Limpeza de peles acneicas: protocolo completo

Limpeza de peles acneicas

Last Updated on 9 de junho de 2021 by Lucimara da Cunha

A limpeza de peles acneicas é normalmente mais delicada de se fazer em comparação a peles que possuem somente cravos ou comedões. A acne é um distúrbio inflamatório que frequentemente atinge os adolescentes, porém cada vez mais se ouvem queixas de pessoas adultas que também apresentam esse problema. Nos casos mais leves, a acne consiste em pequenos comedões e poros dilatados, podendo progredir para um estágio mais grave, formando pústulas, atrofia, lesões inflamatórias, nódulos e cistos.

O tratamento da acne mais grave nem sempre é fácil, pois ela pode ser causada por inúmeros fatores como excesso de oleosidade, fatores hormonais, poluição, estresse, má alimentação, desequilíbrio da flora bacteriana da pele, entre outros. Além disso, uma pele com acne normalmente fica congestionada e irritada, provocando desconforto e em alguns casos até dor.

A limpeza profunda desse tipo de pele deve seguir alguns cuidados extras, evitando-se que seja uma experiência dolorosa. Pensando nisso, a Extratos da Terra recomenda um protocolo especial para limpezas de peles acneicas, o qual associa produtos que promovem a emoliência e que, ao mesmo tempo, controlam a inflamação, acalmam a pele e têm ação secativa e cicatrizante.

Protocolo de limpeza de peles acneicas

O protocolo de limpeza de peles acneicas consiste em preparar a pele com os produtos antiacne, com ingredientes ativos que promovem a detoxificação da pele e higienizam profundamente os poros congestionados e obstruídos. Na sequência, usam-se os produtos emolientes da Linha Aquaface, podendo-se optar somente pela solução emoliente ou então associá-la com o creme emoliente, fazendo-se uma leve massagem para absorver o produto e depois  usar bandagens embebidas na solução emoliente. Associar uma fonte de calor ao produto é fundamental, pois facilita a extração e diminui o desconforto da cliente.

Outra associação bem interessante na limpeza de pele acneica é utilizar a  alta frequência. Após a extração, esse procedimento auxilia na cicatrização, além de acalmar a pele.

A máscara indicada para uso nesse tratamento é a Máscara Antioleosidade, pois diminui o edema que fica na pele após a extração, diminui a vermelhidão, auxilia na cicatrização e previne a formação de marcas escuras decorrentes do processo inflamatório. Além disso, deixa a pele com toque mate e livre do brilho.

Para finalizar o procedimento, recomenda-se o uso do Sérum Equilíbrio Total. Esse sérum deve ficar na pele da cliente, não precisando ser retirado. Ele vai inibir as bactérias que provocam a acne e também controlar o processo inflamatório, além de prevenir também a formação da marcas escuras do tipo pós-inflamatórias.

Já o protetor mais indicado é o Dermosoft Protect FPS 20 em creme ou o Dermosoft Antioleosidade Pó Multiprotetor FPS 50. Agora confira o passo a passo do tratamento.

Passo a passo do protocolo de limpeza de pele acneica

1. Pré-Higienização

Caso a cliente esteja maquiada, retire com Aquaface Emulsão de Limpeza Facial, utilizando algodão.

2. Detoxificação

Ainda antes de higienizar, aplique Sabonete Detoxificante em forma de máscara, e deixe agir por 10 minutos.

3. Higienização

Após os 10 minutos, borrife sobre a máscara o Dermosoft Antiacne Tônico Equalizador e efetue movimentos circulares. Esse ato irá emulsionar a máscara e higienizar a pele, já detoxificada. Retire o produto com algodão seco (é necessário retirar com algodão seco para que não continue emulsionando e fazendo espuma). Se necessário, retire os últimos resíduos da pele com algodão umedecido em água.

4. Esfoliação química

Aplique Peeling Secativo sobre todo o rosto e deixe agir por 15 minutos. Na sequência, retire com algodões umedecidos em água.

5. Emoliência

Aplique Aquaface Creme Emoliente fazendo uma leve massagem para que o creme seja absorvido. Para melhorar a emoliência, aplique sobre o creme a Aquaface Solução Emoliente em forma de bandagem, aplicar fonte de calor e realizar extrações. Se preferir, para fazer a extração utilize uma gaze ou algodão umedecido na Aquaface Loção Tônica Descongestionante, diminuindo assim a irritação da pele. 

6. Alta Frequência

Após extrações aplicar equipamento de alta frequência por 5 minutos em toda a face.

7. Tonificação

Com a pele limpa e detoxificada, borrife Tônico Equalizador em algodão e aplique com toques suaves sobre toda a área a ser tratada. Deixe absorver.

8. Máscara

Aplique Máscara Antioleosidade. Deixe-os agir por 15 minutos e. Retire com algodões umedecidos em água.

9. Finalização

Aplique sobre toda a pele o Sérum Equilíbrio Total e deixe absorver.

10. Proteção solar

Finalize o protocolo aplicando o Dermosoft Protect FPS 20

Vale lembrar que é importantíssimo cuidar da pele diariamente para que se tenha o controle efetivo da acne. Quer saber quais os melhores produtos no controle da acne para uso em casa? Acesse o conteúdo “Como acabar com a acne”.

2 thoughts to “Limpeza de peles acneicas”

    1. Olá, tudo bem?

      A linha Dermosoft Antiacne é uma linha com produtos exclusivos para o tratamento da acne em cabine e produtos para os cuidados diários da pele em casa. A linha é indicada para acne adulta e/ou hormonal e atua de forma global nas principais causas que levam ao aparecimento da acne. Em nosso site você encontra outras opções de kits, para conferir acesse: https://extratosdaterra.com.br/produtos/profissionais/facial/kit-facial/

      Abraços de todos da Extratos da Terra para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.