ácido hialurônico

Ácido hialurônico: o que é e por que usar

Last Updated on 26 de outubro de 2023 by Lucimara da Cunha

O ácido hialurônico tem se tornando cada vez mais conhecido e comentado quando se fala em tratamentos de beleza. Está presente em cosméticos anti-idade e hidratantes, sendo utilizado também por médicos para preenchimento. 

Mas você sabe exatamente o que é o ácido hialurônico, por que se usa esse ativo e o que ele faz na pele? Neste post, vamos explicar tudinho.

O que é e para que serve o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é uma substância que já está presente na nossa pele naturalmente e que participa de vários processos importantes: 

  • Hidrata
  • Dá volume a pele
  • Estimula as células de defesa
  • Acelera a renovação da pele
  • Estimula a produção de colágeno e elastina
  • Auxilia no preenchimento da pele, devolvendo os contornos jovens do rosto

Por isso, o ácido hialurônico ficou muito famoso nos cosméticos, pois dá volume à pele e diminui os sinais da idade como linhas de expressão e rugas.

Ele está presente de forma natural na epiderme, mas principalmente na derme. Se você quiser entender o que são essas camadas e suas funções, veja como a pele funciona neste link

O ácido hialurônico é importante nessas duas camadas porque possui uma estrutura capaz de armazenar água em forma de gel, inchando e aumentando o seu volume. Por isso, é um dos principais componentes de preenchimento da derme, dando volume à pele e auxiliando na sustentação e na elasticidade. 

Na epiderme, camada mais superficial, o ácido hialurônico encontra-se entre uma célula e outra, promovendo também o preenchimento e a hidratação. 

Veja na imagem onde o ácido hialurônico encontra-se na pele. 

Ácido hialurônico na pele
Ácido hialurônico na pele

Se a nossa pele já produz, por que usar produtos que contenham esse ativo?

O ácido hialurônico é produzido na pele por uma célula chamada fibroblasto, a mesma que produz colágeno e elastina. 

Com o processo natural de envelhecimento, os fibroblastos vão ficando cansados e começam a produzir cada vez menos ácido hialurônico (que hidrata e dá volume), assim como o colágeno e a elastina (que dão sustentação à pele). Por isso, quando envelhecemos as rugas e a flacidez vão aparecendo. 

Para tentar reverter esse processo ou até evitar que as rugas fiquem cada vez mais profundas, o ácido hialurônico começou a ser usado em produtos que  passamos na pele. Dessa forma, repomos esse ácido hialurônico que a pele não produz mais em quantidade suficiente. 

Ao repor o ácido hialurônico (AH) com dermocosméticos, voltamos, na verdade, a dar volume à pele embaixo das rugas e linhas de expressão. Assim, esses sinais ficam menos evidentes, pois o espaço foi preenchido por essa substância. Você pode ver como isso acontece nas imagens abaixo*:
*Imagem retirada de folhetos de informe de ativos de propriedade da Basf

preenchimento das rugas aparentes
Rugas aparentes com AH sendo reposto.
Imagem de preenchimento das rugas
Imagem de preenchimento da ruga pelo AH.

Por que devo usar o ácido hialurônico?

Em primeiro lugar, porque é uma substância que já faz parte da nossa pele. Ou seja, é algo de que a nossa pele precisa e que faz bem a ela. 

Em segundo lugar, porque é uma substância que participa de diversas reações que acontecem na pele como, por exemplo:

  • Fornece a hidratação necessária para manter a pele jovem e protegida dos agentes externos. 
  • Estimula o processo de renovação da pele com o “nascimento” de novas células saudáveis.
  • Auxilia na sustentação da pele e por isso evita o aparecimento de rugas.
  • Preenche e dá volume, assim a pele não fica fragilizada e fina.
  • Auxilia na regeneração e na cicatrização, participando do processo de defesa da pele, pois quando se tem um invasor ou uma ameaça à saúde da pele, AH é capaz de acionar as células de defesa para combater aquele perigo no local. 
  • Estimula a produção de colágeno e elastina por estimular o fibroblasto, mesma célula que produz o ácido hialurônico.

Quais as diferenças entre os tipos de ácido hialurônico dos cosméticos

Bom, esse assunto é um pouco mais complexo, mas vamos tentar esclarecer de uma forma simples. 

Os ácidos hialurônicos (AH) são basicamente de alto, médio, baixo ou baixíssimo peso molecular. Ou seja, essa denominação representa o tamanho da molécula. Conforme esse tamanho, as funções dessa substância são diferentes.

O fato é que quanto menor o tamanho da molécula, maior a penetração na pele. Veja na imagem os diferentes tipos de AH e onde pode agir na pele.

Diferentes tipos de ácido hialurônico e onde agem na pele
Diferentes tipos de AH e onde agem na pele

Assim, o AH de alto peso molecular vai agir mais na superfície da pele, promovendo a proteção e a hidratação das camadas superficiais.

À medida que essa molécula é menor, como o AH de baixo peso molecular, consegue atravessar a nossa barreira de proteção natural. Dessa forma, o AH age como um preenchedor ou acelerador do processo de renovação e produção de colágeno e elastina. 

Outra diferenciação desses ingredientes ativos nos cosméticos é a tecnologia. O AH pode estar ligado a outras moléculas que são reconhecidas pela pele, como é o caso do silício, e assim facilita a entrada desse ingrediente nas camadas mais profundas. Outra forma interessante e que possibilita preenchimento e volume é o AH nanoencapsulado, quando o ativo é liberado no local em que se deseja o preenchimento. 

Quando usar?

A produção do ácido hialurônico pela pele começa a diminuir entre os 18 e 25 anos. Portanto, a partir dessa idade já é interessante usar produtos que façam a reposição desse ativo na pele diariamente.

Ah, esse ativo causa algumas dúvidas, como, por exemplo, se pode usa-lo no verão, durante o dia ou ainda se mancha a pele. Mas podem ficar tranquilas, porque apesar de o nome conter o termo “ácido”, o ativo não tem nada a ver com aqueles ácidos que mancham ou descamam a pele. Assim, é possível usa-lo todos os dias, durante o ano inteiro, pela manhã e à noite. 

Mas claro que durante o dia é necessário usar protetor solar, não pelo ácido hialurônico, mas sim pelos malefícios das radiações solares na pele.

Quais produtos possuem ácido hialurônico?

A Extratos da Terra possui alguns produtos para uso profissional e para uso em casa com ácido hialurônico. Vamos falar primeiro dos produtos para uso em casa.

Produtos com ácido hialurônico de uso diário

A linha de tratamento anti-idade é rica em ácido hialurônico, composta por diferentes tipos de desse ingrediente, os produtos são capazes de reduzir os sinais da idade e trazer conforto e toque macio a pele.

Reverse AH10 – Creme para o rosto, colo pescoço

Esse é um poderoso creme anti-idade com 10 tipos de ácido hialurônico para reverter as rugas e as linhas de expressão, aumentar a firmeza e devolver o volume e a elasticidade da pele.

Confira agora quais são os 10 tipos de ácido hialurônicos que o Reverse AH10 possui e como eles agem na pele:

10 tipos de ácido hialurônico e onde age na pele
Preenchedor Pontual AH+ – Sérum Facial

Indicado para uso pontual onde se deseja dar volume à pele, como, por exemplo, nas rugas mais profundas ou onde se deseja redefinir os contornos faciais. Esse sérum promove o preenchimento da pele sem a necessidades de agulhas!

O ácido hialurônico presente neste produto vai fazer o preenchimento abaixo da ruga, diminuindo a depressão da pele nesse local e deixando-a mais lisa e preenchida.

Veja agora onde usar o Preenchedor Pontual AH+ de acordo com a sua necessidade.

Uso nas rugas profundas do preenchedor pontual
Uso pontual nos locais onde possui as rugas mais profundas
Local de aplicacao do serum pontual para redefinir o contorno facial
Locais para redefinição do contorno facial
Nano Lifting – Creme área dos olhos

Indicado para o tratamento da região dos olhos. Ele é um creme completo que suavizar as bolsas e as olheiras e reduzir os sinais da idade da região dos olhos como rugas, linhas de expressão e flacidez.

O Nano Lifting possui dois tipos diferentes de ácido hialurônico. Um deles é ligado ao colágeno que promove um efeito lifting na área dos olhos.

Por outro lado, possui o ácido hialurônico em uma tecnologia chamada drone, que leva o ativo até as camadas mais profundas da pele, promovendo o preenchimento das rugas e das linhas de expressão, além aumentar a produção de colágeno na pele.

 Lip Preenchedor AH – Hidratante labial

É um hidratante labial com efeito gloss que promove o preenchimento dos lábios sem agulha ou processos invasivos. Além disso, forma um filme protetor contra o ressecamento por até 8 horas.

A combinação de ingredientes como o ácido hialurônico associado ao colágeno promove o preenchimento dos lábios, aumentando em até 24,8% o volume labial e diminui em 19% o número de rugas na parte superior dos lábios.

Outros produtos de uso em casa com ácido hialurônico

Hydra Face: é um hidratante facial com hidratação imediata e prolongada por até 72h. Além disso, possui o ácido hialurônico combinado com o colágeno que melhora o tônus e a elasticidade da pele.

Hidratante Pele Sensíveis: é um hidratante que reduz os desconfortos da pele sensível como a vermelhidão repentina e permanente, a coceira e a queimação.

Produtos para uso profissional com ácido hialurônico

Sérum Dermo Plus: sérum multifuncional que auxilia em procedimentos estéticos faciais e corporais. O produto ajuda na regeneração da pele, estimula a renovação celular e a produção dos fatores de crescimento KGF e EGF.

Peeling Químico Corporal: promove uma esfoliação química da pele, melhorando a textura e a permeação, além de uniformizar e preencher as estrias. Dessa forma, a esfoliação acelera a renovação celular auxiliando na regeneração do tecido e aumentando a síntese de colágeno, além de aumentar a elasticidade e a sustentação da pele. Ideal para protocolos de estrias, flacidez e preparação da pele para diversos protocolos.

Hydra Massage: creme de massagem que reúne uma combinação de ácido hialurônico, biocolágeno, ômegas, vitaminas e minerais, que atuam no preenchimento de rugas e linhas de expressão, devolvendo o volume da pele perdido com a idade. É um creme para uso em todos os tipos de peles, até mesmo as mais oleosas

Soft Peel: esfoliante físico com cafeína e ácido hialurônico para a área dos olhos e lábios. Ele age no rejuvenescimento, na proteção e na reconstrução da pele e não precisa ser retirado.

Máscara faciais com ácido hialurônico de uso profissional

Máscara Nutri Golden: é uma máscara facial de cor dourada para o tratamentos de peles envelhecidas, desvitalizadas ou desidratadas. Ela fortalece e reforça as defesas da pele, protege o colágeno da glicação e promove uma hidratação intensa e duradoura.

Hydra Mask: máscara hidratante que aumenta a produção de colágeno, elastina, aquaporina-3 e proteínas do manto hidrolipídico. Além disso, mantém a pele saudável e aumenta a eficiência nos tratamentos estéticos.

Lifting Mask AH+: máscara anti-idade de efeito tensor que não precisa ser retirada. Também melhora a firmeza da pele por aumentar a produção de colágeno, elastina e fatores de crescimento. Além do ácido hialurônico essa máscara possui 5% de DMAE nanoencapsulado e efeito retinol-like.

Lift Eyes: máscara anti-idade para área dos olhos com ação 360° que amenizar os diferentes tipos de olheiras e diminuir os sinais do envelhecimento na região dos olhos. Possui ácido hialurônico associado a inovadora tecnologia drone.

Gostou deste conteúdo? Agora você consegue entender o que é ácido hialurônico? Deixe seu comentário aqui 😉

9 thoughts to “Ácido hialurônico: o que é e por que usar”

    1. Olá, Valéria! Que ótimo, ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo!
      Os produtos podem ser usados por quem possui manchas, porém, não são específicos para o tratamento delas. Para tratar manchas como o melasma, indicamos a linha Dermolight. Saiba mais sobre o kit clareamento em nosso site através deste link: https://extratosdaterra.com.br/produto/kit-clareamento-com-necessaire/592/
      Qualquer dúvida, será um prazer ajudar você! Abraços

    1. Ficamos muito felizes em saber que você gostou do texto e que gosta dos nossos produtos, Agnnes! Obrigada por compartilhar a sua opinião, ela é muito importante pra gente!
      Abraços de todos da Extratos

        1. Olá, Sandra, tudo bem?

          Nós da Extratos da Terra não temos o ácido hialurônico em cápsulas, mas existe sim.

          Qualquer dúvida a mais, estamos à disposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.