Qual seu tipo de pele

Tipo de pele: saiba qual é o seu

Last Updated on 27 de outubro de 2023 by Lucimara da Cunha

Conhecer o seu tipo de pele é muito importante para ajudar você a entender como cuidar dela de forma adequada e mantê-la sempre bonita e saudável, escolhendo os produtos e a rotina de cuidados corretos. 

Após usar um produto, a minha pele ficou mais oleosa

Usei um hidratante, mas ele não melhorou a minha pele

Relatos como esses são mais comuns do que se imagina, e isso pode ser o resultado do uso de produtos que não são destinados ao seu tipo de pele. 

Cada tipo de pele possui diferentes características e por esse motivo requer produtos específicos. E é por isso que nem sempre o produto que deu resultado para a sua amiga vai dar certo para você. Cada pele é única e com particularidades, e saber identificar quais são as características da sua pele faz com que as suas escolhas na hora de usar um produto sejam mais assertivas e tragam os resultados que você espera, além de evitar reações indesejadas. 

Outra importância em saber identificar o seu tipo de pele é que fica mais fácil perceber quando a pele está sofrendo alguma alteração, como o aparecimento de espinhas ou sensibilidade que venha a causar desconforto. 

Como identificar o tipo de pele?

Nós já falamos aqui no blog sobre como a pele funciona, quais são as suas funções e a interação com os produtos cosméticos. Agora chegou a hora de entender qual é o seu tipo de pele.

Os 4 tipos de pele são:

  • Normal
  • Seca
  • Mista
  • Oleosa

Para definir o tipo de uma pele, são observadas características que a pele apresenta e como ela se comporta em certas ocasiões como:

  • Aparência ao acordar
  • Sensação após lavar o rosto
  • Aparência após a prática de exercícios físicos
  • Comportamento da pele em outros momentos do dia

Comece lembrando as características da sua pele. Vamos descobrir qual é o seu tipo agora?

Pele normal

Aspecto da pele normal

A pele considerada normal possui uma textura aveludada e suave. Sua aparência é rosada, e seus poros são pequenos e quase imperceptíveis. Possui boa elasticidade e é bem equilibrada, ou seja, nem muito oleosa, nem muito seca. 

Pessoas que têm a pele normal, quando acordam de manhã e se olham no espelho, percebem a pele bem hidratada e sem excesso de oleosidade. Por outro lado, ao fazer uma atividade física mais intensa, essas pessoas geralmente ficam com a pele mais avermelhada nas bochechas. 

Pele oleosa

Talvez seja o tipo de pele mais fácil de ser identificado, pois o aspecto é bem brilhante, já que esse tipo de pele produz mais oleosidade do que a pele normal. 

tipo de pele: oleosa
Aspecto da pele oleosa

Quem tem a pele oleosa normalmente sente a necessidade de lavar o rosto várias vezes ao dia devido à sensação de a pele estar suja por conta da oleosidade. Por outro lado, ao lavar o rosto, a pessoa sente-se confortável.

A pele oleosa apresenta também poros dilatados e maior tendência à formação de cravos e espinhas. 

Se você já se identificou nesse tipo de pele, acesse o conteúdo “Pele oleosa: 4 dicas para ficar com a pele sequinha o dia inteiro.”

Pele seca

Esse tipo de pele costuma ser mais opaco, com pouca luminosidade e baixa hidratação natural, caracterizada pela perda de água em excesso.  

Pele Normal
Aspecto da pele seca

A pele seca pode ter um toque áspero, descama com facilidade e normalmente é mais sensível em algumas regiões, ficando vermelha, por exemplo, na mudança de temperatura ou após a prática de atividade física. 

Pequenas linhas e fissuras são mais facilmente percebidas nessas peles devido à falta de hidratação. 

Pele mista

É o tipo de pele mais frequente. A pele mista apresenta uma mistura de características dos outros tipos de pele. Algumas regiões do rosto apresentam característica de pele oleosa, como a “zona T”  (testa, nariz e queixo), e em outras regiões como por exemplo, nas bochechas a pele é normal ou seca.

tipo de pele mista
Pele mista: região “T” com aspecto oleoso

A pele mista apresenta um aspecto brilhoso na zona T e pode apresentar também espinhas e cravos nessa região.

Após a prática de atividade física mais intensa, esse tipo de pele fica com aspecto mais oleoso. Por outro lado, na região das bochechas, por ser mais ressecada, após lavar o rosto tem-se a sensação de repuxamento. 

Teste para descobrir o seu tipo de pele

Se a descrição das características de cada pele ainda tenham deixado você com dúvidas sobre qual é o seu tipo de pele, criamos um teste por meio do qual, através de algumas perguntas, conseguimos te ajudar a definir a sua pele e indicar quais os produtos mais para ela.

Conheça ainda as variações de tipo de pele

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) classifica esses quatro tipos de pele quando se trata de pele saudável.

Por outro lado, muitas vezes encontramos outras descrições, como pele acneica, pele sensível e pele envelhecida. Essas definições dizem respeito às condições em que a pele se encontra. Peles com esses problemas devem-se a vários fatores como por exemplo, a alimentação, estilo de vida, uso de medicamentos, entre outros.

Sendo assim, entre outras características, uma pele pode ser:

  • Oleosa e acneica
  • Mista e sensível
  • Seca e envelhecida

Vamos ver as duas principais: pele acneica e pele sensível. 

Pele acneica

Primeiramente, a pele acneica é aquela que apresenta uma condição inflamatória na forma de espinhas avermelhadas. Apesar de a acne ser mais comum em peles oleosas e mistas, pode se manifestar também em peles normais e secas, pois caracteriza uma condição em que a pele se encontra. 

A acne surge por vários fatores. Explicamos mais detalhadamente como a acne aparece no post “Acne: o que é e como ocorre.”

Pele sensível

A sensibilidade também é uma característica que pode estar presente em qualquer tipo de pele, mas é mais comum em peles secas devido ao fato de a barreira de proteção e hidratação não ser efetiva. 

Por outro lado, outros fatores podem modificar a pele e deixá-la mais sensível e reativa a qualquer mudança de hábito que você possa ter. Abaixo citamos alguns exemplos, entre outros, que podem deixar a pele sensível:

  • Uso de medicamento, como o Roacutan
  • Tratamentos com peeling mais profundos
  • Tratamentos de pele agressivos 
  • Dermatites 

Independentemente do seu tipo de pele, os três cuidados básicos que todos devemos ter é lavar o rosto de forma adequada, hidratar e proteger do sol. 

Agora que você já sabe qual é o seu tipo de pele, escolha produtos que vão agir conforme as suas necessidades. Lembre-se sempre de ler a embalagem do produto e verificar para qual tipo de pele é indicado.

Separamos para isso uma última dica no post “3 passos diários para manter a pele bonita todos os dias”. Lá constam algumas dicas de quais produtos são mais adequados para o seu tipo de pele. 

Cuide bem da sua pele e conte conosco para ajudar você! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.