Last Updated on 7 de maio de 2024 by Lucimara da Cunha
Os corticoides ou corticosteroides são hormônios produzidos naturalmente pelo nosso organismo. Eles reduzem a inflamação e são importantes para regulação e equilíbrio do corpo. Porém, quando necessário, é possível usar os corticoides sintéticos recomendados por médicos ou dermatologistas.
Da mesma forma, os corticoides tópicos atuam como agentes anti-inflamatórios por meio de diversos mecanismos para inibir reações alérgicas de fase tardia. Isso inclui a diminuição na produção de citocinas e de outros mediadores que iniciam o processo inflamatório. Eles evitam desconfortos como coceira, queimação, vermelhidão, pele seca e sensibilidades, assim como dermatite atópica.
Mas é importante lembrar que os corticoides são medicamentos que, apesar de diminuírem o processo inflamatório, podem causar efeitos adversos no uso a longo prazo. Alguns exemplos são a diminuição de fatores de crescimento e envelhecimento celular. Por isso, as indústrias farmacêutica e cosmética desenvolveram outro tipo de substância chamada corticoide-like.
O corticoide-like possui os mesmos efeitos dos corticoides, mas não apresenta os efeitos adversos dos medicamentos. Para entender melhor essas diferenças, imagine os corticoides como uma chave original que encaixa perfeitamente na fechadura do nosso organismo. Já os medicamentos corticoides-like seriam cópias dessa chave original, ou seja, conseguem abrir a fechadura, mas podem não ter o mesmo formato exato da chave original.
Dessa forma, embora ambos tenham propriedades anti-inflamatórias e imunossupressoras muito eficientes, os corticoides-like têm um encaixe diferente. Por isso, não desenvolvem os efeitos indesejados do uso desses medicamentos.
Um excelente exemplo de corticoide-like vegetal é o Extrato de Physalis, planta encontrada em regiões de alta incidência solar. Esse ingrediente tem ação calmante similar à dos corticoides, porém sem os efeitos adversos que causam o envelhecimento precoce da pele.
Como o extrato de physalis age
Esse extrato dificulta a formação de mediadores inflamatórios que causam as microinflamações e os desconfortos em peles sensíveis. Além disso, o ingrediente tem duas frentes de ação interessantes, agindo tanto na prevenção quanto no tratamento de peles sensíveis.
Ação do corticoide-like na prevenção de desconfortos como vermelhidão e aquecimento da pele
O extrato de physalis previne o desconforto da pele quando usado de forma contínua. Nesse sentido, o ativo consegue manter a temperatura e o fluxo sanguíneo constantes, ou seja, diminui a incidência da queimação e da vermelhidão da pele diante de agentes agressores ou de procedimentos de pele irritativos.
Por isso ele é ideal para uso em pessoas que têm a pele sensível ou com rosácea, que sentem a queimação e o aquecimento da pele por variações climáticas ou uso de produtos cosméticos.
Para provar essa eficiência os fabricantes fizeram um experimento com 33 voluntários divididos em 3 grupos: um usou o creme à base de physalis a 0,5%, outro grupo experimentou um creme com 0,5% do corticoide hidrocortisona e o terceiro grupo utilizou um creme placebo sem ativos. Esses voluntários usaram o creme 1x ao dia por 5 dias. Após esse tempo, os voluntários aplicaram na pele um produto com 0,1% de nicotinato de metila, substância conhecida por aumentar o fluxo sanguíneo e a temperatura. Eis a seguir o resultado do teste.
O grupo que usou o extratos de physalis teve o fluxo sanguíneo mais controlado. Mas os resultados foram ainda melhores quando se verificou a temperatura da pele. Nesse caso, como você pode observar no gráfico abaixo, a temperatura da pele de quem usou o extrato de physalis ficou normal e controlada durante os 40 minutos do teste. Por outro lado, os outros grupos sentiram o aquecimento da pele em até 5 graus.
Esses resultados são importantes, pois o aquecimento e a vermelhidão são desconfortos enfrentados constantemente por quem tem a pele sensível ou com rosácea, mesmo por pequenos estímulos como o consumo de alimentos ou mudanças climáticas bruscas. Além disso, esse aumento do aquecimento pode levar ao envelhecimento celular precoce e trazer prejuízos à saúde da pele.
Mas funciona na vida real?
Nós da Extratos da Terra fizemos um teste similar, porém dessa vez testando o efeito imediato da proteção na pele. Nesse caso, passamos a nossa Loção SOS, que contém extratos de physalis na pele e outros ativos calmantes. Depois, deixamos absorver bem na pele e, na sequência, usamos nosso Guaraná-café, que tem o efeito do nicotinato.
O resultado você pode observar na imagem abaixo:
Na região em que foi aplicada a loção [1] não houve aumento da temperatura, conforme evidenciado pela pele que não teve alteração da coloração nem a sensação de aquecimento. Já na região sem o uso da loção [2] a pele ficou vermelha e aquecida. Portanto, a Loção SOS atua com efeito preventivo de forma imediata antes de um procedimento estético, que em peles sensíveis provocaria desconforto e sensibilidade no paciente.
Ação do corticoide-like no tratamento da pele
Além do efeito preventivo, o Extrato de Physalis tem ação no tratamento da pele, como, por exemplo, no tratamento anti-idade, pois mantém os níveis normais de colágeno e de outras substâncias importantes da pele, mesmo na presença da radiação visível e infravermelha que causa o envelhecimento. Além disso, esse extrato impulsiona a atividade antioxidante natural da pele e diminui os efeitos do envelhecimento precoce ao estimular a produção de colágeno tipo I e GAG (glicosaminoglicanas).
Dessa forma, ao usar esse ingrediente você evita os efeitos nocivos do sol na pele. Por isso uma boa sugestão de cuidado para uso diário é o Creme Hidratante Pele Sensível, que contém o extrato de physalis em sua composição.
Agora, se a pele estiver irritada ou reativa, ao se usar esse ingrediente diminui-se o eritema, o pinicamento e a ardência por longos períodos, bem como a desidratação e o ressecamento.
Ele também tem efeito similar ao dos corticoides quando se trata de diminuir os mediadores inflamatórios como IL1-alfa, IL-6, TNF-alfa, IFN-gama e histamina. Assim tem resultado muito similar ao dos corticoides sem apresentar efeitos não desejados desse tipo de medicamento.
Você já conhecia a diferença entre corticoides e corticoides-like? E o que achou dessa alternativa vegetal de corticoide-like?