9 verdades e 1 mentira sobre a Vitamina C

Last Updated on 29 de outubro de 2021 by Lucimara da Cunha

Uma vitamina muito estudada por causa da sua eficiência é a Vitamina C e é dela que vamos falar hoje!

Muito se fala dos benefícios que as vitaminas podem trazer para a nossa saúde, o ideal seria que todos tivéssemos uma alimentação balanceada e rica nas principais vitaminas e sais minerais necessários ao funcionamento do nosso organismo. No entanto, temos que admitir que isso pouco acontece na prática e que somos o que comemos. Como essa questão de alimentação balanceada não funciona como deveria, acabamos tendo de fazer reposição via oral com alguns suplementos. 

Todos sabemos de sua importante função para o nosso sistema imunológico, tanto que quando ficamos gripados compramos na farmácia comprimidos geralmente efervescentes de Vitamina C. Além disso, a Vitamina C possui grandes funcionalidades para uso cosmético. No início do seu uso na área da cosmética, tinha-se grande dificuldade de mantê-la estável na formulação porque ela oxidava com rapidez. Com o avanço da tecnologia, conseguiram estabiliza-la, evitando sua oxidação na nossa pele e trazendo resultados incríveis.

Para conhecer ainda mais dessa vitaminas, separamos 9 verdades sobre ela e 1 mentira, confira abaixo.

9 verdades sobre a vitamina C

  • Possui  como principal função a ação antioxidante, que tem o poder de neutralizar os efeitos dos radicais livres, moléculas produzidas naturalmente pelo nosso corpo que provocam diversos danos em algumas estruturas, resultando em doenças e no próprio processo de envelhecimento.
  • É capaz de estimular e aumentar a produção de colágeno na pele, deixando-a mais firme e elástica.
  • A Vitamina C e o filtro solar podem evitar a formação de manchas. Ela ainda proporciona o clareamento da pele.
  • É capaz de proporcionar hidratação prolongada.
  • Possui ação anti-inflamatória.
  • Desempenha um papel fundamental na barreira de proteção da pele.
  • Auxilia na diminuição das linhas de expressão e rugas.
  • Acelera a esfoliação e, consequentemente, o processo de renovação celular.
  • Teoricamente não existe uma quantidade mínima ou máxima de uso de Vitamina C tópica.

E para que ninguém se confunda, é importante lembrar um fato que é mentira

  • Quanto maior a porcentagem de Vitamina C, melhor. Essa é uma abordagem falsa, como já vimos, a Vitamina C é de grande importância para a nossa saúde e nossa pele, mas o que as pessoas precisam saber é que nem sempre importa a porcentagem de Vitamina C em um cosmético se ele não possui  uma entrega eficiente na pele ou até mesmo se essa vitamina não está estabilizada no produto. Um bom exemplo é a Vitamina C nanoencapsulada, que, além de manter a integridade do produto, entrega praticamente 100% do ativo no local onde precisa agir. Já em um produto que não possui essa tecnologia, a vitamina C pode perder a eficiência antes mesmo de o produto ser absorvido pela pele, diminuindo a sua eficiência. Assim, analise o produto antes da compra e não escolha somente pelo percentual do ativo.

Esperamos ter ajudado com algumas informações, lembrando sempre sobre como é importante cuidar de você! 

Conheça e teste os benefícios dos produtos desenvolvido pela Extratos da Terra em nosso site, extratosdaterra.com.br ou em um de nossos distribuidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.