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Produtos anti-idade: a inovação no processo de criação da linha anti-idade da Extratos da Terra

linha anti-idade

Os novos produtos anti-idade da Extratos da Terra estão quase prontos para chegar às suas casas. Mas enquanto finalizamos os últimos detalhes, viemos aqui contar para vocês como foi o desenvolvimento dos dermocosméticos anti-idade.

Primeiramente, esses produtos passaram por um processo de criação diferente, conhecido como cocriação. Nessa forma de desenvolvimento, pessoas de fora da Extratos da Terra foram convidadas para participar do processo de criação dos novos produtos anti-idade de uso em casa e de uso profissional.

Em outras palavras, clientes, profissionais de estética e revendedores participaram de pesquisas com a gente. Eles testaram os produtos desenvolvidos e nos deram seus feedbacks para que pudéssemos entender melhor os aspectos que ainda não estavam de acordo com as necessidades de uso de cada público. Dessa forma, garantimos que os novos produtos anti-idade são os primeiros produtos criados e validados por clientes, profissionais e revendedores de todo o Brasil antes mesmo de estarem disponíveis para venda. 

Todo esse processo durou mais tempo, comparado ao desenvolvimento de produtos que acontece somente com a colaboração dos funcionários da empresa, ou seja, foram aproximadamente um ano e oito meses de desenvolvimento até o lançamento. Apesar desse tempo maior, entendemos que precisávamos dar voz às pessoas que realmente estão interessadas nesses produtos. 

Percebemos desde o início que não seria um processo simples, já que o envelhecimento da pele está ligado a vários fatores fisiológicos e ambientais.

Por isso, surgiu a ideia de nos aproximarmos mais dos consumidores para conseguir encontrar uma estratégia de tratamento que atendesse o maior número de pessoas possível com a premissa de que teriam que ser produtos de fácil adaptação à rotina tanto do cliente que vai usar em casa quanto do profissional que utiliza os produtos no seu ambiente de atendimentos. 

Então, quer saber os detalhes de cada etapa do processo de desenvolvimento desses produtos anti-idade?

Antes de mais nada, confira o infográfico que mostra de forma resumida cada etapa e abaixo explicamos em detalhes como tudo aconteceu. 

1a Etapa – Crie um produto anti-idade com a gente! 

A primeira fase do projeto tinha o objetivo de entender o que o consumidor espera de um produto anti-idade, quais as suas necessidades e quais os recursos que ele não conseguia encontrar no mercado. 

Primeiramente, fizemos uma pesquisa on-line por meio de um formulário convidando as pessoas para responder e contar um pouquinho sobre elas e suas expectativas. No final da pesquisa, como forma de agradecimento, todos que responderam ganharam um cupom de desconto para usar no nosso site.

Em seguida, cinco clientes que usavam produtos só em casa e cinco profissionais foram selecionados para a segunda fase da pesquisa, uma entrevista via Zoom. Nessa conversa, entramos mais a fundo nas necessidades de cada público.

As pessoas que fizeram parte da segunda fase da pesquisa também ganharam uma hora de consultoria grátis com a nossa Técnica Elizete Garcia para tirar dúvidas sobre qualquer assunto relacionado à pele.

Essa foi a forma que achamos de retribuir o tempo que cada um dedicou para conversar com a gente. 

E essa conversa foi muito interessante, pois nos mostrou um horizonte e um caminho por onde a nossa linha deveria seguir. Logo depois, conseguimos desenhar como seriam os produtos e colocar a mão na massa, ou melhor, nos futuros cremes!

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Definindo a nova linha

Posteriormente, com a linha desenhada já com os produtos e suas funções, validamos a ideia com alguns de nossos parceiros que revendem os produtos da marca. Igualmente foi muito produtivo, e vimos que havia pontos que teriam que ser alterados e alguns produtos que imaginamos tiveram que ser revistos.

Todas as conversas foram inspiradoras! 

Conseguimos identificar necessidades em comum e também necessidades específicas em cada perfil de consumidor e profissional da estética.

2a Etapa – Identificar e mapear as alterações que acontecem na pele no envelhecimento

Nos dois meses seguintes, aprofundamos os nossos conhecimentos no envelhecimento da pele, a fim de saber como ocorre e por quê. Nesse meio tempo, identificamos 29 alterações na pele desencadeadas pelo envelhecimento natural ou cronológico e pelo envelhecimento induzido através do meio onde vivemos.

Identificando as alterações da pele com o envelhecimento

Esse estudo foi bem importante, pois conseguimos selecionar oito alvos principais que são possíveis de tratar com dermocosméticos. Essas alvos são os causadores das alterações na pele mencionadas anteriormente e onde os nossos produtos vão agir ❣

Logo depois, reunimos toda a equipe de desenvolvimento da Extratos da Terra, que inclui os responsáveis pelo desenvolvimento de novos produtos, o departamento técnico, a equipe de marketing e a diretoria da empresa. Nesse encontro, definiu-se de forma mais detalhada as funções e benefícios de cada produto anti-idade que estamos prestes a lançar. 

Já podemos adiantar que será um grande lançamento com muita flexibilidade para se adaptar às necessidades de cada um.

3a Etapa – Pesquisa e definição dos ingredientes ativos

Com os produtos definidos, a nossa engenheira química estudou e selecionou os melhores ingredientes ativos para cada produto. Nesse processo, a Julia estudou muito, analisando ativo por ativo, sua ação na pele e como eles se comportam em sinergia com outros ingredientes usados em conjunto. 

Nesse meio tempo, a Julia fez testes com concentrações e associações de ativos para ver qual combinava com qual e, o mais importante, identificar se algum ativo não poderia anular a ação do outro. 

Nossa Engenheira Química Julia fazendo testes com ativos

Feito isso, ela e a sua equipe começaram a testar as fórmulas previstas para cada produto. É como se você estivesse inventando uma receita de bolo nova, coloca um pouco de ingrediente, mistura o outro e avalia o resultado. 

Bom, esse processo foi um pouco mais longo, pois requer muitos testes para garantir a segurança dos produtos que são aplicados na pele na próxima etapa do processo de desenvolvimento. 

Ah, e temos que contar, nem sempre dá certo na primeira tentativa. A Julia refez várias vezes a combinação de ativos e porcentagens de alguns dos produtos para chegar ao resultado esperado. 

E ela se superou, os produtos anti-idade ficaram inacreditáveis! 

4a Etapa – Testes sensoriais dos produtos anti-idade

Com as formulações prontas, iniciaram-se os testes sensoriais, que são aqueles por meio dos quais se avalia como os produtos se comportam na pele no momento da aplicação. 

Primeiramente, esses testes são realizados pela equipe diretamente envolvida no desenvolvimento dos produtos. Isso porque, muitas vezes depois desse primeiro contato do produto com a pele, é preciso fazer alguns ajustes para melhorar a aplicabilidade e o sensorial.

Teste sensorial dos produtos

Depois desses ajustes, as fórmulas são testadas por voluntários que trabalham dentro da fábrica da Extratos da Terra. Eles avaliam como os produtos se comportam na pele. Por exemplo, se o produto fica com toque seco, se absorve fácil, se é fácil de aplicar e se deixa a pele oleosa ou não. E é bem legal esse processo, porque os produtos são testados por pessoas de idades e de peles diferentes. Por outro lado, os colaboradores de todos os setores da indústria participam da criação dos produtos desenvolvidos na empresa. 

Passado o teste sensorial, a Julia avalia se algum produto necessita ajuste ou não. E só depois disso, o produto segue para o teste de eficácia.

5a Etapa – Testes de eficácia percebida dos produtos anti-idade

Os testes de eficácia percebida são aqueles em que voluntários recebem os produtos e usam conforme a recomendação indicada por um determinado tempo. Depois disso, eles dão seus feedbacks, normalmente preenchendo formulários e avaliando se o produto, por exemplo, reduz as rugas. Vários requisitos são avaliados nesses testes e são muito importantes para saber se o propósito de cada produto foi alcançado.

Os testes de eficácia internos para os produtos anti-idade deste projeto foram feitos de forma diferente. Novamente usamos o método de cocriação, em que pessoas de fora da empresa testaram os produtos e deram as suas opiniões.

As pessoas que participaram das entrevistas pelo Zoom foram as primeiras convidadas para usar os produtos. Logo depois, selecionamos mais algumas pessoas que haviam participado da pesquisa on-line inicial. Selecionamos voluntários de várias regiões do Brasil, com diferentes tipos de peles, idades distintas e que já tinham preenchido na pesquisa que tinham alterações na pele referentes ao envelhecimento, como por exemplo rugas, linhas de expressão, manchas de idade e flacidez.

Ficamos bem felizes, porque a grande maioria aceitou ser voluntária e fazer os testes. 

Essas pessoas testaram os produtos por 30 dias e depois responderam a um questionário avaliando vários aspectos desses produtos e dando os seus feedbacks para reportar se o produto era eficaz ou não. Queremos aqui aproveitar e agradecer novamente a todos que aceitaram o convite e nos passaram as suas sinceras avaliações. 

Resultados dos testes de eficácia

Estamos tão ansiosos para compartilhar como foram os resultados desses testes que vamos colocar aqui uma prévia, mostrando alguns dos comentários recebidos de um dos produtos testados pelos voluntários:

“Toque aveludado, usei de manhã e à noite. De manhã, sempre passo antes da maquiagem, e a experiência foi sensacional. A região ficou bem hidratada e percebi um sutil resultado na primeira semana de uso.” (Lilian)

“Achei que o creme absorve rápido, fica bem sequinho. Minhas rugas diminuíram bastante, as linhas fininhas sumiram. Nas olheiras, não vi muita diferença.” (Patricia)

“Gostei bastante da hidratação, pois tenho nessa área a pele mais fina e com maior tendência a ressecar. Gostei que ajudou a desinchar a área e suavizar bolsas e olheiras. Deixou a área com mais viço. Na redução de linhas, percebi uma leve melhora, já quanto à firmeza da área, não melhorou nem piorou. Gostei bastante do produto!” (Flavia)

“Percebi o preenchimento das rugas finas, um efeito lifting e a diminuição das olheiras por melhora da circulação.” (Michelly)

Como vocês podem perceber, nem tudo são flores no desenvolvimento de um novo produto. Recebemos muitos comentários positivos, contudo houve também comentários que nos mostraram que alguns aspectos ainda precisavam de melhorias.

Fizemos um compilado de todos os comentários recebidos e avaliamos em que tipo de pele alguns requisitos dos produtos não funcionaram. Logo em seguida, a Julia e a sua equipe voltaram a trabalhar nesses aspectos para melhorá-los. 

Teste de eficácia percebida realizado por laboratório credenciado pela Anvisa

Nessa última etapa de testes, os produtos já tinha os ajustes das fórmulas feitas com base nos feedbacks de nossos cocriadores. Alguns produtos foram então enviados para os testes de eficácia realizados por laboratórios credenciados pela Anvisa

Nesse teste a Extratos da Terra não tem contato com os voluntários. A empresa que faz os testes é responsável pela seleção dos voluntários e pela geração do relatório da eficácia dos produtos. São esses resultados que você vai encontrar nas embalagens dos produtos quando eles forem lançados e que são os aceitos pela Anvisa para registro do produto.

E um spoiler: os resultados foram maravilhosos, os novos produtos anti-idade são um arraso!

6a Etapa – Escolha das embalagens

A sexta etapa do processo aconteceu no mesmo tempo em que nossos voluntários estavam testando os produtos. Dessa forma, durante aqueles 30 dias que os produtos eram usados pelos nossos co-criadores, a equipe de desenvolvimento trabalhava para definir as embalagens. 

Vários atributos foram avaliados, como a praticidade de uso e embalagens que possam ser usadas em casa ou levadas para viagens. Também não abrimos mão das embalagens airless, em que a fórmula não tem contato com o ambiente externo,  garantindo a qualidade e a segurança dos produtos. Essas embalagens também têm o máximo de aproveitamento dos produtos. 

Nos produtos de uso profissional, também haverá mudanças nas embalagens para trazer praticidade e economia.

As embalagens estão lindas e serão muito diferentes do que os consumidores dos produtos da Extratos da Terra estão acostumados. Vocês vão amar!

7a Etapa – Registro dos produtos na Anvisa

Embalagem definida, fórmulas testadas e aprovadas, as embalagens começam a ganhar forma com a seleção das informações mais importantes para o consumidor fazer uma boa escolha na hora da compra.

Com essas etapas cumpridas, a Julia fez o registro dos produtos na Anvisa, já que todos os nossos produtos possuem registro e validação pela Anvisa, que é o órgão que fiscaliza a área de dermocosméticos no Brasil.

8a Etapa – Produção e lançamento dos produtos anti-idade

Com tudo pronto, as fórmulas ganham vida na produção. Nossos colaboradores produziram todos os produtos com muito carinho e atenção para que você receba na sua casa os novos produtos anti-idade para realçar a beleza que faz bem e que está presente em cada um de nós.

O marketing já está preparando tudo para passar todas as informações sobre cada um dos produtos, com transparência e responsabilidade. Um de nossos pilares é o respeito, que se traduz na forma como comunicamos os nossos produtos, prometendo apenas o que realmente os produtos têm potencial para fazer. Por isso, todo esse caminho de testes e de ajustes acontece até que um produto possa ser lançado. 

Em breve, você vai ver o lançamento dos novos produtos anti-idade. Acompanhe as nossas redes sociais (Instagram e Facebook) para ficar sabendo em primeira mão quando eles vão estar disponíveis para compra.

Estamos ansiosos para ver eles chegarem em sua casa!

Agora, conta para a gente, o que você achou do processo de criação de um dermocosmético com a cocriação de diversas pessoas?

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