Sabemos que no futuro as preocupações com os recursos naturais e o meio ambiente serão ainda mais significativas. Nossas atitudes de hoje influenciarão 100% no mundo que teremos daqui 10 anos, e por isso é tão importante mantermos hábitos sustentáveis e praticar dia a dia nossa consciência coletiva.
A Mintel, uma das mais premiadas fornecedoras de pesquisas de mercado, atualizou o mundo no último mês a respeito das tendências de consumo de beleza programadas para 2025. Os analistas da empresa não só identificam o que é quente agora no mercado, mas, mais importante que isso, projetam o que está por vir na indústria cosmética. A pesquisa permite, dessa forma, que líderes de mercado e grandes empresas influenciem na dinâmica dos produtos de beleza, criando itens de sucesso e ficando passos à frente de seus concorrentes.
Segundo a pesquisa Tendências 2025 – Beleza e Cuidados Pessoais, no futuro, a água será um recurso protegido. Preocupações com a energia vital aumentarão e as atenções se voltarão ainda mais para os ingredientes naturais. A relação entre o humano e os aparelhos tecnológicos estará diferente, muito mais próxima, e isso fará com que as marcas de beleza busquem inovações para se manter no mercado.
Os cosméticos já estão cada vez mais presentes na vida das pessoas – principalmente no Brasil, que possui o terceiro maior mercado consumidor de cosméticos do mundo. A busca pela beleza é uma constante nos dias de hoje, e diversos fatores contribuem para essa demanda: a participação da mulher no mercado de trabalho, o aumento da expectativa de vida – que faz com que haja uma intensa procura pela aparência jovial –, a diferenciação das linhas de produtos para tratamentos específicos e, claro, o avanço da tecnologia.
As revelações da Mintel mostram quatro principais tendências que irão impactar a indústria da beleza e cuidados pessoais na próxima década, discutindo como a relação entre os consumidores e as marcas revolucionarão a indústria. São elas: o humano aumentado (tecnologia e novos aparelhos); água: o novo luxo; poder de jogo (a importância da energia vital) e gastronomia (o uso de ingredientes naturais).
As Tendências
– O humano aumentado: esta tendência prevê que a barreira entre a tecnologia e os humanos ficará ainda menor, colocando as pessoas num maior controle de suas necessidades individuais de saúde e beleza. A pesquisa mostra que quase metade (48%) dos usuários de protetor solar do Reino Unido estaria interessada em um aplicativo que possa ser usado para monitorar mudanças ou sinais na sua pele.
– Água, o novo luxo: sua escassez poderá atingir dois terços da população mundial daqui 10 anos, o que a tornará uma mercadoria preciosa. Quanto mais os consumidores ficarem cientes disso, e atuarem na sua economia e uso consciente, mais as marcas de beleza precisarão mudar a forma como fabricam e formulam seus produtos. A Mintel destaca o interesse dos pesquisados em utilizar produtos que funcionem sem nenhuma gota d’água sequer.
– Poder de jogo: a correria do dia a dia traz consequências sérias à saúde e ao bem-estar das pessoas. A disposição dependerá muito das mudanças aplicadas no estilo de vida desde já. Para evitar a falta de energia, as marcas de beleza começam a criar produtos com mensagens que estimulam as atividades físicas e a boa alimentação. Aliás, sono, exercício e dieta estão no topo das preocupações dos brasileiros. Segundo a pesquisa, 74% dos adultos consideram que dormir é um dos três principais fatores para uma vida saudável; 49% falaram em exercícios e 46% apostaram em dieta balanceada.
– Gastronomia: veremos com mais força o uso de ingredientes naturais e orgânicos, assim como a diminuição dos agrotóxicos e da produção desenfreada de alimentos industrializados. De modo geral, mais ou menos 42% dos consumidores pesquisados no Reino Unido compram produtos naturais e orgânicos, pois acreditam serem melhores para o meio ambiente. A Mintel afirma: veremos pessoas envolvidas na cocriação dos produtos de beleza e alternativas caseiras.
Dessas quatro tendências, a Extratos da Terra já aplica duas delas em seus produtos: o Lipofeme Nano Shower se encaixa na 2º tendência, por possuir 100% de ativos e zero adição de água na sua composição; e a Linha Pro Vegetal que acompanha a tendência Gastronomia, por utilizar produtos naturais é considerada “amiga da natureza”, menos agressiva ao ambiente e preocupada com a sustentabilidade da indústria.
Sempre na vanguarda de seu tempo e conectada com o futuro, a marca é pioneira em desenvolver produtos de tecnologia através dessas ideias inovadoras, com o desejo de levar para o mercado produtos de uso prático e diferenciado e que apresentam resultados imediatos. Fazendo uma breve retrospectiva da sua linha do tempo, temos:
2004 – Produto com Nanotecnologia – Lipofeme Gel-Creme;
2008 – Fatores de Crescimento – Linha BioTempo Ilumine;
2010 – BB Cream – Base Cores;
2011 – Preocupação com conceitos como Meio Ambiente, Sustentabilidade e Empresa Amiga da Natureza – nasce a Linha Pro Vegetal;
2013 – Conceito R2P – Restaura + Protege + Repara – Dermosoft Peeling e Lipofeme Magic 3C;
2014 – Ação Detox – Pro Vegetal Advanced Skin Technology;
2015 – Conceitos consagrados com a Linha Dermosoft;
2016 – Água, o Novo Luxo – a preocupação com a conservação da água, aliada à praticidade de uso do produto, fez surgir o Lipofeme Nano Shower Anticelulite.
A Extratos da Terra não para e está sempre à frente, fabricando produtos de ponta e com o objetivo de antecipar as tendências mundiais, características que fazem dela uma empresa inovadora em seu segmento. Sua intenção é levar ao mercado cada vez mais produtos de conceito, práticos e com resultados, como os já desenvolvidos: Lipofeme Magic 3C, Lipofeme Nano Shower, Lipofeme Antiestrias, Pro Vegetal e Dermosoft.
Confira a Pesquisa da Mintel na íntegra e acompanhe as tendências.