Ícone do site Blog – Extratos da Terra – Dermocosméticos e Educação em Beleza

Conheça a história da Extratos da Terra

Você conhece a história da Extratos da Terra?

É uma história linda, cheia de altos e baixos como qualquer uma outra, mas com vários elementos especiais.

Primeiro, temos que apresentar o criador de tudo isso, Joel. 

Joel nasceu em Florianópolis, SC, o primeiro de 8 irmãos. De uma família humilde e trabalhadora, Joel sempre trabalhou para ajudar a sustentar a família. Acordava cedo para ir trabalhar na roça, vendeu picolé, …., fez de tudo um pouco e sempre teve um visão empreendedora muito forte.

Em 1989, Joel ficou desempregado. Naquele ano, ele conheceu um químico, de São Paulo, que iria ficar uns meses em Florianópolis, e esse químico, sabendo que ele estava sem trabalhar, lhe ofereceu um trabalho. Porém, ele não poderia pagar, mas poderia lhe ensinar um pouco de sua profissão.

E assim foi. Foram poucos meses, mas o suficiente para aprender uma coisa ou outra. O químico voltou para sua cidade natal, e além de deixar seus ensinamentos, deixo matéria-prima suficiente para que Joel começasse um novo negócio.

Na cozinha de sua mãe, começou a produzir shampoos e condicionadores para salões de beleza, e foi vendendo nos salões da cidade de Palhoça, onde ele então morava. Porém, logo ele percebeu uma oportunidade.

Muitos salões tinham em sua equipe uma esteticista, e necessitavam de produtos com baixo preço, porém com qualidade. Então, através de algumas pesquisas, começou a desenvolver alguns produtos que entregava às profissionais para lhe dar feedback, e assim, passou a co-criar os produtos com os futuros usuários.

Dessa maneira, a empresa se transformou oficialmente em uma marca de cosméticos de tratamento para profissionais de estética que usam esses produtos em seus tratamentos e massagens. Em 1990, a empresa foi oficialmente registrada. Logo teve um químico próprio como responsável técnico e mais colaboradores (os irmãos de Joel).

A empresa cresceu, mudou-se para um espaço próprio e abriu seus primeiros distribuidores, e, em pouco tempo, estava presente nos principais estados brasileiros. Foi tudo muito rápido, o mercado realmente precisava de produtos, e os produtos da Extratos da Terra tinham uma qualidade muito grande.

Em um certo momento da história, a Extratos da Terra se tornou a marca de dermocosméticos corporais mais utilizada pelos profissionais de estética. Grande parte desse êxito se deu por que a maioria das empresas concorrentes tinham como foco os produtos faciais.

Hoje, tantos anos depois, esta característica inicial da empresa, garantiu que se convertesse em uma marca de cosméticos de tratamento que pesquisa, desenvolve e fabrica os seus próprios produtos, tendo total controle sobre o processo: desde a ideia inicial até a entrega do produto ao mercado.

Essencialmente, a Extratos da Terra é uma empresa familiar, construída por pessoas próximas, que possuem fortes características de relacionamento e valores compartilhados. Uma empresa preocupada em acolher e manter um espírito de proximidade e respeito por tudo e por todos.

Também, tem uma grande preocupação com a parte social e ecológica. No âmbito social, busca sempre valorizar as pessoas locais, a região próxima a indústria e a trabalhar com universidades próximas. 

Com relação ao ecológico – tema que sempre esteve presente na vida de Joel e da empresa, mesmo antes de todas as leis ambientais – a empresa faz o necessário para reduzir o seu impacto no meio ambiente: 

Joel comentou com a gente como é estar comemorando 30 anos de história com a Extratos da Terra:

“Acreditamos que ainda estamos somente no começo, porque ainda há muito por fazer.

Como fundador da marca, comemorar 30 anos é motivo de muito orgulho. Me sinto abençoado por Deus por ter me permitido enfrentar todos os desafios e nunca ter desistido.

Olho para trás e consigo ver ainda os primeiros passos trilhados e todos os outros que vieram depois até os dias de hoje, como se fosse um filme em alta resolução.

Para muitos, 30 anos é muito trabalho, e é. Mas também tem muita diversão, porque é bom demais fazer o que se ama, e ainda por cima encher de orgulho as pessoas que estão próximos, que nos amam e compreendem todo empenho e sabem que cada tijolo foi bem cimentado.

Agora é olhar para frente e continuar, o mais difícil já foi feito, o “começar”.”

Comemoramos 30 anos, e isso é motivo de grande felicidade. Por mais que não podemos estar fisicamente próximos de todos que fizeram e fazem parte dessa história, nos sentimos próximos, e gostaríamos de deixar aqui o nosso muito obrigado.

Confira a mudança do logo da Extratos da Terra ao longo dos anos:

O primeiro logo, levava o nome da própria razão social.
Em 1996 foi definido o nome e criado o primeiro logotipo.
Em 2016 foi a hora de dizer adeus à flor de lis, e criar um novo logo que representasse o novo momento da marca, com investimentos em tecnologia.
Por fim, em 2018, foi definida a cor da marca como berinjela, uma cor que representa acolhimento, resultado e respeito, os pilares da Extratos da Terra.
Sair da versão mobile