Como cuidar da pele em cada estação do ano

Já sentiu a pele ressecada no inverno? E as queimaduras de sol no verão? Com a nossa pele está exposta a maior parte do tempo, ela acaba sendo muito influenciada pelo clima. Por isso reunimos as dicas de como cuidar da sua pele em cada estação e estar saudável o ano todo!

Outono e Inverno

Essas estações são conhecidas por um clima com pouca umidade, pouca transpiração e banhos quentes. Esses fatores combinados podem ressecar muito a pele e por isso ela merece toda a nossa atenção. Quem sofre de alergias ou tem a pele sensível sofre ainda mais nas estações frias.

Devido ao ar seco, use e abuse dos hidratantes! Uma boa dica é utilizar o produto logo após sair do banho, já que a pele úmida absorve melhor o creme. Essa hidratação é muito importante pois a pele hidratada ajuda a prevenir o surgimento de coceira, descamação e dermatites.

Para manter uma pele saudável nessas estações frias existem alguns cuidados bem simples mas que podem fazer toda a diferença. Veja algumas dicas:

  • No banho evite a água muito quente, ela vai ressecar ainda mais a sua pele. Além disso, pode causar queimadura superficial.
  • O uso excessivo do sabonete também pode ressecar a pele. A dica é usar um produto neutro e com ativos hidratantes.
  • Tome cuidado com as esfoliações e o uso de bucha, isso pode remover a camada de oleosidade que protege a pele do ressecamento.
  • Nessa época é importante dar atenção também aos lábios, caso ressecados eles podem rachar e muitas vezes sangrar devido ao machucado.
  • Ainda que não tão intensos, os raios UV continuam presentes! O filtro solar facial é essencial para estar protegida durante todas as épocas do ano.

Apesar dos prejuízos que o inverno e o outono podem trazer a nossa pele, essa é uma boa época do ano para realizar tratamentos que exigem uma exposição menor ao sol, como o uso de ácidos.

Primavera e Verão

Nas estações de calor a história é outra. O cuidado com a exposição solar é a preocupação número um. Além disso, o clima quente aumenta a oleosidade da pele e pode provocar mais cravos e espinhas.

Veja algumas dicas para manter sua pele saudável durante a primavera e o verão:

  • Use maquiagens mais leves,  a pele já vai estar mais oleosa que o normal e o uso de bases pesadas pode piorar esse aspecto.
  • Procure limpar a pele com bastante cuidado diariamente.
  • Aplique o protetor solar de 3 em 3 horas quando estiver exposto ao sol.
  • Procure tomar banhos gelados ou pelo menos mornos, logo após aplique um bom creme hidratante. A hidratação vai manter as propriedades da pele e evitar o envelhecimento precoce da pele.
  • Essa é uma boa época para apostar na esfoliação, a dica é fazer uma vez por semana.
  • Evite a exposição solar nos horários mais intensos dos raios UV, entre as 10h e as 16h.
  • Beba bastante água diariamente para hidratar a pele.

Comentários

  1. KAMILA RIOS disse:

    Amei as dicas. Acho que estou fazendo “certinho”, só preciso abusar mais dos hidratantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *