A flacidez de pele é um dos sinais visíveis do envelhecimento. Ela pode aparecer tanto no rosto quanto no corpo.
Mas você sabe como a flacidez ocorre?
Leia até o final para entender por que a flacidez aparece na pele, os fatores envolvidos e como prevenir ou tratar.
O que é a flacidez de pele?
A flacidez é a perda de elasticidade e sustentação da pele. Ela é percebida visualmente pelo aspecto mais frouxo da pele. Isso ocorre, primeiramente, pela desorganização ou pelo desgaste das fibras de colágeno e elastina.
Outro fator que leva à flacidez é o enfraquecimento muscular por causa da falta de estímulos ou de exercícios físicos.
Vamos visualizar como essas mudanças ocorrem dentro da pele?
A imagem mostra de forma ilustrativa as mudanças que ocorrem no interior da pele e que causam a flacidez. Você pode perceber que na pele jovem as fibras de colágeno e elastina estão fortes e bem organizadas.
À medida que envelhecemos, essas fibras ficam enfraquecidas, e muitas vezes as novas fibras de colágeno que “nascem” não são de qualidade ou não estão organizadas da mesma forma que antes. Isso leva ao surgimento das rugas e ao afrouxamento da pele.
Quer dizer que posso produzir colágeno que não melhora a flacidez?
Exatamente! As células, quando envelhecidas, não desempenham as funções da mesma forma que quando eram jovens. Isso também acontece com as células que produzem o colágeno e a elastina. Elas produzem as fibras, porém de forma desorganizada, não mantendo a estrutura de sustentação da pele.
Essa falta de elasticidade acontece tanto no rosto quanto no corpo quando envelhecemos. Por outro lado, outros fatores podem desencadear a flacidez ainda na juventude.
Mas o que causa a flacidez?
Além da idade e do envelhecimento das células, quando tudo no nosso corpo desacelera e cansa, inclusive a renovação das fibras elásticas, outros fatores podem levar à flacidez ainda na juventude. Alguns desses fatores são a influência hormonal, a obesidade e a gravidez.
Na gravidez, por exemplo, a barriga aumenta rapidamente e, após o nascimento do bebê, a pele torna-se flácida. A volta ao corpo que se tinha antes é um processo natural, mas, no entanto, nem sempre isso acontece conforme o desejado. Por isso, é muito importante que nas regiões mais afetadas pela gestação – abdômen, pernas, glúteos e mamas – a pele esteja sempre muito bem hidratada e de preferência com Cremes Firmantes.
O sedentarismo ou a dificuldade em criar uma rotina de exercícios físicos também podem levar à flacidez. Isso porque os músculos que ficam abaixo da pele ficam flácidos pela falta de estímulo, prejudicando a sustentação da pele.
Outra causa da flacidez é a obesidade, principalmente se estiver associada à má alimentação. Esse aumento de gordura em todo o corpo acaba gerando a flacidez da pele e dos músculos, pois o excesso de peso interfere na sustentação da pele.
Muitas pessoas com excesso de peso optam pela redução de estômago. Porém, após o procedimento, a flacidez aparece de forma assustadora. Isso porque houve uma redução drástica da camada de gordura, e a pele não possui elasticidade suficiente para reduzir de tamanho na mesma proporção. Por isso, é importante prepará-la, fortalecer o músculo e usar ativos hidratantes e firmantes, pré e pós-procedimento.
Como prevenir e tratar?
Mas não se preocupe! Atualmente a estética possui bons tratamentos para prevenir, tratar e reverter esse processo com o uso de produtos e procedimentos rejuvenescedores.
O importante é saber que, para reverter a flacidez, é necessário fortalecer as fibras de colágeno e de elastina, que auxiliam na sustentação e melhoram a elasticidade, promovendo mais tônus à pele.
Isso é possível com o uso de produtos que estimulam a produção de colágeno e de elastina e que promovem um efeito lifting da pele. Então, o grande segredo é ter bons hábitos alimentares, fazer exercícios físicos, beber água e usar cosméticos apropriados para cada região da pele.
Um bom parceiro para reduzir a flacidez da pele é o Lipofeme Creme Firmante. O produto é um poderoso firmador que obteve excelentes resultados nos testes clínicos, comprovando 93% de pele mais firme em apenas 4 semanas de uso.
Outros resultados do teste de eficácia percebida mostraram que:
– 80% melhoraram a aparência geral da pele;
– 73% melhoraram a firmeza da pele; e
– 87% obtiveram uma pele mais lisa e hidratada.
O Creme Firmante possui o DMAE nanoencapsulado na sua composição, um poderoso ingrediente contra a flacidez. Nossa técnica Elizete Garcia fez um vídeo explicando tudo sobre esse produto. Assista aqui.
Ah, e a indicação desse creme é para as mulheres que tiveram flacidez decorrente da gestação, assim como para homens e mulheres que passaram por processo de emagrecimento ou para qualquer pessoa que esteja envelhecendo e queira prevenir ou reverter esse problema.
Experimente e cuide de você! 😀