manchas de pele, como tratar?

Manchas na pele: Saiba como tratar

Last Updated on 4 de setembro de 2024 by Lucimara da Cunha

Manchas ou marcas escuras da pele, como são conhecidas as hipercromias, são um dos problemas que mais afetam a aparência feminina. 

Elas decorrem de diversas causas e estão relacionadas principalmente a fatores hormonais (uso de anticoncepcional, gravidez, entre outros) e exposição ao sol.

Primeiramente, vamos ver quais são os tipos de manchas:

  • marcas solares, devido ao excesso de exposição ao sol sem proteção
  • marcas senis, decorrentes da idade; 
  • as marcas pós-inflamatórias, que ocorrem depois de algum processo inflamatório na pele, como acne; e
  • melasma, que está relacionado na maioria das vezes a fatores hormonais e exposição ao sol.

Então, como agora você já sabe os tipos de manchas, vamos falar da origem dessas marcas escuras. Elas aparecem devido a produção descontrolada de um pigmento produzido pela nossa pele que se chama melanina.

A principal função da melanina é proteger o DNA das células contra os radicais livres e o estresse causados principalmente pela exposição à radiação solar e por processos inflamatórios. Sendo assim, quanto mais exposição ao sol ou quanto mais agredida a pele for, mais melanina produzirá para se proteger e maiores serão as chances do aparecimento de marcas indesejadas.

Por isso, é sempre bom prevenir a formação de manchas, tomando alguns cuidados para proteção contra os efeito danosos do sol. Por outro lado, se as marcas já apareceram na pele, a baixo temos umas dicas de como tratar em casa.

Como tratar as manchas na pele?

As marcas escuras aparecem normalmente em áreas expostas ao sol. Para clarear a pele de regiões como rosto, pescoço e mãos, principalmente o melasma, é necessário proteger a pele diariamente com protetor solar e usar produtos que fazem o controle da produção de melanina. 

Nessa tentativa de acabar com as manchas, muitas pessoas procuram por receitas caseiras, e aí é que mora o perigo, já que muitas dessas dicas não só não funcionam como também podem gerar marcas ainda maiores na pele. 

Então, se você quiser clarear a pele de forma efetiva e segura, nós da Extratos da Terra recomendamos a linha de clareamento de uso diário, desenvolvida para tratar as diferentes marcas escuras existentes – melasma, pós-inflamatórias e solares.

A linha também auxilia no clareamento de marcas da idade tanto de regiões como rosto, pescoço, colo, mãos, entre outras. Possui produtos para uso de profissionais de estética, mas também contempla produtos para tratar as manchas em casa.

Tanto os produtos profissionais como os para uso em casa agem da mesma forma em 15 pontos-chaves da formação das marcas escuras e também reduzem as marcas já presentes na pele.  

Como diminuir as manchas em casa?

Você pode tratar as manchas em casa, mas é muito importante monitorá-las e, se observar frequentes alterações em textura ou tamanho. Também é aconselhável procurar um médico para melhor diagnosticar o tipo de mancha, ok?

O tratamento home care é simples e rápido, pois concentra todos os benefícios necessários para o tratamento em um rotina de limpar a pele, tratar e proteger do sol.

A linha ainda conta com um potencializador no processo de clareamento que é o clareador pontual, para aquelas manchas que são mais resistentes como o melasma, devendo usá-lo somente nos locais com esse tipo de mancha.

Dessa forma, esses produtos entregam diariamente doses constantes de ativos que promovem o clareamento da pele e evitam a formação de novas manchas.

Vamos aprender como usar os produtos?

Primeiramente, não se preocupe, a forma de usar é simples, sem complicações, e vou explicar o porquê de usar cada um dos produtos. Então, que tal começar hoje mesmo a tratar as marcas que te incomodam?

Para começar, a rotina de cuidados diários é composta por três passos que são eles:

  1. Limpar a pele com a espuma de limpeza
  2. Aplicar o sérum de controle das manchas
  3. Aplicar o protetor solar clareador

E para quem tem manchas mais resistentes, poderá compor seu tratamento com mais um produto pontual para acelerar a uniformização da pele. Neste caso, use o sérum pontual, após limpar a pele com a espuma e antes de aplicar o sérum clareador.

    Confira como é o passo a passo completo.

    Passo 1: limpeza e esfoliação

    espuma de limpeza clareadora

    Primeiramente, vamos limpar a pele como a GlycoAcid Detox e secar bem.

    Por que devo usar a GlycoAcid Detox?

    Essa espuma é um peeling diário com ácido glicólico que além de limpa a pele, também diminui a espessura da camada mais superficial da pele, ajudando a eliminar as células mortas que já estão pigmentadas.

    Passo opcional: clareamento pontual em marcas mais resistentes

    clareador pontual de manchas

    Se tiver marcas escuras resistentes ou mais destacadas, aplique o clareador pontual Nanospot somente sobre essas marcas após limpar a pele com a espuma. Deixe absorver e não retire.

    Por que devo usar Nanospot?

    O Nanospot é para aqueles casos em que as manchas são localizadas e mais intensas. Essas manchas são mais resistentes e demoram mais para serem clareadas.

    À medida que se usam produtos para clareamento no rosto inteiro, esse tipo de mancha pode ficar ainda mais destacada, pois as outras regiões da pele ficam rapidamente mais claras.

    Por isso, o clareador pontual, que tem ativos mais concentrados, vai trabalhar de forma mais intensa nessas manchas, o que torna a pele mais uniforme.

    Passo 2: tratamento diário para redução das manchas.

    Aplique o Sérum M-Solution em todo o rosto e não retire. Esses passos devem ser realizados duas vezes ao dia, pela manhã e à noite.

    sérum clareador de manchas

    Por que devo usar o Sérum M-Solution?

    Esse sérum contém vários ingredientes que impedem a formação de novas manchas e promovem o clareamento das marcas já existentes.

    Ele age desde a superfície da pele até a camada mais profunda, onde a melanina é formada. Desta forma, o resultado percebido é uma pele mais uniforme, mais iluminada e mais clara.

    Passo 3: proteção solar, prevenção e controle das manchas

    tonalizante clareador

    Pela manhã, aplique o Tonalizante com Niacinamida FPS 50 em todo o rosto, colo e pescoço, e reaplique sempre que necessário.

    Por que devo usar o Tonalizante com Niacinamida?

    Primeiro porque o sol é o maior causador das manchas, e de nada adianta passar produtos clareadores se não fizer a proteção contra os raios UV.

    Segundo porque o produto também tem ingredientes que controlam a formação de marcas escuras.

    E terceiro porque ele é tonalizante e assim ajuda a disfarçar as marcas mais escuras, deixando a pele com tom bem mais uniforme sem a necessidade de usar base.

    Uma boa dica é aplicar o Pó Multiproteção FPS 50 sobre o Tonalizante Com Niacinamida FPS 50. Assim a proteção é completa contra os raios UV, contra a luz azul e a poluição digital, que também podem causar as manchas.

    O protetor em pó é de fácil aplicação e muito prático para reaplicar durante o dia. Ele pode também pode ser aplicado sobre a maquiagem e faz o controle da oleosidade, deixando a pele matificada o dia todo.

    Gostou do conteúdo e quer se livrar das manchas que tanto te incomodam?

    Então confira os benefícios completos dos produtos em nosso site. E depois nos conte a sua experiência com a linha de clareamento de uso em casa.

    Ah, tem mais um detalhe muito importante: esses produtos podem ser usados o ano inteiro, inclusive no verão. Então, vamos deixar a pele radiante?

    Lucimara da Cunha
    Cosmetóloga e Engenheira Química
    Analista de Marketing e produtos

    8 thoughts to “Manchas na pele: Saiba como tratar”

      1. Olá Laurentina, tudo bem?

        Para a pessoa que fez o microagulhamento e tem que cuidar da pele em casa esses produtos são recomendados sim.
        Mas se for durante a sessão com a profissional o indicado é o Melan T-Block. Você pode conferir mais detalhes sobre microagulhamento para clareamento na nossa Web Aula : https://vimeo.com/440467404

        Qualquer dúvida, estamos à disposição

      1. Olá Mirna, tudo bem?
        Você pode utilizar na região da axila e virilha sim!
        Qualquer dúvida que venha a surgir, ficaremos felizes em lhe auxiliar

          1. Olá Daniela, tudo bem? Sim, você pode aplicar o Nanospot com a pele limpa e seca, pontualmente sobre as marcas escuras mais resistentes e deixe absorver. Use em seguida o Sérum M-Solutin em todo o rosto e finalize com filtro solar, reaplicando sempre que necessário. Para melhores resultados, recomendamos o uso da linha Dermolight completa

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.