A Pele: como funciona

Last Updated on 19 de agosto de 2020 by Extratos da Terra

Você já parou para pensar como funciona a sua pele? E já pensou que, ao saber isso, vai entender como os produtos que você usa em sua pele funcionam?

Talvez você se lembre um pouco das aulas de biologia, talvez nem se lembre de ter aprendido isso. De qualquer forma, vamos desmistificar as principais partes da nossa pele para começar a entender todo esse mundo de skincare (skincare = cuidados com a pele).

A pele é formada por três camadas

Como funciona a pele: camadas da pele
As camadas da pele: epiderme, derme e hipoderme.

Epiderme – é a camada mais superficial da pele. Ela é a nossa barreira de proteção contra  o meio externo. Vamos conhecer as principais células e características desta camada mais à frente.

Derme – é a camada intermediária da pele. É ela que dá a firmeza à nossa pele, e ali encontramos as fibras de colágeno e elastina, os folículos pilosos (onde os pelos nascem), os vasos sanguíneos, os linfáticos, as glândulas sudoríparas (do suor) e as glândulas sebáceas (do sebo/oleosidade).

Hipoderme – é a terceira e última camada da pele, formada basicamente por células de gordura que mantêm a temperatura do nosso corpo e nos fornecem energia. Esta camada faz a união das camadas anteriores com os demais órgãos.

Vamos entender como funciona a pele conhecendo mais cada uma dessas camadas.

Como funciona: Epiderme

A epiderme é uma das principais camadas que você precisa entender quando o assunto diz respeito a cuidados essenciais com a pele. Ela é formada por outras cinco camadas menores. Não entraremos em detalhes sobre cada um delas, mas o que você precisa saber é que na parte mais profunda da epiderme novas células estão sempre sendo produzidas através da divisão celular.

Como funciona a pele: as cinco camadas da epiderme

Essas novas células vão “subindo” para a superfície da pele e empurrando as células antigas, mas, à medida que vão chegando à superfície, elas vão “morrendo”. Por isso, a primeira camada da nossa pele é formada por células mortas, que são responsáveis por nos proteger.

Essas células vão sendo eliminadas aos poucos, o que renova a nossa pele. Agora, uma pergunta: você acha que a pele que vê no espelho hoje é a mesma que você vai ver daqui a 30 dias?

Se você respondeu não, acertou! Esse processo, chamado de renovação celular, dura em média 30 dias, por isso a pele que você tinha no mês passado não é a mesma que você tem hoje.

Mas por que estamos dizendo tudo isso?

Você já ouviu falar sobre a esfoliação da pele, certo? Mas entende a importância de esfoliar a sua pele

Nem sempre a nossa pele se renova rapidamente, e isso faz com que ela fique grossa e com aspecto opaco. Além disso, quanto mais grossa é a pele, mais difícil é para os produtos entrarem!

As pequenas esferas presentes nos esfoliantes removem as células mortas da superfície da pele e aceleram a renovação celular que, por consequência, resulta numa pele mais bonita e viçosa. Viu como é importante saber como funciona a nossa pele? Assim entendemos a necessidade de usar alguns tipos de produtos.

Existe mais uma coisa importante que você precisa saber sobre a epiderme: é nela que ficam as células conhecidas como “melanócitos”. Essas células são responsáveis pela produção de  um pigmento chamado “melanina”, que dá cor à nossa pele e também fornece proteção. E o que você realmente precisa saber: essas células, quando descontroladas, é que são responsáveis pelas manchas de pele.

Nesse outro post, você poderá ler mais especificamente sobre como as manchas aparecem. Agora vamos para a derme (tá quase acabando, juro que essas informações são bem importantes para você poder cuidar melhor da sua pele).

Como funciona: Derme

Como já mencionamos antes, a derme dá a firmeza, a sustentação para a nossa pele. E isso acontece por conta de duas proteínas: o colágeno (sim!) e a elastina.

Como funciona a pele: corte de pele com o destaque na derme, apontando as fibras de colágeno, elastina, folículo piloso e glândula sebácea

Normalmente, com o envelhecimento, essas fibras que dão firmeza e sustentação à pele vão enfraquecendo. Por conta disso, a nossa pele vai ficando flácida, e então surgem as rugas. Por isso é que se fala tanto de colágeno e da necessidade de estimular a produção dele para mantermos a pele jovem.

Além dessas duas fibras, também é relevante saber que na derme ficam os folículos pilosos, onde os nossos pelos e cabelos nascem, e junto com eles, as glândulas sebáceas, que produzem o sebo ou a oleosidade da pele.

O sebo é produzido naturalmente e é importante para tornar a nossa pele e os nossos pelos impermeáveis à água, para não deixar a água entrar na pele. Porém, em alguns casos, ele é produzido em excesso, deixando a pele muito oleosa e podendo gerar acne. Portanto, aqui é um dos locais que temos que chegar quando queremos tratar algum desses dois problemas.

Agora vamos falar de gordura e conhecer rapidamente a hipoderme.

Como funciona: Hipoderme

A camada mais profunda da pele, como já mencionamos, é a hipoderme (que, na verdade, não é considerada bem uma camada, tendo a função de conectar a derme aos músculos e ossos).

A hipoderme é composta basicamente por células de gordura, chamadas de adipócitos, que são a nossa reserva de energia. Claro que a hipoderme tem outras funções como a proteção contra choques externos e a regulação da temperatura corporal, mas os adipócitos são o que mais nos interessa no momento.

Essas células têm a capacidade de aumentar muito de tamanho, então quanto mais gordura elas têm para armazenar, mais o seu tamanho aumenta, ou seja, elas estão ligadas ao ganho de peso e à redução de medidas (para quem busca por saúde ou autoestima).

Você deve estar se perguntando: mas se os vasos sanguíneos ficam na derme e se os cosméticos não podem chegar até a corrente sanguínea, como existem produtos que auxiliam na redução de gordura localizada? Essa resposta é dada por uma característica incrível da nossa pele, chamada de comunicação celular!

Até onde os cosméticos de tratamento podem ir?

Nossa coordenadora técnica, Elizete Garcia, gravou um vídeo para você fazendo um resumo sobre as camadas da pele e explicando como é possível os produtos passarem pela barreira de proteção e agirem nos diferentes locais para diferentes necessidades.

Veja abaixo:

Agora você já sabe como funciona a sua pele. Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe com quem você acha que também poderia gostar. Ah, e se tiver qualquer dúvida, pode perguntar nos comentários que logo vamos responder!

Quer ler uma explicação mais técnica sobre esse assunto? Acesse esse blog.

Continue acompanhando o nosso blog para mais informações!

Instagram: https://www.instagram.com/extratosdaterra/
Facebook: https://www.facebook.com/extratosdaterra/
Youtube: https://www.youtube.com/user/ExtratosdaTerra
Nosso site: https://extratosdaterra.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.