Em 2020, ano tão incomum, a frase “cuidar mais de si e dos outros” foi uma das grandes lições aprendidas.
Voltando um ano atrás, quem imaginaria que o mundo inteiro fosse passar por períodos de quarentena, isolamento, trabalho remoto, quedas gigantes na economia e escassez de produtos?
Muitas coisas desagradáveis aconteceram neste ano, e os maiores desafios foram o isolamento e o distanciamento das pessoas que amamos e a quem queremos bem. Tivemos ainda que aprender a sair de casa em segurança para preservar a saúde de todos.
Por outro lado, aprendemos a olhar mais para nós mesmos, a cuidar da nossa saúde e das pessoas à nossa volta. Aprendemos principalmente que o maior gesto de amor que se pode ter é cuidar mais de si, para depois poder cuidar dos outros.
Autocuidado
Uma das palavras em alta no ano de 2020 foi “autocuidado”. E não só em relação à pandemia ou ao modo como evitar a contaminação pelo coronavírus.
Mas principalmente autocuidado pela procura do relaxamento e do bem-estar para passar o tempo do isolamento da melhor forma possível.
Neste ano, voltamos a fazer coisas manuais, aprendemos a estudar a distância, a ver shows no sofá da sala, a passar mais tempo com os filhos e familiares próximos.
Igualmente, aprendemos a olhar mais para nós mesmos, criar rotinas de autocuidado, fazer exercícios em casa e cuidar do corpo e da mente.
Mas se você não conseguiu se cuidar como gostaria, nós separamos algumas formas de autocuidado para que você comece hoje mesmo a praticar.
8 formas de praticar o autocuidado
Autocuidado significa olhar para si e buscar maneiras de melhorar a saúde física e mental.
Por isso, separamos algumas dicas que você pode seguir no seu dia a dia para estar bem consigo.
1 – Alimente-se bem
Essa talvez seja a dica mais importante, pois uma alimentação balanceada deixa o nosso corpo mais forte, mais resistente e mais preparado para enfrentar os probleminhas que surgem no dia a dia.
2 – Faça uma atividade física regularmente
O exercício físico não só mantém o corpo em forma, mas ajuda a equilibrar as emoções, diminuindo a ansiedade.
3 – Reserve um momento só para você
Crie o hábito de reservar um tempinho do seu dia para cuidar de você. Pode ser um banho bem relaxante, tirar uns minutos para cuidar da pele, passar um creme, fazer uma automassagem, enfim fazer o que realmente proporciona prazer a você.
4 – Faça uma lista dos seus objetivos
Listar o que você deseja ter ou fazer ajuda a criar foco e estar mais conectado com o que realmente importa para você. De vez em quando, reveja essa lista e crie metas para atingir seus objetivos.
5 – Encontre um hobby
Fazer algo que realmente proporcione prazer é muito importante para aliviar o estresse do dia a dia. Alivia a tensão e resulta numa ótima sensação de bem-estar.
6 – Fale com alguém
Quando você perceber que algo está incomodando, não guarde isso. Converse com alguém, pois muitas vezes o problema é bem menor do que criamos na nossa cabeça.
7 – Ajude alguém
Auxiliar alguém que está passando por alguma dificuldade beneficia não só a outra pessoa como também você. Esse gesto gera um sentimento muito bom que alivia o estresse e traz uma sensação gostosa de bem-estar.
8 – Tome água
Água purifica! Ela ajuda a eliminar do nosso corpo resíduos que fazem mal à saúde, e também melhora a circulação e a aparência da pele.
O ano de 2020 está no fim, e ele nos deixou várias lições e motivos para repensar nossos hábitos e crenças. Conte para a gente nos comentários como foi 2020 para você e qual lição este ano deixou?