os ingredientes que compõem os hidratantes de Maçã e Pêssego e de Flores Brancas são uma mistura bem estruturada de manteiga e óleos vegetais e de aloe vera.
Por último, mas não menos importante, vamos conferir cada um dos ativos e os benefícios que proporcionam à pele.
Manteiga de Karité
Extremamente hidratante, a manteiga de karité possui ômegas 3 e 9, que têm função anti-inflamatória e antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce, além de vitamina E e lupeol, substâncias que mantêm a pele saudável e protegem das agressões externas como o sol.
Óleo de girassol
Rico em ômegas 3, 6 e 9, o óleo de girassol tem ação emoliente e regeneradora, auxiliando na recuperação de peles desidratadas.
Óleo de canola
O óleo de canola é 100% vegetal e biodegradável. Devolve a hidratação a peles sensíveis e maduras, deixando-as macias e saudáveis.
Óleo de Purcelin
O ingrediente ativo age de duas maneiras: forma um escudo que impede o ressecamento e a desidratação da pele e, ao mesmo tempo, reconstrói a barreira de proteção, evitando que novos danos venham a acontecer. Esse óleo proporciona à pele um toque sedoso, seco e aveludado.
Aloe Vera
Altamente hidratante, o extrato de aloe vera auxilia na regeneração da barreira da pele e evita a desidratação. Além disso, possui propriedades calmantes, promovendo maior conforto em peles ressecadas.
Onde encontrar
O Creme Hidrante Corporal de Maçã e Pêssego e o de Flores Brancas estão disponíveis no site oficial da Extratos da Terra. Mas você também encontra esses dois produtos e toda a linha Extratos da Terra com um de nossos distribuidores ou revendedores.
Para finalizar, esses dois cremes também são livres de parabenos e corantes, além de serem veganos e livres de testes em animais.
Escolha uma das essências que mais agrada você e sinta na pele a hidratação imediata e prolongada que esses cremes proporcionam.
Experimente e depois conte para a gente o que você achou 😉